FECHAR

PROJETO DE ENSINO - OFICINA DO LIVRO: ESTRUTURA E ELEMENTOS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - OFICINA DO LIVRO: ESTRUTURA E ELEMENTOS - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - OFICINA DO LIVRO: ESTRUTURA E ELEMENTOS - 53_2025

Questão 1
“Para entendermos um pouco sobre o que é editoração, precisamos viajar no tempo até a Alemanha, em meados do século XV. A invenção da imprensa foi um dos marcos da transição entre a Era Medieval e o Renascimento. Segundo Victor Hugo, “a invenção da imprensa é o maior acontecimento da história. É a revolução mãe”. Com ela, o conhecimento não só pôde ser mais bem armazenado, como mais bem difundido.”
Fonte: PASSOS, J. E. Editoração eletrônica. Rio de Janeiro: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018, p. 17.


Sobre quem é creditado como o inventor da primeira prensa móvel por volta do ano de 1450, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Joseph Jacobs.

Alternativa 2:

William Caxton.

Alternativa 3:

Leonardo da Vinci.

Alternativa 4:

Johannes Vermeer.

Alternativa 5:

Johannes Gutenberg.

Questão 2
No Brasil, a norma que rege a editoração de periódicos científicos é a NBR 6021/2003, da ABNT. Essa regulamentação contribui para a organização, preservação e recuperação das informações.
Hoje em dia, a recuperação da informação ou recuperação do conhecimento como também é chamado, é um campo que abrange diversos domínios, desde a Ciência da Informação até a Ciência da Computação, que por sua vez, possuem ferramentas de organização e recuperação da informação e conhecimento.
Fonte: PONTES JUNIOR, J. de; CARVALHO, R. A. de; AZEVEDO, A. W.. Da recuperação da informação à recuperação do conhecimento: reflexões e propostas. Perspectivas em Ciência da Informação, 18 (4), 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362013000400002. Acesso em: 14 maio 2024.


Sobre as ferramentas mencionadas para organização e recuperação da informação e conhecimento, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Cartas e atas de reuniões.

Alternativa 2:

Redes sociais e blogs científicos.

Alternativa 3:

Computadores e impressoras 3D.

Alternativa 4:

Listas de discussão e fóruns online.

Alternativa 5:

Classificação, tesauros, taxonomia e ontologias.

Questão 3
As folhas de guardas encontram-se mais presentes nos livros com capas duras. As folhas devem ser dobradas ao meio, e sua posição é definida no início no final da publicação. A página deve estar m branco, sem apresentar nenhum tipo de informação. Para materiais rígidos/encadernados, trata-se de um elemento obrigatório, porém, para os materiais mais flexíveis é opcional possuir a folha de guarda.
Fonte: RUFINO, F. M., et. al. Guia para a publicação de livros. Brasília: Ibict, 2021.


Quanto à função das folhas de guarda para os livros de capa dura, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Proteger o miolo do livro.

Alternativa 2:

Decorar as capas do livro.

Alternativa 3:

Conectar o miolo às capas duras.

Alternativa 4:

Juntar a primeira com a segunda capa.

Alternativa 5:

Sustentar a primeira, segunda, terceira e quarta capa.

Questão 4
“O surgimento da escrita, indubitavelmente, foi um dos marcos da história civilizatória humana. A invenção da escrita possibilitou que a humanidade pudesse não só armazenar e recuperar as informações e o conhecimento até então adquiridos, como também dispor de mais tempo para o raciocínio e para a associação de ideias. A invenção da escrita marca o início da história da editoração. A escrita silábica considerada como a mais antiga é a cuneiforme, atribuída aos sumérios, povo oriundo da Mesopotâmia, região do Crescente Fértil, por volta de 3200 a.C. Os primeiros sinais cuneiformes desenvolvidos lembravam os referidos objetos.”
Fonte: PASSOS, J. E. Editoração eletrônica. Rio de Janeiro: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018, p. 34.


No que se refere como a escrita influenciou a história da editoração, conforme o texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Limitando a circulação do conhecimento.

Alternativa 2:

Reduzindo o tempo dedicado à memorização.

Alternativa 3:

Permitindo a transmissão oral de informações.

Alternativa 4:

Sintetizando o conhecimento apenas aos mosteiros.

Alternativa 5:

Expandindo as possibilidades de editoração de informações.

Questão 5
O Elemento capa é obrigatório e constituído pela primeira, segunda, terceira e quarta capas. A primeira capa é a parte dianteira do livro, e a quarta capa é a última, também chamada de contracapa. A segunda e terceira capas são os versos da capa e contracapa, respectivamente, geralmente em branco, diferentemente da capa (primeira capa) e contracapa (quarta capa), que são ilustradas e apresentam informações do livro. A estrutura da capa ainda está desenhada para os livros impressos, na medida em que a segunda e terceira capas existem para serem versos, sem apresentar informações. Entretanto, são elementos estruturais utilizados para melhor apresentação do livro.
Fonte: RUFINO, F. M., et. alGuia para a publicação de livros. Brasília: Ibict, 2021, p. 16-17.


Quanto ao que deve conter na primeira capa de um livro, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Um parágrafo de efeito.

Alternativa 2:

Um resumo do conteúdo.

Alternativa 3:

Agradecimentos aos leitores.

Alternativa 4:

Título do livro, autor e editora.

Alternativa 5:

Ilustrações relacionadas ao tema do livro.

Questão 6
“Em 476 d.C., com a queda do Império Romano e com o início da Idade Média, surge um novo sistema econômico, político e social intitulado Feudalismo. Durante esse período de transição, ocorreram mudanças radicais na sociedade ocidental: o povo romano, que antes vivia em grandes centros urbanos, como Roma, agora refugiava-se dos invasores bárbaros em longínquos castelos, que se espalhavam pela Europa; a utilização de escravos como mão de obra dava lugar ao trabalho dos servos; o comércio nas cidades quase deixou de existir, tendo sido substituído pela vida independente e autossuficiente dos feudos; o poder não era mais centralizado nos governantes romanos, mas estava espalhado nas mãos dos senhores feudais; o conhecimento praticamente ficou concentrado nos monastérios, de modo que, quem quisesse estudar, teria de procurá-los. O acesso aos manuscritos ficou bastante restrito. Embora houvesse monges copistas, a prática da editoração de textos e imagens, muitas vezes, era vista como extravagante e dispendiosa. Devido a essa cultura, a editoração avançou a passos lentos durante a Idade Média.”
Fonte: PASSOS, J. E. Editoração eletrônica. Rio de Janeiros: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018, p. 47.


Na idade média, os mosteiros detinham o monopólio da produção editorial. Conforme o estudado, no que a criação da imprensa possibilitou, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Houve a diminuição da divulgação de escritos.

Alternativa 2:

O aumento da produção condicionou a alfabetização das pessoas.

Alternativa 3:

Os livros que possuíam iluminuras eram de fácil acesso e baixo custo.

Alternativa 4:

O criador da prensa móvel, Johannes Gutenberg, descobriu seu feito por acaso.

Alternativa 5:

O aumento da produção da editoração impossibilitou o acesso das pessoas à leitura.

Questão 7
“Estudar editoração gráfica é importante porque ela tem por finalidade facilitar o acesso à informação. Pessoas de diferentes situações econômicas, sociais e educacionais podem usufruir do mesmo produto graças às técnicas utilizadas no processo de editoração. Ela valoriza o texto ao apresentá-lo de maneira adequada a seu consumidor, não só por hierarquizar a informação, como também por deixá-lo com uma boa aparência. É papel do bibliotecário contribuir para que as pessoas encontrem a informação que procuram. Em um momento histórico de grande desenvolvimento tecnológico, no qual a difusão da informação ocorre, principalmente, por meio de recursos digitais, profissionais que atuem na organização do conteúdo disponível eletronicamente são necessários. Nesse sentido, a disciplina “Editoração Eletrônica” contribui para a formação do bibliotecário, fornecendo-lhe ferramentas para trabalhar documentos digitais e, assim, tornar a informação mais clara e acessível para o leitor.”
Fonte: PASSOS, J. E. Editoração eletrônica. Rio de Janeiros: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018, p. 16.


No que se refere à relação entre a profissão de bibliotecário e a editoração gráfica, segundo o texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O bibliotecário é um crítico da editoração gráfica.

Alternativa 2:

O bibliotecário é responsável por criar obras gráficas.

Alternativa 3:

É função do bibliotecário a redução a taxa de analfabetos.

Alternativa 4:

A editoração gráfica é uma área de atuação do bibliotecário.

Alternativa 5:

A editoração gráfica não tem relação com a profissão de bibliotecário.

Questão 8
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) traz diversas orientações a fim de melhorar as publicações para serem elaboradas e organizadas. Uma publicação ou um livro é composto com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, onde cada elemento pode possuir um caráter obrigatório ou opcional, ou seja, o escritor e a editora vão primeiramente vão verificar as características da publicação e decidiram juntos para selecionar quais elementos opcionais irão compor aquela obra.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Conforme o estudado, alguns elementos presentes no livro são obrigatórios ou opcionais. Quanto ao elementos que são opcionais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Orelha, texto e sumário.

Alternativa 2:

Errata, folha de rosto e primeira capa.

Alternativa 3:

Referências, anexos e segunda capa.

Alternativa 4:

Lista de ilustrações, epígrafe e agradecimentos.

Alternativa 5:

Lista de abreviaturas e siglas, dedicatória e quarta capa.

Questão 9
A comunicação científica era feita por meio de cartas trocadas entre os cientistas, direcionada a amigos e pequenos grupos de interessados, e atas feitas em reuniões. Também, não constituíam de início um método ideal para a comunicação científica, já que eram avaliadas por poucas pessoas próximas que raramente refutavam as teorias ou os experimentos. Já as atas de reuniões, eram transcrições resumidas de relados e conversas efetuadas durante encontro de cientistas. Nesses encontros, os grupos se reuniam para realizar experimentos de diversas áreas da pesquisa científica, avaliavam os resultados e discutiam sobre os temas filosóficos e científicos.
Atualmente, as revistas científicas exploram recursos eletrônicos, como o hipertexto e a hipermídia. Por volta da década de 1960, os computadores começaram a ser utilizados para a editoração das revistas impressas em papel. Mesmo que pareça um pequeno avanço, considerando as aplicações tecnológicas atuais, essa alteração no processo de produção deve ser considerada, pois permitiu a impressão sob demanda e até mesmo a produção de publicações customizadas sob medida, conforme necessidades individuais.
Fonte: PASSOS, J. E. Editoração eletrônica. Rio de Janeiro: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018.


No que se refere a primeira fase evolutiva das publicações científicas mencionada no texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Impressão sob demanda.

Alternativa 2:

Editoração em computadores.

Alternativa 3:

Textos em formatos eletrônicos.

Alternativa 4:

Comunicação por meio de cartas.

Alternativa 5:

Transcrições resumidas de reuniões.

Questão 10
A editoração está diretamente relacionada ao acontecimento da evolução na produção, além disso, está associada ao verbo “publicar”, o qual se refere a um processo de replicação ou cópia a partir do texto original. Por isso, estudar editoração gráfica é importante, porque ela tem por finalidade facilitar o acesso à informação, valorizar o texto e apresentá-lo de maneira adequada a seu consumidor.
Fonte: ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.


A Associação Brasileira de Normas Técnicas, orienta a editoração eletrônica em nosso país. Quanto à orientação da ABNT relacionada à estrutura do livro, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Utilizar papel reciclado.

Alternativa 2:

Incluir um sumário detalhado.

Alternativa 3:

Incluir uma errata obrigatória.

Alternativa 4:

Escolher uma tipografia específica para o texto.

Alternativa 5:

Seguir orientações para tornar o livro melhor elaborado e padronizado.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu