FECHAR

PROJETO DE ENSINO - LUZ AZUL COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA ESTÉTICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - LUZ AZUL COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA ESTÉTICA - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - LUZ AZUL COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA ESTÉTICA - 53_2025

Questão 1
Na tricologia, um tipo de tratamento usado para alopecia, e que vem sido muito utilizado é a fototerapia na forma de laser ou diodos emissores de luz (LED).  Por meio de cromóforos ocorre a absorção das luzer emitidas por estes equipamentos, que dependendo do comprimento de onda usado levará a alterações a nível celular e assim reações fotoquímicas que pelo estímulo ou não de processos gerará aos efeitos terapêuticos.
Adaptado de: FERREIRA, C. R.; MOREIRA, J. A. R.; ALVES, N.; SILVA,  A. C. C. da. Aplicação do laser e LED na alopecia androgenética feminina (AAG): estudo de caso. Revista Científica da FHO|UNIARARAS.,  v. 5, n. 2, p. 46-53, 2017.
A respeito do exposto, avalie as afirmações, a seguir, como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. O LED e o Laser apresentam espectro eletromagnéticos similares.
II. Na alopecia androgenética, a cobertura capilar encontra-se reduzida devido ao processo de miniaturização.
III. Na alopecia androgenética ocorre uma alteração das fases do crescimento do folicular, de forma que a fase anágena se torna mais curta e a fase catágena se torna mais longa.
IV. A alopecia é uma doença que é classificada em cicatricial, em que há a preservação do bulbo capilar, ou não cicatricial quando há dano no bulbo, o que leva a interrupção do crescimento do folículo piloso.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, V.

Alternativa 2:

V, F, F, V.

Alternativa 3:

V, V, F, F.

Alternativa 4:

F, V, F, V.

Alternativa 5:

F, F, V, V.

Questão 2
A acne vulgar pode apresentar diversos graus e assim ser tratada com medicamentos orais ou tópicos, bem como tratamentos com laser ou LED. Estes equipamentos são alternativas a terapia tradicional destes medicamentos, auxiliando na redução das lesões acnéicas além de favorecer o rejuvenescimento cutâneo.
Adaptado de: HENTGES, R. C.; DALCIN B. M.; POHL C. E.; SIEBERT G.; FERRETTI R. Uso do laser e do led no tratamento da acne vulgar: uma revisão da literatura. Congresso Internacional em Saúde., n. 8, p.1-9, 2021.


A respeito do assunto tratado, avalie as afirmações, a seguir, como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:          

I. Dentre as aplicações clínicas, LED e laser são utilizados, por exemplo, no tratamento de acne e manchas na pele.
II. O uso de LED pode auxiliar no processo de cicatrização de lesões cutâneas e na redução de processos inflamatórios.

III. Após a aplicação de laser ou LED na acne será notado em todo tipo de pele a formação de petéquias e eritemas leves. 

As afirmações I, II, III são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

V, F, F.

Alternativa 4:

V, V, F.

Alternativa 5:

F, F, F.

Questão 3
Existem fontes de luz azul naturais como a luz solar e artificiais desde equipamentos eletrônicos como celulares, computadores e televisores, até equipamentos estéticos, com diversas tecnologias que utilizam a luz azul como fonte de luz. Mas independente de qual tecnologia se trata, os estudos indicam que os efeitos biológicos da luz azul dependem da dosagem e do comprimento de onda usado.
Adaptado de: HADI, J.; WU, S. Antimicrobial Blue Light versus Pathogenic Bacteria: Mechanism, Application in the Food Industry, Hurdle Technologies and Potential Resistance. Foods, v. 9, 1895, 2020.


Considerando o exposto anterior, assinale a alternativa que corresponde à tecnologia de fonte de luz azul que emite pulsos de ultrassegundo a aproximadamente 10-15 segundos por pulso:

Alternativas
Alternativa 1:

Diodo laser.

Alternativa 2:

Laser superluminoso.

Alternativa 3:

Laser femtosegundo.

Alternativa 4:

Diodo superluminoso (SLD).

Alternativa 5:

Diodos emissores de luz (LED).

Questão 4
A acne vulgar é uma patologia comum, especialmente, durante a puberdade e início da fase adulta. Pode formar lesões inflamatórias com variações de pápulas, pústulas, nódulos e cistos, e assim, é capaz de gerar cicatrizes, resultado de danos ao colágeno dérmico.
Adaptado de: HENTGES, R. C.; DALCIN B. M.; POHL C. E.; SIEBERT G.; FERRETTI R. Uso do laser e do LED no tratamento da acne vulgar: uma revisão da literatura. Congresso Internacional em Saúde., n. 8, p.1-9, 2021.


Analisando o fragmento de texto anterior e sobre a utilização de diodos emissores de luz (LED) e o uso de laser, avalie as afirmativas:

I. O uso de laser é seguro, não invasivo e indolor.
II. A terapia combinada de LED azul e vermelho promove benefícios antimicrobianos a anti-inflamatórios.
III. O uso da fotoestimulação no tratamento da acne leva a uma recuperação mais rápida quando comparado a outras terapias.

IV. Na anamnese, o profissional esteticista deverá verificar se o paciente é contraindicado para o uso do LED, por exemplo, aquele paciente que apresentar áreas fotossensíveis ou fotossensibilizadas no rosto, pois a fototerapia já pode levar a eritemas leves.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
Os diodos emissores de luz (LED) são uma importante fonte de luz azul que tem sido usada com frequência em diferentes tratamentos terapêuticos. Um uso terapêutico comum é na alopecia androgenética feminina, em que os folículos pilosos tornam-se miniaturizados, levando a rarefação deles e a associação de tratamentos leva aos melhores resultados com a atenuação da alopecia segundo dados da literatura.
Elaborado pelo professor, 2022.    

Considerando o exposto anteriormente sobre LED, a seguir, avalie as afirmações:

I. São semicondutores que diante de uma corrente elétrica emitem luz.
II. São um tipo de tratamento não ablativo, assim, não geram danos teciduais ao local.
III. Podem ser encontrados com comprimentos de onda de 405 nm (LED infravermelho) a 940 nm (LED azul).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

Questão 6
A fototerapia é usada para diversos tratamentos nas disfunções da pele, sendo considerada uma das mais antigas modalidades terapêuticas. Destaca-se como método da fotobioestimulação do reparo tecidual, que aumenta a circulação local, a proliferação celular e a síntese de colágeno. Dependendo do comprimento de onda, age também como antimicrobiano e anti-inflamatório. O LED azul, por exemplo, possui efeito hidratante e pode ser utilizado para tratamento com hiperpigmentação por alteração vascular.
BORDINI K. P.; DE OLIVEIRA L. R.; MOREIRA J. A. R. Efeitos do LED azul no tratamento do melasma: revisão de literatura. Revista Científica da Fundação Hermínio Ometto, v.7, n.1, p. 14-22, 2019.
Analisando o fragmento de texto anterior, avalie as afirmativas:

I. São indicados para o tratamento de hipercromias as luzes azul, verde e âmbar.
II. Em relação ao custo, o uso do LED nos tratamentos ainda é mais caro do que o uso de laser.
III. A LED azul tem como mecanismo de ação a degradação da melanina, isto leva ao clareamento das manchas da pele.
IV. Existem diferentes formas de tratar melasma, porém há indícios de que pode ocorrer a sua recorrência, por exemplo, em casos de alterações hormonais ou gravidez.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
As luzes diodos emissores de luz (LED) atuam sobre células e tipos específicos de organelas levando ao aumento da produção de Adenosina fosfato (ATP) e assim, consequentemente, estimula a cicatrização e rejuvenescimento cutâneo. No melasma, o tratamento com LED ocorre diante de várias sessões para levar o estímulo de colágeno e a melhora dos sinais de dano solar causado na pele.

Adaptado de: BORDINI K. P.; DE OLIVEIRA L. R.; MOREIRA J. A. R. Efeitos do LED azul no tratamento do melasma: revisão de literatura. Revista Científica da Fundação Hermínio Ometto, v.7, n.1, p. 14-22, 2019.


Considerando o exposto anterior, analise as alternativas e sinalize aquela que aponta quais organelas específicas corresponde a atuação da estimulação da luz LED:

Alternativas
Alternativa 1:

Lisossomos.

Alternativa 2:

Ribossomos.

Alternativa 3:

Mitocôndrias.

Alternativa 4:

Complexo de Golgi.

Alternativa 5:

Retículo endoplasmático.

Questão 8
Melasma é uma hipercromia que pode ser encontrada com formato irregular e coloração acastanhada nas regiões da face, pescoço e tórax. O seu surgimento pode ocorrer durante a gestação, o uso de anticoncepcionais, em casos de deficiências nutricionais ou alterações hormonais, exposição solar em excesso, entre outras causas. Diferentes protocolos podem ser utilizados para tratar melasma como peelings químicos, microdermoabrasão, luz intensa pulsada, ativos clareadores, laser e diodos emissores de luz (LED).
Adaptado de: BORDINI K. P.; DE OLIVEIRA L. R.; MOREIRA J. A. R. Efeitos do LED azul no tratamento do melasma: revisão de literatura. Revista Científica da Fundação Hermínio Ometto, v.7, n.1, p. 14-22, 2019.


Considerando o exposto anteriormente sobre o tema melasma e LED, a seguir, avalie as afirmações:

I. Quando as manchas aparecem durante a gravidez pode ser denominado de cloasma.
II. Trata-se de uma disfunção comum em ambos os sexos, ocorrendo especialmente em pessoas com fototipo mais baixo.
III. O LED azul apresenta diferentes funções no tratamento de manchas como clareamento de hipercromias na epiderme e melhoria na vascularização da pele combinado aos princípios ativos despigmentantes.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

Questão 9
A terapia com luz, ou fototerapia, é indicada para casos de icterícia em recém-nascidos e para diferentes tratamentos estéticos como quadros de alopecia. Equipamentos como lasers e LEDs utilizam diferentes cores de luz como a vermelha, azul ou âmbar, para tratamentos capilares, por exemplo, e os benefícios apresentados são inúmeros como o auxílio do crescimento capilar.
Elaborado pelo professor, 2022.
Analisando o fragmento de texto anterior, sobre a luz azul, avalie as afirmativas:

I. A luz azul age ativando a queratina, responsável pelo alinhamento e hidratação dos fios.
II. A luz azul, assim como a luz vermelha, promove o controle da caspa e dermatite devido a ação fungicida e bactericida.
III. A luz azul age aumentando a espessura e a aderência do fio de cabelo, estimulando assim a produção de colágeno e elastina que auxiliam na redução da queda capilar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

Questão 10
A acne é uma doença inflamatória das glândulas sebáceas causada pela colonização de Propionibacterium acnes, bactéria anaeróbica, cuja manifestação clinica mais comum é o aparecimento de lesões inflamatórias com quadros de dor local. Diferentes tratamentos podem ser usados para manejo desta patologia, como o uso de medicação ou fototerapia.
Adaptado de: HENTGES, R. C.; DALCIN B. M.; POHL C. E.; SIEBERT G.; FERRETTI R. Uso do laser e do led no tratamento da acne vulgar: uma revisão da literatura. Congresso Internacional em Saúde., n. 8, p.1-9, 2021.


Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:    

I. As bactérias causadoras da acne, P. acnes, produzem e armazenam grandes quantidades de porfirinas – coproporfirina III. O tratamento da acne com LED causa fotossensibilização destas porfirinas que levam a ação bactericida, neste sentido, pacientes que irão realizar tratamento de acne com LED não devem estar em terapia com antibióticos.

PORQUE

II. O uso de antibióticos reduz este mecanismo de ação do LED, já que a luz LED excita as porfirinas e quanto maior a quantidade de porfirinas maior a eliminação destas bactérias. Dessa forma, o uso concomitante ao LED terá perda efetiva da sua ação no combate as bactérias da acne.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu