FECHAR

PROJETO DE ENSINO - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - 53_2025
Questão 1
Ter a inteligência emocional bem desenvolvida é fundamental em todos os aspectos da vida humana, tanto no social quanto no profissional, sendo exatamente crucial a inteligência pessoal ou emocional. Nesse sentido, Salovey e John Mayer, propuseram uma definição elaborada de inteligência emocional que aborda algumas aptidões, dentre elas a aptidão de Lidar com Relacionamentos.

​Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


 Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir sobre a aptidão de lidar com relacionamentos:
 
I. É a arte de se relacionar, bem como também a aptidão de lidar com as emoções dos outros.
II. Consiste na base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal.
III. Coloca as emoções a serviço de uma meta e consegue adiar a satisfação e conter a impulsividade com o autocontrole.
 
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Questão 2
Nos estudos sobre a inteligência emocional, Daniel Goleman e Richard E. Boyatzis descobriram que é possível encontrar algumas competências que podem ser aprendidas e permitem um desempenho excepcional no trabalho. Nesse sentido, assinale a alternativa na qual são consideradas as competências sob a perspectiva do autogerenciamento.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Trabalho em equipe e influência, gerenciamento de conflitos e postura de resolutividade, liderança inspiradora.

Alternativa 2:

Consciência organizacional, perspectiva de crescimento, visão positiva diante de desafios, empatia.

Alternativa 3:

Orientação para atingir objetivos e metas, consciência organizacional, trabalho em equipe, coach e mentoria.

Alternativa 4:

Autoconsciência emocional, trabalho em equipe, compreender as emoções individuais e coletivas.

Alternativa 5:

Adaptabilidade, visão positiva das coisas, orientação voltada para atingir objetivos, autocontrole emocional.

 

Questão 3
Uma das abordagens sobre a definição de Inteligência Emocional leva em consideração a expansão de aptidões em cinco domínios. Sob essa perspectiva, assinale a alternativa na qual são considerados todos esses domínios.    

 

Alternativas
Alternativa 1:

Capacidade de lidar com relacionamentos, reconhecer emoções nos outros, motivar-se, conhecer as próprias emoções, lidar com as emoções.

Alternativa 2:

Habilidade de reconhecer as emoções nos outros, lidar com a autoconsciência emocional, desenvolver a empatia pelo próximo, desenvolver a arte de se relacionar.

Alternativa 3:

Desenvolvimento do autocontrole emocional, colocar as emoções direcionadas para uma meta, lidar com as emoções na autoconsciência.

Alternativa 4:

Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais, desenvolver um relacionamento sadio, desenvolver a liderança e a eficiência interpessoal.

Alternativa 5:

Reconhecimento das próprias emoções e sentimentos, desenvolver habilidades interpessoais no trabalho e no âmbito familiar, ser um bom líder e desenvolver a popularidade entre as pessoas.

 

Questão 4
Howard Gardner, psicólogo de Harvard, desenvolveu a teoria de inteligências múltiplas que propõe que a vida humana necessita do desenvolvimento de vários tipos de inteligências, ao invés de uma inteligência única. Nesse sentido, assinale a alternativa que cita os tipos corretos de inteligências.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Inteligência musical, cinestésica, social, mecânica, biológica.

Alternativa 2:

Inteligência corporal, mecânica, biológica, espacial, linguística.

Alternativa 3:

Inteligência musical, cinestésica, espacial, naturalista, linguística.

Alternativa 4:

Inteligência lógico-matemática, cientifica, existencial, intuitiva, social.

Alternativa 5:

Inteligência intrapessoal, verbal e não verbal, naturalista, social, relacional.

 

Questão 5
Sabe-se que a inteligência emocional é um fator chave para uma vida equilibrada e sadia e também deve ser bem desenvolvida para a atuação no trabalho. Além da cognição do QI e da habilidade empresarial, a inteligência emocional necessita estar presente em um profissional de sucesso. Em pesquisas realizadas, constatou-se que pessoas com elevada IE constroem carreiras prósperas e duradouras, além de possuírem uma vida equilibrada pessoal e profissional.
 
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
 
I. A inteligência emocional está presente para gerar resultados positivos no trabalho em equipe.
II. Saber solucionar problemas e tomar decisões fazem com que o indivíduo desenvolva a inteligência emocional.
III. Trabalhar em um ambiente no qual os profissionais possuem elevada IE promove um clima organizacional saudável.
 
É correto apenas o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
Howard Gardner em seu livro Frames of Mind (Estados de Espírito), publicado em 1983, observa que não há um tipo específico ou único de inteligência que seja decisiva para o sucesso na vida, mas sim um amplo espectro de inteligências, sendo uma característica marcante dessa visão de inteligências a sua multiplicidade. Assim sendo, o autor continuou a evoluir seu pensamento e formulou a concepção das inteligências inter e intrapessoal.
Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


A partir do texto acima apresentado, analise as seguintes afirmações:
 
I. Pode se considerar a inteligência interpessoal como o desenvolvimento da capacidade de compreender outras pessoas.
II. A inteligência intrapessoal está associada à capacidade de formar um modelo preciso de si mesmo.
III. Na inteligência interpessoal uma característica marcante é o autoconhecimento, que está voltado para o contato com os próprios sentimentos.
 
É correto apenas o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Questão 7
Quando não se domina esta habilidade, pode-se ficar à mercê dos sentimentos. Pessoas com esta habilidade administram melhor suas vidas, possuem capacidade de controlar sentimentos a cada momento e assim conseguem discernir melhor o aspecto emocional e a autocompreensão. Nessa situação, a habilidade descrita está diretamente ligado a:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Habilidade de motivar-se.

Alternativa 2:

Lidar com relacionamentos.

Alternativa 3:

Ter empatia de sentimentos.

Alternativa 4:

Conhecer as próprias emoções.

Alternativa 5:

Reconhecer emoções nos outros.

 

Questão 8
John Mayer, psicólogo da Universidade de New Hampshire, em seus estudos sobre a inteligência emocional constatou que as pessoas tendem a adotar estilos típicos para acompanhar e lidar com suas emoções. Em algumas pessoas, determinado estilo pode acontecer em dois ramos: pessoas que estão geralmente de bom humor e por isso pouca motivação têm para mudá-los, e as que, apesar de verem com clareza seus estados emocionais, são suscetíveis aos maus estados de espírito e os aceitam, nada fazendo para mudá-los, apesar da aflição que sentem.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Com base no texto, qual estilo de lidar com as emoções foi apresentado?

 

Alternativas
Alternativa 1:

Intuitivo.

Alternativa 2:

Resignado.

Alternativa 3:

Indiferente.

Alternativa 4:

Mergulhado.

Alternativa 5:

Autoconsciente.

 

Questão 9
A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções com precisão; a capacidade de acessar e/ou gerar sentimentos quando estes facilitam o pensamento; a capacidade de entender as emoções e o conhecimento emocional e a capacidade de regular emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (MAYER; SALOVEY, 1997, p.401 apud VALLE, 2006, p.33). Pode-se considerar como fator fundamental o controle das emoções, ou seja, conseguir compreender o que significa determinado sentimento e conseguir lidar com ele. A partir disso, o individuo deve também desenvolver outra aptidão fundamental, a empatia.
Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que representa o conjunto de características relacionados a empatia.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Capacidade de lidar com a complexidade emocional e intelectual da autoconsciência.

Alternativa 2:

Estabelecimento de relacionamentos interpessoais, permitindo maior chance de alcançar o sucesso.

Alternativa 3:

Desenvolvimento de talentos emocionais e o aprendizado do controle de impulsos e dos sentimentos.

Alternativa 4:

Reconhecimento dos sentimentos individuais e percepção das forças e fraquezas da autoconsciência.

Alternativa 5:

Compreensão sob a perspectiva dos outros e respeito às diferenças no modo de ver o mundo das outras pessoas.

 

Questão 10
Hatch e Gardner identificaram quatro aptidões distintas como componentes da inteligência interpessoal. Segundo os pesquisadores, em seu conjunto, essas aptidões são a matéria do verniz interpessoal, os ingredientes necessários para o encanto e sucesso social.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. A aptidão essencial do líder consiste em organizar grupos, e é o talento que se vê em diretores de teatro, oficiais militares e chefes efetivos de organizações.
II. A aptidão de identificar e intuir sentimentos e as preocupações das pessoas considera a análise social, levando a uma fácil intimidade ou senso de relação.
III. Os indivíduos com aptidão para mediar acordos e disputas ou arbitrar podem construir carreira na diplomacia, na advocacia ou como gerentes de corporações, pois são ótimos em negociar soluções.
 
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu