FECHAR

PROJETO DE ENSINO - GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS - 53_2025

Questão 1
O produto é o bem material comercializado por uma empresa para atender uma determinada necessidade de mercado.  Diante disso, empresas do setor varejista ou industrial atuam com uma grande quantidade de mercadorias — às vezes diversas, como é o caso de lojas eletrodoméstico e supermercados — que precisam ser administrados de acordo com algumas variáveis, como: sazonalidade de produção; maior procura do mercado consumidor; e urgência de venda no curto prazo em virtude de validade, entre outros fatores.
Fonte: Zoop. Gestão de Produtos: o que é e quais as fases. Disponível em -: https://zoop.com.br/blog/produtos/gestao-de-produtos/


Sobre as fases da gestão de produtos, avalie as afirmações a seguir:

I. A ideação é a fase inicial, onde depois da pesquisa de mercado, se delimita o produto/ serviço.
II. Uma vez que a ideia do produto esteja formulada, bem como sua conceitualização e requisitos, é importante pensar no design do produto.
III. O lançamento do produto pode ser realizado a qualquer momento, sem a necessidade de passar por todas as fases de formulação do produto, pois é a fase mais importante.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e II apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2

O ciclo de vida do produto é um conceito que identifica e considera todas as fases pelas quais um item passa, indo desde a sua criação até a sua perda de força no mercado. Conhecer esse ciclo é essencial para que a empresa saiba o momento certo de aplicar as suas ações de marketing e de venda, e quais devem ser utilizadas.  A ideia é evitar que o produto em questão seja extinto, ou seja, que saia de circulação. Mas, caso essa saída seja inevitável, que isso aconteça de uma forma que não prejudique a imagem da empresa ou a aceitação e a venda de outros artigos da marca para o público. Entender o significado do ciclo de vida do produto também é fundamental para que a companhia consiga alinhar as suas estratégias à fase que o item está passando. Com isso é possível identificar, por exemplo, quando intensificar campanhas de divulgação, ou quando lançar uma versão atualizada da mesma solução.

Fonte: Blog da Zendesk. Ciclo de vida do Produto. Disponível em https://www.zendesk.com.br/blog/ciclo-de-vida-do-produto/

Sobre o ciclo de vida do produto, analise as asserções a seguir:

I – O ciclo de vida do produto possibilita uma estratégia de produto somente na fase de implementação de tal produto no mercado.

PORQUE

II – O ciclo de vida do produto também pode ser considerado nas tomadas de decisões administrativas da empresa, a exemplo das decisões sobre a continuidade, ou não, da fabricação e/ou comercialização de um bem.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas

Questão 3

Exemplos de ciclo de vida de um produto/serviço: aparelhos de fax, discos de vinil. Verificando-se o seu sucesso e fracasso. Um exemplo de marca que teve muito sucesso e depois declinou foi a Kodak, que não se atualizou perante as demandas mercado. Como todo negócio busca sempre maneiras de estar sempre aumentando as receitas, maximizando o lucro das vendas dos produtos/serviços. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável, investir em desenvolvimento de novos produtos. Tudo isso para buscar adquirir participação de mercado adicional e tornar-se líder em sua indústria.

Fonte: Blog da Vg. O que você precisa saber sobreo ciclo de vida do produto. Disponível em https://www.consultoriaiso.org/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ciclo-de-vida-do-produtoservico/.

Sobre as fases do ciclo do produto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

É na fase de maturidade que o produto começa a decair e as vendas a diminuírem o ritmo.

Alternativa 2:

É na fase de introdução do produto, que competidores começam a aparecer e as vendas começam a aumentar.

Alternativa 3:

A fase de declínio é basicamente uma fase de má sorte, pois produtos bem de desenvolvidos nunca chegam nessa fase.

Alternativa 4:

A introdução acontece desde o lançamento do produto até o momento em as vendas começam a aumentar de maneira consistente.

Alternativa 5:

Na fase de declínio a melhor estratégia é manter o nível de estoques alto, para auxiliar em uma promoção de vendas nessa fase.

Questão 4

Texto 1

Gestão de produtos é a área nas empresas responsável por construir produtos (e serviços) que atendam às necessidades de clientes e estejam ligados à estratégia do negócio. A equipe é responsável por definir características, funcionalidades e layouts, sempre levando em conta a experiência do usuário.

Fonte: Inovação Sebrae Minas. O que é Gestão de Produto e como implementar. Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/o-que-e-gestao-de-produtos/.

Texto 2

Nunca a imagem foi tão importante como agora: se antigamente os olhos do público voltavam-se apenas para celebridades e grandes empresas, com as redes sociais e internet todos podem alcançar fama — seja positiva ou negativa. Um comentário ou campanha de marketing pode gerar milhares de visualizações em segundos, construindo ou destruindo a reputação de um negócio independentemente do seu porte, segmento de mercado ou localidade de atuação. Escândalos que ocorreram do outro lado do mundo são conhecidos com apenas alguns cliques.  Um problema na imagem de uma empresa pode gerar repercussões inimagináveis: quantos casos de marcas que mancharam sua reputação aconteceram nos últimos meses? Quantas, mesmo sem querer, ligaram sua identidade a causas consideradas negativas e não só perderam a consideração do público como também sofreram boicote?

Fonte: Blog da LudosPró. O que é gestão de marca e como se posicionar assertivamente. Disponível em https://www.ludospro.com.br/blog/gestao-de-marca.

Sobre os textos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Gestão de Marcas e Gestão de Produtos são coisas distintas e não se interligam quando falamos em estratégia de marketing.

PORQUE

II. A Gestão de Produto em nada auxiliará na construção de valor das marcas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas.

Questão 5

O branding, ou gestão de marcas, é uma área muito importante na administração de empresas. Apesar disso, não raro acaba negligenciada por administradores, especialmente aqueles à frente de pequenos negócios. Quando isso acontece, costuma faltar visão para entender que a marca tem o potencial de ser o patrimônio mais valioso de uma organização. Há vários exemplos de empresas que fazem produtos extremamente simples, que não são muito diferentes da concorrência, e lideram o mercado com folga apenas por possuírem a marca mais conhecida.

Fonte: Blog Fia. Branding (Gestão de Marcas): O que é, importância e exemplos. Disponível em https://fia.com.br/blog/branding-gestao-de-marcas/.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. Para uma gestão de marcas eficiente é importante conhecer o perfil do público que já é consumidor da marca e o perfil do público que se deseja conquistar.

PORQUE

II. Essas informações são essenciais para atuar estrategicamente, usando o branding como ferramenta para fidelizar e atrair clientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas.

Questão 6

O desenvolvimento de um novo produto é, ao mesmo tempo, empolgante e desafiador. Da ideia inicial à pesquisa e, depois, à prototipagem, nenhum lançamento de produto é igual a outro. No entanto, há um sistema geral que pode ajudar a começar o processo de desenvolvimento do produto.  O processo de desenvolvimento de produtos descreve as seis etapas necessárias para levar um produto do conceito inicial ao lançamento final no mercado. Isto inclui identificar uma necessidade de mercado, sondar a concorrência, idealizar uma solução, desenvolver um roteiro do produto e construir um Produto viável mínimo (MVP, na sigla inglesa). O processo de desenvolvimento de produtos evoluiu nos últimos anos. Hoje, ele comumente divide cada etapa em seis fases separadas. Isto ajuda a organizar melhor o processo e dividir entregáveis individuais em tarefas menores.

Fonte: Asana. Processo de desenvolvimento do Produto em 6 Estágios. Disponível em: https://asana.com/pt/resources/product-development-process

Sobre os estágios de desenvolvimento do produto, avalie as afirmações a seguir:

I. O estágio inicial do processo de desenvolvimento de produtos se dá com a concepção de novas ideias de produto. Neste estágio, você imagina conceitos de produto com base nas necessidades dos clientes, preço e pesquisa de mercado.
II. Após concluir a fase da ideação e debater o mercado-alvo e a funcionalidade do produto, é hora de definir o produto, o que também se conhece como definição de escopo ou desenvolvimento de conceito.
III. Os protótipos da fase inicial podem ser tão simples como um desenho ou uma renderização computacional mais complexa do design inicial. Estes protótipos ajudam a identificar as áreas de risco antes da criação do produto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, V.

Alternativa 4:

F, F, V

Alternativa 5:

F, F, F.

Questão 7

A sorveteria Paraíso do Sorvete enfrenta problemas durante o inverno. Isso porque, apesar de ser um estabelecimento muito conhecido em sua cidade, no caso Pelotas, a cidade possui um inverno muito rigoroso e com isso baixa demanda nos tempos de frio. Dessa maneira o gerente de marketing está pensando em realizar algumas estratégias para fazer com que a sorveteria consiga obter receitas nos tempos de inverno. Por isso pensou em lançar uma linha de cafés e capuccino e algumas sobremesas como Petit Gateou e torta de maça. Ambas as linhas estarão conectadas ao sorvete, mas serão adequadas para o inverno. Por exemplo, cappuccino com sorvete de creme e torta de maçã com sorvete de pistache.

(elaborado pela professora, 2023).

Analisando o cenário acima, as estratégias adotadas pelo gerente são:

Alternativas
Alternativa 1:

Gestão de Marca somente.

Alternativa 2:

Gestão de Produto somente.

Alternativa 3:

Gestão de Marca e Gestão de Produtos.

Alternativa 4:

Planejamento Estratégico.

Alternativa 5:

Benchmarking.

Questão 8

O gerenciamento de produto é o setor responsável por pensar no produto de forma estratégica, visando sempre a satisfação do cliente. É uma área que mescla habilidades e conhecimentos de diferentes campos como Marketing, Administração e Tecnologia, por exemplo. Essa integração acontece pelo objetivo principal da gestão de produto ser o de tornar o produto o melhor possível para o cliente.

Fonte: Blog da Pluga. O que é gestão de produtos? Disponível em: https://pluga.co/blog/gestao-de-produto/

São ações de uma estratégia de gestão de produtos:

Alternativas
Alternativa 1:

Ciclo de vida do produto e feedbacks do mercado.

Alternativa 2:

Marketing Digital e Experiência do Cliente.

Alternativa 3:

Planejamento estratégico e Matriz Ansoff.

Alternativa 4:

Tráfego Pago e Ciclo de vida do produto.

Alternativa 5:

Marketing Digital e Planejamento Estratégico.

Questão 9

A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento. Segundo pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição. Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. Assim, promover boas experiências de marca é a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes.

Fonte: Resultados Digitais. O que é Brading? Disponível em https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-branding/

Sobre a Gestão de Marcas, analise as asserções a seguir:

I - A identidade visual da sua marca que ajuda a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc.

PORQUE

II - Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas.

Questão 10

O processo de gestão de marca (ou branding) é fundamental para estabelecer e solidificar a identidade de uma empresa junto aos seus diversos públicos de interesse.  Também chamado de brand management, em inglês, o planejamento e gerenciamento de marca inclui estratégias de marketing que buscam proporcionar sentimentos positivos em quem se relaciona ou pode vir a se relacionar com o negócio. Semente de frutos duradouros, a gestão de marca bem-feita é capaz de guiar uma comunicação estratégica que alimenta relações de confiança, de afeto e de identificação junto ao público-alvo do empreendimento.

Fonte: Deskfy. Gestão de Marcas. Disponível em https://deskfy.io/gestao-de-marca/.

Sobre a gestão de marcas, analise as seguintes afirmações.

I. Consumidores estão pouco atentos ao posicionamento e às ideologias das marcas para escolher de quem comprar.
II. As marcas devem estabelecer um relacionamento com seus consumidores que, por sua vez, ganharam mais poder diante de tanta evolução tecnológica.
III. Com possibilidades de leitura infinitas e individuais, cada marca é formada por diferentes elementos que, juntos, têm como objetivo destacar o empreendimento dos concorrentes e apresentar valor para o mercado-alvo.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu