
PROJETO DE ENSINO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITOS E PRÁTICAS - 53_2025
PROJETO DE ENSINO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITOS E PRÁTICAS - 53_2025
Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta.
BARBOSA, Vanessa. Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta. Um só planeta, 29 de jul. 2021. Disponível em: < https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/07/29/dia-da-sobrecarga-da-terra-humanidade-entra-no-cheque-especial-com-o-planeta.ghtml>.
I. Na imagem da notícia são apresentados os padrões médios de consumo por países do mundo em comparação aos recursos existentes no planeta. Portanto, se todo o mundo consumisse nos mesmos padrões estadunidenses, cinco planetas Terra seriam necessários, o que mostra que a adoção do modelo de consumo dos EUA é insustentável.
II. A educação ambiental deve ser implementada somente nos ambientes formais de educação, pois são nas escolas que os indivíduos aprendem, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, adquirindo a habilidade de desenvolver uma consciência quanto à relação sociedade-natureza.
III. A sociedade do século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, razão pela qual torna a educação ambiental uma prática urgente. A avaliação e o enfrentamento dos problemas ambientais demandam da atuação de profissionais de variadas áreas promovendo uma abordagem interdisciplinar.
IV. Uma das grandes preocupações do mundo atual refere-se à questão ambiental. Muitos dos recursos utilizados nas indústrias são extraídos diretamente da natureza, gerando, por vezes, danos ambientais imensuráveis. A preocupação com a degradação ambiental é fundamental, pois muitos recursos utilizados no cotidiano da humanidade poderão se esgotar em pouco tempo.
É correto o que se afirma em:
