
PROJETO DE ENSINO - DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - 53_2025
PROJETO DE ENSINO - DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - 53_2025
A política pública de educação está no centro das discussões sobre os efeitos da pandemia do Covid-19 no que extrapola a questão de saúde, uma vez que desde meados de 2020 a determinação do ensino remoto emergencial tornou necessária a reorganização das aulas e colocou em xeque a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Contudo, a preocupação com a educação e seu impacto enquanto direito social constitucional não é recente no Brasil. Em sua análise sobre a relação entre a distribuição de renda e aspectos relacionados à educação (como a qualidade do ensino, os anos de escolarização dos indivíduos e inserção no mercado de trabalho), Menezes Filho e Kirschbaum (2015) destacaram a relevância de compreendermos os aspectos que tangenciam tal relacionamento.
MENEZES FILHO, Naercio; KIRSCHBAUM, Charles. Educação e desigualdade no Brasil. In: ARRETCHE, Marta (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP/CEM, 2015, p. 109-132.
Tendo em vista o excerto do texto, analise as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I - A educação é considerada uma política pública com potencial efeito sobre a redução de desigualdades sociais.
II – A política pública de educação opera sob a perspectiva transversal, ou seja, combinada com outras áreas sociais.
III – A produção de dados pelo Censo demográfico possibilitou a tomada de decisões sobre o investimento em educação.
IV – A melhoria da qualidade do ensino e do acesso à educação são suficientes ao fim das desigualdades de renda no Brasil.
A sequência que apresenta corretamente a ordenação entre afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) é:
