FECHAR

PROJETO DE ENSINO - (DES)CONSTRUINDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - (DES)CONSTRUINDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - (DES)CONSTRUINDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 53_2025

Questão 1
Se considerarmos que os mecanismos de avaliação devem ser aliados ao processo ensino e aprendizagem de modo a auxiliar a ação do professor na adequação de conteúdos e na identificação de dificuldades, então encontraremos em uma de suas modalidades a avaliação formativa. Com relação a esta etapa do processo de avaliação, considere as asserções e a relação proposta entre elas:

I. Levanta a necessidade de investigação do conhecimento prévio do estudante, para o planejamento do trabalho como um todo.
PORQUE
II. Um dos seus objetivos é permitir ao professor compreender como o aluno elabora e constrói seu próprio conhecimento, podendo ser feita com base em vários instrumentos, conforme as aulas são planejadas e aplicadas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
No exercício da profissão o docente possui muitas “tarefas didáticas” sendo uma delas o processo de avaliação. Esta é permanente, deve acompanhar o processo ensino e aprendizagem requerendo comprometimento por parte do docente e dos alunos. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação é:
Alternativas
Alternativa 1:

cumprir com uma formalidade legal, dando conceitos aos alunos ao final de cada bimestre.

Alternativa 2:

verificar o quanto os alunos aprenderam através do uso de instrumentos de medida para classifica-los em bons ou ruins.

Alternativa 3:

verificar as falhas existentes na aula dada pelo professor e apontados pelos alunos na hora da realização da prova para realizar as devidas punições.

Alternativa 4:

organizar os alunos em pequenos grupos para lhes dar orientações pontuais, ou seja, a avaliação deve sempre ser individualizada considerando os alunos que se destacam na turma.

Alternativa 5:

dar um feedback para avaliar tanto o indivíduo e seu conhecimento como também a proposta da escola, possibilitando, assim, validar e/ou rever o trabalho a cada momento que for necessário.

Questão 3
A professor Joana atua no Ensino Fundamental – nível II, com a disciplina de Matemática e insiste em trabalhar numa proposta tradicional, porque em seu entendimento é a forma mais correta de levar os alunos a aprenderem. Se considerarmos tais informações as avaliações nesta perspectiva...
Alternativas
Alternativa 1:

permitem a parametrização e contextualização facilitando o processo de aprendizagem.

Alternativa 2:

é a única maneira de desenvolver nos alunos as competências relacionadas ao raciocínio lógico.

Alternativa 3:

são interpretativas, relacionais e permitem uma maior aproximação dos alunos ao objeto do conhecimento.

Alternativa 4:

conduzem os alunos ao mais alto grau de conhecimento, haja visto que partem do desenvolvimento de habilidades.

Alternativa 5:

centram-se na aprovação ou reprovação dos alunos explicitando uma visão de mundo própria do contexto da qual faz parte.

Questão 4
Um docente de uma Escola de Periferia, ao corrigir suas provas, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia, para isso a correção será feita a partir da problematização. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é:
Alternativas
Alternativa 1:

quantificar os erros cometidos, determinar os mais frequentes e propor exercícios treineiros.

Alternativa 2:

repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais uma oportunidade e rever as notas.

Alternativa 3:

buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.

Alternativa 4:

recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de arquivar o material como prova do desempenho do aluno.

Alternativa 5:

discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.

Questão 5
A investigação sobre avaliação demonstra que somente quando se reforça seu caráter formativo, e quando está integrada ao processo de ensino e aprendizagem, os resultados finais melhoram. Isto implica pensar nas finalidades e características que cada uma das etapas da avaliação possui. Neste sentido, leia as afirmativas que se seguem:

I. A avaliação inicial tem por objetivo obter informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos, seus gostos, interesses e atitudes.
II. A avaliação formativa, por considerar a aprendizagem do aluno, acaba sendo classificatória.
III. A avaliação formativa tem como principal objetivo detectar problemas de ensino e aprendizagem.
IV. A avaliação somativa objetiva realizar um diagnóstico do aluno no final de um período, seja no final de uma unidade, de um bimestre, de um ano letivo, sendo importante para classificar o aprendizado dos alunos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV.

Alternativa 2:

II e III.

Alternativa 3:

I, II e III.

Alternativa 4:

I, III e IV.

Alternativa 5:

II, III e IV.

Questão 6
Quando referenciamos a avaliação mediadora, é preciso que o professor considere a avaliação no seu verdadeiro sentido, o de fazer parte do processo ensino e aprendizagem, pois o professor não pode propiciar aprendizagem se não estiver constantemente avaliando as condições de interação com seus educandos. Nesta perspectiva, são princípios de uma avaliação mediadora:

I. Oportunizar discussões entre os próprios alunos a partir de situações desencadeadoras.
II. Tecer comentários, auxiliando os alunos a localizarem suas dificuldades, e oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções para resolverem suas dificuldades na apreensão do conhecimento formal.
III. Transformar registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.
IV. Acatar as visões e os conhecimentos dos alunos como verdades, sem refutá-las, afinal este é um processo mediador do conhecimento.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II.

Alternativa 2:

II e III.

Alternativa 3:

III e IV.

Alternativa 4:

I, II e III.

Alternativa 5:

II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu