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PROJETO DE ENSINO - A REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS - 53_2025

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PROJETO DE ENSINO - A REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - A REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS - 53_2025

Questão 1
Uma boa redação publicitária não apenas gera interesse, mas também pode levar diretamente a conversões e vendas. Ao apresentar argumentos convincentes e destacar os benefícios do que está sendo promovido, ela motiva o consumidor a agir.

​Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.



Com base nos elementos essenciais para se redigir um bom texto publicitário, analise as afirmativas a seguir:

I. Não é necessário que a redação publicitária seja clara e criativa, apenas informativa.
II. Colocar nos textos publicitários elementos que aproximem o leitor da marca não faz com que o seu material ganhe credibilidade e conquiste mais facilmente o seu cliente.
III. Para conquistar a atenção do leitor, é preciso produzir um conteúdo interessante e que se destaque em meio à concorrência, isto é, outros anúncios e textos que possam vir próximos ao seu material.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Os argumentos emotivos buscam atingir as emoções e sentimentos do público. Isso pode incluir emoções como felicidade, amor, segurança, medo, nostalgia, entre outras. Ao despertar emoções, a mensagem se torna mais pessoal e significativa para o consumidor.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf.  Acesso em: 20  jul. 2024.



A partir do contexto abordado, sobre as características que melhor descrevem o uso de argumentos emotivos na redação publicitária, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Apoiam-se na lógica e na racionalidade para convencer o público-alvo.

Alternativa 2:

Priorizam a apresentação de dados estatísticos e evidências concretas.

Alternativa 3:

Utilizam metáforas e humor para captar a atenção do consumidor.

Alternativa 4:

Trazem testemunhos de especialistas para validar a mensagem.

Alternativa 5:

Sensibilizam o auditório ao apelar para as emoções e sentimentos.

Questão 3
Independentemente do tipo de peça que será criada, a redação publicitária é um elemento de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho mais amplo: todo o processo de divulgação das empresas e das marcas.
​A redação publicitária é essencial para transmitir claramente os benefícios de um produto ou serviço de forma atraente e persuasiva. Ela utiliza linguagem criativa e estratégias de persuasão para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz que conta com alguns elementos essenciais.
​Fonte:Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.


Com base nos elementos essenciais para se redigir um bom texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Um bom texto é aquele em que as pessoas conseguem entender a mensagem, pois ele apresenta clareza.
II. Para algumas pessoas, os bons textos são longos e repletos de palavras de todos os tipos, portanto, concisos.
III. Uma boa redação publicitária é concisa, em que o redator ou redatora consegue falar muito usando muitas palavras para comunicar aquilo que precisa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
A teoria sobre a arte de persuadir: descreve, teórica e metodologicamente, como o discurso organiza seu potencial persuasivo ou, mais especificamente, como o orador aciona, linguística e discursivamente, estratégias técnicas, emotivas e representacionais a fim de influenciar o interlocutor, tanto em suas crenças quanto em seus desejos, vontades e ações.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf.  Acesso em: 20 jul. 2024.



A partir do contexto apresentado, podemos afirmar que o objetivo principal da teoria da persuasão discursiva descrita é:

Alternativas
Alternativa 1:

Analisar a estrutura gramatical dos discursos.

Alternativa 2:

Desenvolver técnicas de persuasão visual.

Alternativa 3:

Estudar o impacto das mídias digitais na opinião pública.

Alternativa 4:

Investigar como os discursos influenciam crenças e ações.

Alternativa 5:

Explorar a relação entre linguagem e psicologia.

Questão 5
A persuasão na redação publicitária é uma habilidade fundamental que visa convencer o público-alvo a adotar uma determinada ação desejada pelo anunciante, como comprar um produto, contratar um serviço, participar de uma promoção, entre outros.

Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.


Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Uma propaganda que não desperte o interesse do cliente em comprar é sinônimo de prejuízo.

PORQUE

II. O texto publicitário dos anúncios das empresas precisa convencer as pessoas de que os seus produtos ou os seus serviços são essenciais para a vida deles.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
A compreensão do discurso publicitário, como uma linguagem da sedução, por meio do estudo da Retórica, traz como elementos essenciais, para o discurso alcançar seu objetivo de persuasão e/ou convencimento, destacam-se recursos propriamente racionais (Logos), e também os de caráter afetivo (Ethos e Pathos).

Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf.  Acesso em: 20 jul. 2024.


Assim, com base no texto exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 
I. Partindo do fato da argumentação ser um ato comunicacional, ela pode ser entendida como uma forma do orador defender uma opinião.

PORQUE

II. A redação publicitária pode fazer determinada opinião chegar ao público, com objetivo de conquistar adesão à determinada tese.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Ao analisar as marcas linguísticas num texto, é possível captar as estratégias interpretativas e a ideologia, impressas nos discursos. O analista ou a analista do discurso utilizam o texto como unidade de sentido no processo de análise, pois é a partir dele, que se captam as estratégias de interpretação e as marcas ideológicas no discurso.

Fonte: AMENDOLA, M. B. F..Estereótipos na redação publicitária. Colloquium Humanarum, vol. 11, n. Especial, 2014, p. 356-366.


Sobre o texto exposto e as discussões tecidas nas aulas, analise as afirmativas a seguir:

 
I. O discurso revela as intenções que estão na materialidade do texto.
II. O texto está no nível material ou o da expressão linguística que manifesta o conteúdo da comunicação.
III. Como procedimento persuasivo, e por sua vez intencional, a propaganda faz uso do estereótipo (imagem preconcebida de pessoas, coisas ou situações).
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
A produção de sentidos do discurso persuasivo vai além da semântica, gerando influências afetivas que, em alguns casos, acrescentam-se aos efeitos da racionalização de uma determinada tese.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf.  Acesso em: 20 jul. 2024.



Com base no trecho exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. O discurso persuasivo não se limita apenas à semântica, mas também busca gerar influências afetivas.
II. Dittrich (2008) argumenta que o discurso persuasivo exclui totalmente a racionalização e foca apenas na emotividade para persuadir o auditório.
III. Segundo Dittrich (2008), a argumentação emotiva no discurso persuasivo enfatiza aspectos que visam sensibilizar o auditório em relação às consequências da aceitação ou rejeição da proposta apresentada.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
A redação publicitária desempenha um papel crucial no campo da comunicação e do marketing, indo muito além da simples redação de textos. Ela envolve todo o processo criativo voltado para a elaboração de mensagens persuasivas e eficazes, que têm o objetivo de captar a atenção do público-alvo e motivá-lo à ação desejada pelo anunciante.


A importância da redação publicitária reside na sua capacidade de transformar ideias em mensagens impactantes, que não apenas informam, mas também engajam e influenciam as decisões dos consumidores.

Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.


Sobre o trecho exposto e acerca da importância da redaçãoanalise as afirmativa sa seguir:
 
I. O texto nem sempre vem para comunicar alguma coisa, intenção, produto ou serviço.
II. Caracteriza-se por um trabalho essencial para qualquer mecanismo de propaganda utilizada por uma empresa.
III. A redação publicitária é a técnica responsável por conceituar as campanhas de divulgação e um dos pilares da publicidade.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
Partindo do fato da argumentação ser um ato comunicacional, ela pode ser entendida como uma forma de o orador, que defende uma opinião, fazer determinada opinião chegar ao auditório com objetivo de conquistar adesão à determinada tese.

Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf.  Acesso em: 20  jul. 2024.



De acordo com a Teoria Retórica do Discurso de Dittrich (2008), abordada no material, podemos afirmar que os modos de argumentação pelos quais o orador busca a adesão à sua tese são:

Alternativas
Alternativa 1:

Argumentos lógicos, visuais e sensoriais.

Alternativa 2:

Argumentos técnicos, representacionais e emotivos.

Alternativa 3:

Argumentos históricos, culturais e psicológicos.

Alternativa 4:

Argumentos éticos, estéticos e filosóficos.

Alternativa 5:

Argumentos políticos, econômicos e sociais.

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