
PORTFÓLIO - QUI - PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
PORTFÓLIO - QUI - PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
PORTFÓLIO - QUI - PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
Química, Física e Matemática são disciplinas exatas apontadas, muitas vezes, como um bloqueio por parte dos alunos do ensino básico por não gostarem da disciplina ou apresentarem dificuldades em determinados conteúdos. A falta de afinidade, para a maioria, está relacionada ao fato de não compreenderem a matéria, que pode ser complexa dependendo do conteúdo ou da forma como esse conteúdo é trabalhado pelo professor em sala, juntamente ao aluno.
A Revista da Sociedade Brasileira do Ensino de Química publicou um artigo intitulado “Integração entre o método Jigsaw e a experimentação investigativa para o estudo de cinética química” de Almeida e colaboradores (2021), com o seguinte resumo: “O objetivo deste trabalho consiste em apresentar resultados da implementação de uma proposta didática que congrega o método Jigsaw e a experimentação investigativa no estudo de cinética química. A elaboração da proposta ocorreu no âmbito de uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministrada para o 4° ano do Curso de Licenciatura em Química, e foi implementada em um curso ministrado para oito estudantes de distintos cursos de graduação (Ciências Biológicas, Química e Letras), em um evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação. A proposta pautou-se em quatro situações-problemas abordando os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas. As respostas dos estudantes às situações-problemas, na primeira etapa do curso, bem como após a realização dos experimentos, compuseram o corpus da análise. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, estabelecendo-se quatro categorias em que foram alocadas as respostas expressa pelos estudantes, sendo essas: (C1) - Respostas sem justificativas; (C2) - Respostas com justificativa, entretanto, sem relação com conceitos da cinética química; (C3) - Respostas com justificativa a partir de conceitos da cinética química, entretanto, sem estabelecer relações entre os conceitos e (C4) - Respostas com justificativa a partir de conceitos da cinética química e que estabelecem relações entre os conceitos. Nesse contexto investigativo destacamos que a proposta, na forma como foi organizada, favoreceu a participação ativa dos estudantes tanto na condução dos experimentos quanto nas discussões, além de possibilitar a (re)elaboração conceitual por parte dos estudantes no estudo de conceitos de cinética química.”
ALMEIDA, Fernanda Garcia de; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; ARRIGO, Viviane; ASSAI, Natany Dayani de Souza. Integração entre o método Jigsaw e a experimentação investigativa para o estudo de Cinética Química. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, Londrina, v. 2, n. 1, p. 1–19, jan./dez. 2021. Disponível em: https://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/article/view/27. DOI: https://doi.org/10.56117/resbenq.2021.v2.e022109. Acesso em: 4 jul. 2025.
O uso de diferentes estratégias no ensino é apontado por diversos autores como uma alternativa à aula tradicional que há muito já não se faz mais viável e, na atualidade, devido a dinamicidade exigida pelo público alvo, os alunos, e ao advento da internet, se faz mais que necessário. Pensando nisso, proponha o uso de um site ou simulador online para explicar um dos três temas englobados pela Química no ensino básico: termoquímica, mol e massa molar ou equilíbrio químico para um aluno do ensino médio. Escolha um tema e explique a sua proposta dividindo-a em três etapas, discorra sobre cada etapa e o passo-a-passo de como será o desenvolvimento de sua proposta. Aplique a proposta para um aluno do 2° ou 3° ano do ensino médio e apresente o resultado, insira fotos ou um vídeo aplicando sua proposta (um link de vídeo do youtube).
1ª etapa: Conhecimentos Prévios: 4 perguntas sobre os conceitos referente ao tema para avaliar os conhecimentos comuns ou de outros estudos que o aluno sabe ou julga conhecer sobre o tema;
2ª etapa: Uso de um site ou simulador online: coloque o link do site e explique o que o aluno deve fazer utilizando também um vídeo ou fotos do passo-a-passo;
3ª etapa: Aplique as perguntas novamente e apresente as respostas do aluno, faça um quadro ou tabela contendo as respostas da 1ª etapa e após a realização da 2ª etapa.
Responda: O que você concluiu com a aplicação de sua proposta? Houveram mudanças nas respostas do aluno?
PERGUNTAS | RESPOSTAS | |
ANTES | DEPOIS | |
Informações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo dessa atividade, presente na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS.
- Caso tenha dúvida sobre essa atividade, envie mensagem pelo FALE COM O MEDIADOR.
- Leve em consideração a explicação coesa e didática de conceitos químicos pertinentes, já que essas habilidades são fundamentais para um profissional da área de Química.
- Não se esqueça de citar as referências (conforme a normas ABNT) utilizadas para as pesquisas pertinentes, bem como citar devidamente imagens, tabelas e infográficos coletados da literatura.
- Utilizar fonte Arial, tamanho 12, texto justificado.
- Utilizar template obrigatório Word.
