
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INFÂNCIA - 53_2025
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INFÂNCIA - 53_2025
Os recursos didáticos têm um papel fundamental nas práticas pedagógicas inclusivas, pois tornam o processo de ensino mais acessível, significativo e participativo para todos os estudantes. Em contextos de diversidade, especialmente na infância, esses recursos possibilitam múltiplas formas de expressão, compreensão e engajamento, respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.
Ao utilizar materiais concretos, sensoriais, visuais, lúdicos ou interativos, o educador amplia as possibilidades de comunicação com os alunos, favorecendo a compreensão de conteúdos e o desenvolvimento integral. Além disso, os recursos bem planejados ajudam a reduzir barreiras que possam comprometer a participação de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem ou defasagens no desenvolvimento.
Promover a inclusão não se resume a receber todos na sala de aula, mas a garantir que todos possam aprender. Por isso, os recursos didáticos são aliados indispensáveis: eles viabilizam experiências ricas e acolhedoras, despertam a curiosidade, mobilizam afetos e criam caminhos para o conhecimento.
Elaborado pela professora.
Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Infância, esse MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: sua missão é construir um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional, destinado à Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para isso, siga atentamente os passos descritos abaixo:
1º) Escolha a área para elaboração do recurso didático
2º) Confecção do recurso didático
3º) Registro fotográfico da experiência
4º) Elaboração do relato reflexivo
5º) Entrega
1º) Escolha uma área, entre as três possibilidades, para você elaborar um recurso didático:
- Sensorial, voltado ao desenvolvimento da percepção e dos sentidos.
- Linguagem e língua portuguesa, estimulando a oralidade, a leitura ou a escrita.
- Matemática, promovendo raciocínio lógico, noções de número, quantidade e forma ou sequência.
2º) Confecção do recurso didático
Após definir a área de desenvolvimento que será contemplada, escolha um dos materiais didáticos apresentados na aula, no material de apoio ou, se preferir, busque outras referências confiáveis. Em seguida, selecione os recursos necessários e dê início à confecção do seu material didático, considerando a intencionalidade pedagógica e a faixa etária da Educação Infantil ou dos anos iniciais do Ensino Fundamental. (1º ao 5º ano).
3º) Registro fotográfico da experiência
Para ilustrar a atividade, capture duas fotos do processo:
Foto 1: Os materiais que você vai utilizar para a elaboração do seu recurso didático.
Foto 2: O recurso didático pronto.
4º) Elaboração do relato reflexivo
Nessa etapa, você deverá produzir um relato entre 10 e 20 linhas, discutindo sobre o processo de criação do seu material didático e descrevendo como o material construído pode contribuir para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Explique por que escolheu essa área, qual foi sua inspiração para a construção do recurso, quais foram os objetivos pedagógicos considerados e de que forma o material favorece a aprendizagem de forma lúdica, significativa e inclusiva. Compartilhe também suas percepções sobre o processo criativo, os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos. Por fim, ilustre o seu relato com duas fotos do material confeccionado, destacando seus elementos visuais e possibilidades de uso em sala de aula.
5º) Entrega:
Utilize o formulário padrão e envie o seu arquivo.
Observação: é necessário anexar somente as fotos do processo (materiais utilizados e recurso finalizado).
