
PORTFÓLIO - GERON - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECREAÇÃO E LAZER - 53_2025
PORTFÓLIO - GERON - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECREAÇÃO E LAZER - 53_2025
O lazer é reconhecido como um direito social e uma dimensão essencial da qualidade de vida, especialmente no processo de envelhecimento. Para além do entretenimento, ele contribui para o desenvolvimento pessoal, o fortalecimento de vínculos sociais, a preservação da autonomia e a valorização da identidade da pessoa idosa. A vivência do lazer, quando planejada de forma acessível, criativa e respeitosa, pode promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento social.
A nossa atividade Mapa terá como objetivo proporcionar a vocês acadêmicos do curso Tecnólogo em Gerontologia, a vivência prática de planejamento, mediação e avaliação de uma atividade recreativa com pessoas idosas, considerando aspectos biopsicossociais do envelhecimento e os princípios do lazer como direito social.
Descrição da atividade: você, aluno, organizará uma atividade em grupo ou uma oficina de lazer voltada a pessoas idosas da sua cidade, pode ser uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), Centros de convivência, CRAS, UBS ou grupos comunitários, grupo de idosos da igreja, entre outros. A atividade pode ter foco em expressões lúdicas, artísticas, culturais ou corporais, desde que respeite a autonomia, os interesses e as capacidades dos participantes.
Leia com atenção as etapas da atividade:
Etapa | O que você vai fazer | Por que isso é importante |
1 | Escolher e indicar um lugar onde a atividade será realizada. (ex: instituição, grupo, espaço onde há idosos etc). | Para ter um local adequado e seguro onde a oficina será realizada. |
2 | Conversar com a equipe ou com os idosos. Descobrir o que eles gostam e o que podem fazer. | Para entender o que é possível fazer com o grupo e respeitar seus limites. |
3 | Planeje a atividade (ex: jogos, dança, música, roda de conversa etc), pense nos materiais que serão necessários e faça uma descrição detalhada. | Para chegar preparado no dia e garantir que tudo funcione bem. |
4 | Realizar a atividade planejada com os idosos e registrar o momento com duas fotos. (sem expor o rosto dos participantes). | Para colocar em prática o que foi aprendido e oferecer um momento feliz. |
5 | No final, conversar com os participantes: “Você gostou da atividade? Se sentiu bem?” | Para saber se a atividade deu certo e aprender com a experiência. |
6 | Elabore um breve relatório descrevendo o que foi realizado, como foi a participação do grupo e o que você faria diferente numa próxima oportunidade. | Para registrar sua experiência e mostrar o que você aprendeu. |
“Boa sorte na atividade! Que seja uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizados!”
Orientações:
- O envio da atividade MAPA deve ser realizado através do Formulário Padrão, disponível no ambiente da disciplina, no ícone: Materiais da Disciplina.
- Antes de iniciar a atividade, assista ao vídeo de orientação disponível no ambiente da disciplina.
- Em caso de dúvidas, acione seu professor mediador.
