
PORTFÓLIO - COMEX - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS À GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR - 53_2025
PORTFÓLIO - COMEX - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS À GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR - 53_2025
Olá, estudante!
Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Imersão Profissional: Estratégias Aplicadas à Gestão do Comércio Exterior. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, a atividade consiste na elaboração da internacionalização de um produto.
A internacionalização de uma empresa ou produto envolve a expansão da marca e/ou produto para além das fronteiras geográficas de um país, com o objetivo de alcançar novos mercados e clientes. O profissional de Comércio Exterior desempenha um papel fundamental nesse processo, utilizando seus conhecimentos e habilidades para auxiliar e/ou conduzir a empresa nesse caminho.
Assim, você foi contratado por uma empresa que quer iniciar as suas atividades no mercado internacional. Ela delegou para você a atividade de exportar suco de uva para a Argentina. Assim, você tem o desafio de preparar este produto para o mercado argentino. O primeiro passo é fazer a pesquisa de mercado e verificar a viabilidade da exportação para esse mercado. Em seguida, prepara o produto para a exportação. Para este desafio, você desenvolverá as etapas:
Modelo a seguir seguido:
- PESQUISA DE MERCADO
GEOGRÁFICA: Pesquisar as características geográficas, como a localização, clima e extensão territorial. A finalidade é descobrir informações para adaptar as camisetas ao mercado argentino, por exemplo, camisetas de manga longa ou curta, escolher o material que atenda às necessidades, um tecido mais quente ou mais frio que atenda às necessidades do clima frio ou quente.
INSTRUÇÕES SOCIAIS: Pesquisar se o sistema político é democracia, parlamentarismo ou monarquia. E escolher algumas informações que você considere relevantes para a internacionalização e preparação do designer da camiseta, como educação, índice de alfabetização, religião, condições e estilos de vida, música, dança, cinema, culinária, idioma, economia etc. O intuito é obter informações para que as camisetas sejam consumidas pelos argentinos, por exemplo, as cores que correspondam à bandeira ou ao time de futebol.
PESQUISA COM O MERCADO CONSUMIDOR: Pesquisar os hábitos de compra e a concorrência no mercado do país. O intuito é verificar como os argentinos consomem suco de uva.
ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS: Pesquisar os veículos publicitários utilizados na Argentina, como e-commerce, veículos publicitários, amostras, catálogos, materiais publicitários e estratégias de distribuição. O intuito é verificar como os sucos de uva serão divulgados na Argentina.
- DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Após a pesquisa de mercado, chegou o momento de você preparar este produto para a exportação, com o intuito de concluir o processo de internacionalização:
UVA DO SUCO DE UVA: As uvas escolhidas para a exportação do suco de uva são Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère, porque são as uvas mais consumidas em suco de uva no mundo. O suco de uva será feito somente com a fermentação da uva e estabilizantes químicos, sem adição de açúcar.
DESIGNER DA EMBALAGEM DO SUCO DE UVA: A garrafa será na cor verde-escuro, que remete à cor da uva verde, folhas e árvore. Ou será transparente para que o consumidor possa ver a cor do suco. O aluno explicará a escolha do designer do produto.
COR E/OU CORES: As cores do suco de uva dependerão da uva. Por exemplo, a Cabernet Sauvignon possui tons de vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. A Merlot tende a ser de cor mais violácea, próxima ao roxo. Carménère possui cor vermelha cereja com reflexos violetas.
EMBALAGEM: As cores da caixa possuirão as cores da bandeira da Argentina em uma metade – azul, branco e o desenho do sol – e, na outra metade, as cores da bandeira do Brasil: amarelo, verde e branco. Isso remete ao acordo e às negociações entre os dois países.
Na embalagem, obrigatoriamente, devem constar a descrição da composição do produto, a forma de fabricação, o ano em que o produto foi fabricado, a data de validade, a concentração da taxa alcoólica, o fornecedor (exportador), endereço e CNPJ.
A embalagem deve estar traduzida para o espanhol e para o inglês.
PERFIL DO CONSUMIDOR (CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTOS, MASCULINO, FEMININO ETC.): Adultos e idosos que possuem o hábito de apreciar a bebida alcoólica.
