
Por fim, a consolidação de uma cultura de Compliance não é um evento pontual, mas um processo contínuo
Por fim, a consolidação de uma cultura de Compliance não é um evento pontual, mas um processo contínuo
Por fim, a consolidação de uma cultura de Compliance não é um evento pontual, mas um processo contínuo, que exige da Alta Administração disciplina, consistência e coragem. Isso inclui, entre outras ações, participar ativamente de processos de investigação interna, garantir a confidencialidade dos canais de denúncia, reconhecer e premiar comportamentos alinhados aos valores da empresa, além de revisar e aprimorar constantemente as políticas e os procedimentos de Compliance. Assim, o comprometimento da Alta Direção deixa de ser uma exigência formal e se torna, efetivamente, o alicerce para uma gestão ética, sustentável e voltada para a criação de valor de longo prazo.
[Texto elaborado pelo professor da disciplina].
INSTRUÇÕES
O primeiro texto trata do papel da alta administração no contexto do Compliance, enquanto o segundo texto trata da temática do “Tone at the Top”.
Com base nos textos apresentados, bem como nos conteúdos estudados na disciplina, elabore um texto dissertativo de 10 a 20 linhas, no qual você deve explicar a importância do comprometimento da Alta Administração para a efetividade de um programa de Compliance.
No seu texto, procure discutir:
- O papel do exemplo e da liderança no fortalecimento da cultura organizacional.
- A relação entre o suporte da Alta Direção e a credibilidade do Compliance dentro da empresa.
Bons estudos!
