
Outras reações químicas simples podem reforçar esse diagnóstico. Quando adicionamos vinagre (ácido acético) ao solo que contém carbonatos (como calcário), ocorre uma reação
Outras reações químicas simples podem reforçar esse diagnóstico. Quando adicionamos vinagre (ácido acético) ao solo que contém carbonatos (como calcário), ocorre uma reação
Outras reações químicas simples podem reforçar esse diagnóstico. Quando adicionamos vinagre (ácido acético) ao solo que contém carbonatos (como calcário), ocorre uma reação de efervescência — liberando gás carbônico (CO₂) — que indica a presença desses sais alcalinos. Já o bicarbonato de sódio, uma base fraca, pode ser usado para neutralizar solos muito ácidos, liberando também gás carbônico ao reagir com ácidos presentes, o que serve como indicativo da acidez.
Nesta atividade, os estudantes devem investigar amostras de solo com base em princípios da química analítica, aplicando conhecimentos teóricos e práticos para compreender como a ciência pode contribuir para uma agricultura mais sustentável, produtiva e consciente.
1.1. Objetivo geral e específicos da atividade
Investigar as propriedades químicas de diferentes amostras de solo (real ou simulado) com base nos princípios da química analítica agrícola, avaliando sua qualidade e adequação para o cultivo, e relacionando os resultados com práticas sustentáveis no agronegócio.
- Determinar parâmetros como pH, presença de íons principais, salinidade e matéria orgânica.
- Relacionar os resultados obtidos com a fertilidade do solo.
- Identificar possíveis correções ou intervenções necessárias.
- Desenvolver habilidades de coleta de dados, interpretação e redação científica.
- METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Os materiais a serem utilizados são:
-Amostras de solo de diferentes áreas (horta, jardim, área urbana, etc.)
-Solução indicadora de pH: repolho roxo
-Água destilada
-Filtro de papel ou coador
-Recipientes de vidro ou plástico (copos transparentes)
-Colher ou espátula
-Vinagre, bicarbonato de sódio
Para avaliação do pH a partir do indicativo de cor pelo extrato de repolho, utilize os seguintes materiais:
-Folhas de repolho roxo (cerca de 3 a 4 folhas)
-Água filtrada (aproximadamente 250 mL)
-Panela ou recipiente para aquecer
-Filtro de papel, peneira ou pano limpo
Para o preparo do indicador natural de repolho roxo, siga as seguintes etapas:
1.Corte as folhas do repolho em pedaços pequenos.
2.Coloque os pedaços em uma panela e adicione água suficiente para cobri-los.
3.Aqueça até ferver por cerca de 5 a 10 minutos, até que a água fique com uma cor roxa intensa.
4.Desligue o fogo e deixe esfriar.
5.Coe a solução para retirar os pedaços de folha, ficando apenas o líquido roxo: este é o seu indicador de pH natural.
As atividades experimentais propostas para determinação do pH, acidez e presença de sais são:
1.Coleta e preparação das amostras: Coletar solo de pelo menos 2 locais distintos e anotar local, características físicas e uso anterior do solo.
2.Preparação dos extratos do solo: Misturar solo com água destilada (relação 1:2), agitar e filtrar.
3.Análise do pH: Em um recipiente transparente, coloque uma pequena quantidade da amostra líquida a ser testada (≈ 1 colher de chá de extrato de solo). Adicione algumas gotas do indicador de repolho roxo e observe a mudança de cor que ocorre. Siga a Figura 01 para interpretação das cores e pH.
4.Teste qualitativo de íons: Adicione cerca de 10-15 mL (≈ 1 colher de sopa) de vinagre (ácido) em uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (indicando carbonatos). Em outra amostra, adicione 1 colher de chá de bicarbonato, 2 colheres de sopa de água e uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (reação ácido-base indicando acidez).
5.Teste de matéria orgânica (qualitativo): Observações sensoriais como cor, cheiro, textura e presença de matéria orgânica aparente (fragmentos vegetais).
- RELATÓRIO
Com base nas análises realizadas nas amostras de solo coletadas, prepare individualmente um relatório técnico (Tabela 01) que responda à pergunta: o que é possível inferir sobre a fertilidade, acidez, presença de sais ou matéria orgânica desses solos? Relacione seus resultados com os princípios da química analítica agrícola e proponha, com base em fontes confiáveis, ao menos duas medidas de correção ou manejo sustentável que poderiam melhorar a qualidade do solo analisado.
Tabela 01. Itens obrigatórios na elaboração do relatório técnico.
Introdução | Conceito de química analítica agrícola e sua importância no diagnóstico de solos |
Objetivos | Geral e específicos da atividade |
Materiais e Métodos | Descrição detalhada do procedimento experimental |
Resultados | Tabelas com observações, cores, reações, medidas de pH |
Discussão | Interpretação dos resultados: relação pH–fertilidade, presença de íons |
Conclusão | Avaliação final da qualidade dos solos e propostas de correção ou manejo |
Referências | Fontes teóricas utilizadas dentro das normas ABNT |
Anexos | Fotos do experimento, mapas de localização |
INFORMAÇÕES GERAIS:
- A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA;
- Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade Mapa, que está disponível em FÓRUM - Vídeos Explicativos, assista com atenção para compreender o processo de desenvolvimento de sua resposta;
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
ATENÇÃO:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e também no calendário da disciplina.
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