
Olá, pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão do Planejamento e Mídias.
Olá, pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão do Planejamento e Mídias.
MAPA - MDIG - GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MÍDIAS - 54_2024
Olá, pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão do Planejamento e Mídias. Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria.
Então, vamos lá?
“Quando se trata de negócios, em qualquer área, o planejamento é o orientador que nos conduz a ter maior segurança e, consequentemente, efetividade no que vamos empenhar. A sua ausência pode desperdiçar energias vitais para o sucesso da proposta. O planejamento se tornou tão evidente e necessário, que independentemente da área em que você deseja atuar, faz-se necessário dominar esse processo e, mais que isso, é a partir da sua organização, enquanto um profissional estratégico, que você poderá construir relevância e reconhecimento.” (Zardenunes, 2024, p. 133).
Fonte: ZARDENUNES, S. Gestão e Planejamento de Mídias. Sônia Zardenunes. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 216 p.
A contemporaneidade é marcada por inúmeras características sociais, culturais, tecnológicas, comunicacionais, econômicas entre outras. De certa forma, os mais diversos eixos e campos do desenvolvimento humano, se encontram, se impulsionam, se alteram, se somam e se transformam.
As mudanças constantes da sociedade, bem como os avanços tecnológicos e as novidades sociais e culturais, influenciam nossas mídias e produções. O “[...] Comportamento do consumidor, das tendências do mercado e das tecnologias emergentes [...], são pontos a serem observados para as estratégias e planejamentos de mídia.
“[...] o plano de mídia é, basicamente, um documento que contém os objetivos, as estratégias e as táticas, ou ações, que devem ser colocadas em prática para solucionar um problema do cliente (anunciante).” (Zardenunes, 2024, p. 136)
É isso que vamos trabalhar, estudar e discutir agora nessa atividade MAPA. Vamos começar?
Seguindo o modelo de Planejamento de mídia apresentado no material didático, unidade 4 no tema de aprendizagem 6, suponha que você foi contratado por uma empresa (da sua região, nacional ou fictícia), para elaborar um Planejamento de Mídia para um produto ou serviço específico.
| BRIEFING |
| Apresente as informações como se tivesse realizado o Briefing da empresa - Em até 5 linhas, apresente a empresa (real ou fictícia), seu segmento e tempo de mercado (real ou fictício); o nome e características do produto/serviço; e a missão, visão e valores da empresa. |
| MERCADO |
| Descreva o mercado atual, oportunidades e ameaças/riscos. |
| CONCORRÊNCIA |
| Elabore quais marcas ou produtos que estão em competição direta com sua empresa e qual seu diferencial (do produto ou serviço). |
| PÚBLICOS |
| Defina as características demográficas ideais: idade, classe social, nível de escolaridade, gênero e localização. |
| OBJETIVO |
| O que se deseja alcançar com este plano? |
| ESTRATÉGIAS |
| Como alcanço o(s) objetivo(s)? Com quais estratégias, meios, veículos e por quê? |
| TÁTICAS |
| Qual número de inserções em determinado veículo? Por quanto tempo? Em qual praça? Qual o investimento em cada meio e veículo? |
| CRONOGRAMA |
| Defina em dias ou semanas e sinalize a ação que será realizada. |
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Bons estudos! Sucesso!


