FECHAR

O uso de inovações tecnológicas, da internet e da inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade

R$30,00
Enviar Mensagem

O uso de inovações tecnológicas, da internet e da inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade

QUESTÃO 38

"O uso de inovações tecnológicas, da internet e da inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade; o mundo está cada vez mais conectado, e a dependência dos usuários nessas ferramentas está cada vez mais presente. Nesse sentido, a programação e a codificação de algoritmos; o compartilhamento e tráfego de dados, de informações e de comunicações precisam atender certos cuidados éticos, de vigilância, de equidade e de controle, pois o ambiente virtual e tecnológico, além de possibilitar resultados positivos e vantajosos, também pode trazer muitos riscos e danos aos usuários" (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 3).

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025.

A citação aponta para a crescente inserção das tecnologias digitais e da inteligência artificial no cotidiano social, enfatizando a interdependência entre os usuários e esses sistemas. Com a automação de processos e decisões, o cenário tecnológico se torna uma força transformadora das práticas sociais, inclusive no campo educacional. Essa presença massiva exige um cuidado redobrado com as formas como os dados são coletados, tratados e utilizados, dada a possibilidade de impactos éticos, legais e sociais nos diferentes contextos em que os algoritmos operam. A IA, ao prometer eficiência e personalização, também desafia os princípios de justiça e igualdade, especialmente quando aplicada a ambientes sensíveis como o educacional.

 

Nesse sentido, os autores chamam atenção para a necessidade de vigilância e controle ético nos processos de desenvolvimento, codificação e aplicação dos algoritmos. Esses sistemas, mesmo que concebidos para melhorar processos, podem refletir e reforçar preconceitos estruturais, caso não sejam cuidadosamente projetados. Por isso, pensar sobre o uso da IA na educação demanda uma análise crítica sobre os possíveis riscos e benefícios que seu uso pode acarretar. Os sistemas digitais não são neutros, e a forma como operam tem implicações diretas sobre a equidade no acesso à informação, à aprendizagem e ao desenvolvimento social.

De que forma a citação sugere que o uso de inteligência artificial e tecnologias digitais pode afetar negativamente os usuários, especialmente no contexto educacional?

Alternativas

Alternativa 1 - Ao limitar o acesso a dispositivos tecnológicos apenas às instituições privadas de ensino.

Alternativa 2 - Ao oferecer respostas automáticas e personalizadas para estudantes com dificuldades.

Alternativa 3 - Ao gerar dependência dos usuários sem riscos, pois opera com base em dados neutros.

Alternativa 4 - Ao permitir o uso irrestrito de dados pessoais sem vigilância, gerando riscos éticos e sociais.

Alternativa 5 - Ao desestimular o uso de materiais didáticos impressos e tradicionais.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu