
O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
QUESTÃO 12
"O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados recursos facilitadores para melhorar a interação com os jogadores com DI, como a história sendo explicada por um personagem, um agente controlador que regula a dificuldade com base nas dificuldades do jogador e controles intuitivos para auxiliar o desempenho do aluno na parte de coordenação motora" (Pereira et al., 2024, p. 886).
Fonte: PEREIRA, P. R.; BORGES, H. B.; MATOS, S. N.; TORRENS, I. C. Desenvolvimento de um jogo educacional utilizando inteligência artificial para o ensino de pessoas com deficiências intelectuais sobre a cadeia produtiva de alimentos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024.
A aplicação de tecnologias digitais no campo da educação especial tem ganhado destaque à medida que se buscam soluções inclusivas e adaptativas que respeitem as necessidades específicas de alunos com deficiência intelectual. O uso de jogos educacionais como ferramenta pedagógica é uma dessas soluções, pois combina interatividade, ludicidade e estímulo cognitivo em uma mesma experiência de aprendizagem. No caso do jogo Jornada da Colheita, apresentado na citação, a abordagem centrada na acessibilidade evidencia um cuidado metodológico ao incorporar elementos facilitadores – como narrativas mediadas por personagens e controles simplificados – que auxiliam na superação de barreiras motoras e cognitivas. Isso demonstra o potencial de ambientes virtuais para tornar o conteúdo mais compreensível, envolvente e acessível a todos os estudantes, independentemente de suas limitações.
O diferencial da proposta está na utilização de inteligência artificial para personalizar o nível de dificuldade do jogo conforme o desempenho do jogador, por meio de um agente controlador. Essa funcionalidade promove a autonomia e o engajamento do aluno, garantindo que ele seja desafiado dentro de suas capacidades. O tema da cadeia produtiva de alimentos, além de curricularmente relevante, contribui para a formação crítica e cidadã ao situar o aluno em discussões relacionadas à produção, distribuição e consumo de alimentos. Assim, a interseção entre tecnologia, acessibilidade e educação alimentar oferecida por Jornada da Colheita representa uma experiência significativa, favorecendo a inclusão efetiva e o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual no ambiente escolar.
Segundo a citação, qual é a principal contribuição do uso da inteligência artificial no jogo educacional voltado a alunos com deficiência intelectual?
Alternativas
Alternativa 1 - Substituir a mediação do professor nas atividades de ensino e avaliação dos conteúdos.
Alternativa 2 - Proporcionar uma estética mais atrativa ao jogo, com gráficos de alta resolução e trilha sonora interativa.
Alternativa 3 - Garantir que os alunos adquiram conhecimentos técnicos sobre programação e desenvolvimento de jogos.
Alternativa 4 - Permitir a adaptação automática da dificuldade do jogo com base nas habilidades e necessidades dos alunos.
Alternativa 5 - Oferecer uma experiência de competição entre jogadores com e sem deficiência, promovendo a integração social.
