
O estudo conclui que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização
O estudo conclui que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização
QUESTÃO 75
O estudo conclui que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização de seus usuários. Recomenda-se uma abordagem ética e colaborativa para garantir que a IA contribua para uma educação mais justa. Isso envolve desde cuidados técnicos nas fases de treinamento e implementação até a abertura de canais de comunicação entre desenvolvedores e usuários.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025.
Para que a IA contribua para uma educação mais justa e eficaz, o artigo sugere um conjunto de ações e posturas. Sobre as ações que encontram respaldo no estudo, analise as afirmativas a seguir:
I. Desenvolver práticas de reparação algorítmica.
II. Assegurar que as tecnologias utilizadas sejam justas, confiáveis e transparentes.
III. Promover a colaboração entre educadores, desenvolvedores, formuladores de políticas e alunos.
IV. Proibir o uso de dados históricos no treinamento de algoritmos, utilizando apenas dados gerados em tempo real.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
