
O agricultor, satisfeito com os bons resultados na produtividade da plantação, decidiu expandir sua área de cultivo para aumentar
O agricultor, satisfeito com os bons resultados na produtividade da plantação, decidiu expandir sua área de cultivo para aumentar
O agricultor, satisfeito com os bons resultados na produtividade da plantação, decidiu expandir sua área de cultivo para aumentar a produção de milho na próxima safra. Para isso, ele adquiriu um novo terreno próximo à sua propriedade, conforme mostra a Figura 1, e precisa obter sua área total para realizar o planejamento de compras de fertilizantes e insumos.
Figura 1. Mapa de localização da nova área de plantio adquirida pelo agricultor.
Como engenheiro agronômo responsável pela área de plantio, você recebeu a missão de cálcular a área do novo terreno adquirido pelo agricultor. Durante a análise do espaço, você percebeu que a forma do terreno pode ser modelada matematicamente.
Ao análisar o mapa da propriedade (Figura 1), você notou que a borda do terreno segue o comportamento de uma função matemática, onde a função é dada por:
- Utilizando seus conhecimentos de cálculo integral, determine a área total do novo terreno, resolvendo a seguinte integral definida:
- Após obter a área, converta o resultado para hectares, considerando que 1 hectare equivale a 10.000 m², e informe ao agricultor a nova área total disponível para o plantio de milho.
Parte 2: Cálculo - ótimização do uso de fertilizantes
A partir de agora o agricultor deseja determinar a quantidade ideal de fertilizante para maximizar a sua produtividade. Em estudos experimentais indicaram que a produtividade agrícola P(x) (em toneladas por hectare) pode ser modelada pela seguinte função matemática:
onde x representa a quantidade de fertilizante aplicada (kg/hectare).
Para encontrar o ponto ótimo de aplicação de fertilizante, resolva as seguintes questões:
1) Determine a quantidade de fertilizante, descrito por x, que maximiza a produtividade agrícola, utilizando as aplicações de derivada.
2) Utilize o conceito de segunda derivada para justificar a quantidade de fertilizante, encontrada no item 1, que gera um ponto de máxima produtividade.
3) Substitua o valor encontrado no item 1 na equação P(x) para calcular a produtividade máxima de milho que o agricultor pode obter utilizando a quantidade ideal de fertilizante encontrado.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


