
No nível institucional, as tecnologias de IA podem contribuir para a deslegitimação das eleições, alimentando muita desconfiança em torno delas.
No nível institucional, as tecnologias de IA podem contribuir para a deslegitimação das eleições, alimentando muita desconfiança em torno delas.
QUESTÃO 37
No nível institucional, as tecnologias de IA podem contribuir para a deslegitimação das eleições, alimentando muita desconfiança em torno delas. Por fim, no nível mais amplo e sistêmico, a IA pode tornar o autoritarismo mais competitivo, sobretudo pela inexistência de menos restrições ao desenvolvimento de tais tecnologias em regimes não democráticos.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025.
De acordo com o texto, no que se refere como a Inteligência Artificial pode ameaçar a democracia nos níveis institucional e sistêmico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - No nível institucional, promove a confiança nas eleições; no nível sistêmico, fortalece a cooperação internacional.
Alternativa 2 - No nível institucional, gera desconfiança sobre as eleições; no nível sistêmico, torna o autoritarismo mais competitivo.
Alternativa 3 - No nível institucional, facilita a participação cidadã direta; no nível sistêmico, promove os direitos humanos globalmente.
Alternativa 4 - No nível institucional, otimiza a alocação de recursos públicos; no nível sistêmico, enfraquece regimes não democráticos.
Alternativa 5 - No nível institucional, aumenta a transparência dos processos governamentais; no nível sistêmico, garante a igualdade entre regimes políticos.
