
MAPA - RAD - MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA - 53_2025
MAPA - RAD - MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA - 53_2025
MAPA DE MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA
Instruções iniciais:
1. UTILIZE o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "MATERIAL DA DISCIPLINA" (coluna direita do seu Studeo). Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na "Sala do Café".
ETAPA 01
A mamografia é considerada o principal método de rastreamento do câncer de mama e tem papel fundamental no diagnóstico precoce da doença, sendo considerada o método mais eficaz para reduzir a mortalidade por essa neoplasia e aumentando consideravelmente as chances de sobrevida do paciente. O exame, no entanto, requer atenção a aspectos técnicos, indicações clínicas e limitações do método, logo, o domínio dessas interpretações é fundamental para a atuação segura e eficaz do profissional de saúde.
Fontes: CARVALHO, D. C. N. de. Mamografia e Densitometria Óssea. Florianópolis: Arqué, 2025
INCA, Instituto Nacional do Câncer. Mamografia: da prática ao controle. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_mamografia.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.
Diante do exposto, responda:
1.1 COMENTE as principais indicações clínicas para a realização da mamografia e como elas se diferenciam entre rastreamento e diagnóstico.
1.2 DESCREVA as principais categorias da classificação BI-RADS e sua relevância para a conduta clínica.
1.3 CITE e DISCORRA duas alterações benignas e duas alterações malignas que podem ser identificadas pelo exame de mamografia.
1.4 EXPLIQUE quais exames complementares são indicados para confirmação diagnóstica e investigação adicional das alterações malignas.
ETAPA 02
Analise o relato de caso a seguir:
Paciente do sexo feminino, 64 anos, menopausada há 12 anos, com queixa de dor lombar recorrente. Refere histórico materno de fratura de quadril aos 70 anos. Nega tabagismo, mas faz uso crônico de corticoides por bronquite asmática. O clínico solicita uma densitometria óssea de coluna lombar e fêmur proximal. O exame apresenta T-score de -2,7 em coluna lombar e -2,5 no colo do fêmur.
Diante do exposto, responda:
2.1 COMENTE o provável diagnóstico da paciente com base nos critérios da OMS para densitometria óssea.
2.2 DESCREVA quais fatores de risco essa paciente apresenta para perda de massa óssea.
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES DENTRO DO MODELO DE MAPA.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_mamoedenso_PedroSilva.pdf.
