FECHAR

MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

O termo e-book é simplesmente a abreviatura de eletronic book (livro eletrônico). Em sua pesquisa, Mello Junior (2006) afirma que o ebook é definido pela Association of American Publishers como sendo “uma Obra Literária sob a forma de objeto digital, consistindo em um ou mais standards de identificação, metadata e um corpo de conteúdo monográfico, destinado a ser publicado ou acessado eletronicamente” (FURTADO, 2006, p. 52 apud MELLO JUNIOR, 2006, p. 322). Esta definição, segundo o autor, torna evidente a preocupação com a proteção do conteúdo. Talvez esta situação seja resultado do fato de que a utilização do e-book se deu inicialmente para designar os livros impressos digitalizados. Mais tarde, verificou-se que podem ser criados e-books sem um correspondente impresso, ou seja, a obra pode ser totalmente produzida em meio digital. Poderiam também conter recursos hipertextuais ou multimidiáticas, o que o transformaria num complexo digital multimídia (MELLO JUNIOR, 2006).  

Esta possibilidade transcende o conceito de livro e explicita as diferenças entre os dois formatos, e-book e livro impresso, ao mesmo tempo “parece haver uma necessidade de, ao referir-se ao texto digital compará-lo ao livro, valendo-se deste como metáfora para esta nova configuração. Ocorre que, em muitos aspectos, o que se convencionou chamar de e-book difere enormemente do livro impresso” (MELLO JUNIOR, 2006, p.322). Mello Júnior estabelece que a própria interface é um diferencial, já que o e-book é caracterizado por um conjunto de dados expressos numericamente em código binário, que necessita tanto de uma interface gráfica, um software, quanto de um hardware e de uma fonte de energia para que possa ser acessado pelo leitor. Por este fato, o autor apresenta o fenômeno do e-book em suas partes, sendo o “hardware” o conjunto de mecanismos que permitem a visualização e manipulação dos conteúdos eletrônicos. O “software” composto pelos formatos Markup, que permitem a elaboração do conteúdo e Layout, que permite a visualização, a leitura e a proteção do arquivo no hardware. E, ainda, o “conteúdo”, formado pelo conjunto de textos utilizados, sejam eles originários de livros impressos ou diretamente criados em meio digital, acrescidos ou não de recursos hipertextuais ou multimidiáticos. Fica evidenciado que o e-book em muito difere do livro impresso, mas que nesta transição, em termos de mídia, o que muda é o suporte e “ao invés do conteúdo da obra ser recepcionado pelo leitor nas páginas de papel ele o será em telas” (MELLO JUNIOR, 2006, p. 17). 

  

MIRANDA, M. B.; SOUSA, L. O e-book como mídia do conhecimento. In: Seminário leitura de imagens para a educação: múltiplas mídias, 6., 2013, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: [s.n], 2013, p. 139-150. 

Considerando a importância e a praticidade do compartilhamento de informações, a proposta deste MAPA será o desenvolvimento de um e-book com o tema: O USO DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL (IA) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. Sua pesquisa para produção do e-book deverá ser feita apenas nas seguintes fontes: 

- Livro Novas Tecnologias na Educação;
- Texto: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA, disponível no material da disciplina ou no link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85900

-  Texto: O DESAFIO DAS TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES, disponível no material da disciplina ou no link: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/?format=html

- Texto: Inteligência Artificial na Educação e Ética, disponível no material da disciplina ou no link: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242

Para a produção deste e-book alguns passos e informações precisam ser seguidos:

a) Abra o programa Word.

b) Na barra de Ferramentas, configure as margens para: Superior 2 cm x Inferior 2 cm x Direita 2 cm x Esquerda 2 cm.

c) Tamanho da página: A4 (21 cm x 27,9 cm).

d) Orientação da página: Retrato. Fonte: Arial.

e) Insira na página 1:  

- Uma imagem com o tema Tecnologia na Educação (faça a busca da imagem nos seguintes sites: https://pixabay.com/pt/ ou https://www.pexels.com/pt-br/). 

-Seu nome completo e RA (tamanho da fonte 14).

- Título do seu e-book (tamanho da fonte 16).

- Polo e Estado (tamanho da fonte 14).

f) Insira na página 2:

-Seu nome Completo e RA (Tamanho da fonte 14).

-Título do seu e-book (Tamanho da fonte 26).

- Pedagogia EAD Unicesumar -Final da Página (Tamanho da fonte 14).

g) Insira na página 3:  

-Dedicatória (mínimo de 5 e máximo de 8 linhas).

h) Insira na página 4: 

 - Sumário (tamanho da fonte 14)

Introdução..........................................página (tamanho da fonte 14)

Desenvolvimento...............................página (tamanho da fonte 14)

Conclusão..........................................página (tamanho da fonte 14)

Referências........................................página (tamanho da fonte 14)

i) Insira na página 5: 

- Introdução (tamanho da fonte 14)
Seu texto da introdução deve ter de 10 a 15 linhas e responder as seguintes perguntas:
Como a IA pode contribuir nas práticas pedagógicas no ambiente escolar?
 Como a tecnologia pode romper para uma aprendizagem mais efetiva para os alunos? 

Corpo do texto (tamanho da fonte 12).

j) Insira nas páginas 6 e 7: 

- Desenvolvimento (tamanho da fonte 14) 
Seu texto do desenvolvimento deve ter duas páginas e responder as seguintes perguntas: 

 -De que maneiras práticas os educadores podem integrar ferramentas de IA em suas aulas para personalizar o ensino e atender às necessidades individuais de aprendizagem dos alunos? 

-Quais são os principais desafios éticos e práticos (como privacidade de dados, viés algorítmico e risco de plágio) que as instituições de ensino precisam enfrentar ao adotar a IA como recurso pedagógico? 

-Como a utilização da IA pode transformar o papel do professor, permitindo que ele atue como um mediador e curador do conhecimento? 

-De que forma a IA pode ser empregada para desenvolver habilidades essenciais do século XXI, como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas complexos, em vez de apenas automatizar tarefas repetitivas? 

-Como garantir que a implementação de tecnologias de IA na educação promova a equidade e a inclusão, evitando o aprofundamento das desigualdades digitais e sociais entre os estudantes? 

(Apresente em seu texto citações diretas e/ou indiretas). 

Corpo do texto (tamanho da fonte 12). 

  1. k) Insira na página 8: 

- Conclusão (tamanho da fonte 14)
Seu texto da conclusão deve ter de 20 a 25 linhas e apresentar os seguintes itens: 

-Resumo dos pontos principais (reforce brevemente as ideias ou aprendizados mais importantes abordados no e-book). 

- Reflexão final (apresente um fechamento para o conteúdo tratado). 

Corpo do texto (tamanho da fonte 12).

l) Insira na página 9:  

Referências (tamanho da fonte 14)

-Apresente as referências dos materiais utilizados.

  m) Salve seu trabalho no formato PDF e envie o arquivo no campo de resposta do MAPA.


Observações:
- Não teremos formulário padrão para esse MAPA.
- Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade MAPA na Sala do Café.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com seu(a) professor(a) Mediador(a). 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu