
MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025
MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025
MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025
Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que combinem um propósito didático claro com inovação tecnológica, de forma a tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e conectado à sua realidade.
Ao mesmo tempo, o uso de materiais físicos manipuláveis também desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática. Recursos concretos, como jogos de tabuleiro, blocos lógicos, sólidos geométricos e outros materiais táteis, ajudam os alunos a construir significados a partir da experimentação e da visualização, promovendo o raciocínio lógico, a abstração e o pensamento matemático de forma mais acessível e envolvente.
No ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda há lacunas quanto à oferta de recursos adequados – tanto digitais quanto físicos – para muitos objetos de conhecimento. Por isso, como futuro docente de Matemática (e educador em campos interdisciplinares), você será desafiado, nessa atividade MAPA, a pensar o uso de tecnologias digitais e materiais manipuláveis como estratégias complementares, sempre com intencionalidade pedagógica, criando propostas que realmente contribuam para resolver problemas concretos de aprendizagem e promover uma compreensão significativa dos conteúdos.
Assim, seu desafio nessa atividade MAPA será:
Etapa 1 – Análise do Problema:
- Ler o material didático e refletir sobre a necessidade contemporânea de materiais didáticos digitais e/ou materiais físicos manipuláveis.
- Identificar um objeto de conhecimento e uma habilidade da Matemática (BNCC) que careça de recursos digitais/físicos eficazes.
Etapa 2 – Desenvolvimento de Solução:
- Escolher uma plataforma ou ferramenta digital (por exemplo: Scratch, Wordwall, PhET ou kahoot) ou material físico manipulável para criar um recurso educacional digital/físico (jogos, blocos lógicos, sólidos geométricos, simulação, aplicativo, animação, mapa interativo etc.) que promova a aprendizagem ativa de um conteúdo matemático.
Etapa 3 – Elaborar um Plano de Aula que contemple:
- Segmento e série/ano de escolarização.
- Objeto de conhecimento escolhido (segundo a BNCC).
- Habilidade escolhida (segundo a BNCC).
- Objetivo(s) de aprendizagem.
- Estratégias de ensino/aprendizagem (indicando a intencionalidade pedagógica do recurso criado).
- Evidência(s) de aprendizagem esperada(s).
- Descrição de como o recurso digital/físico será utilizado.
Etapa 4 – Redigir um texto dissertativo de 20 a 30 linhas respondendo, de maneira integrada (sem tópicos), às seguintes questões:
- Como a criação do recurso proposto resolve o problema apresentado?
- De que forma o recurso promove a aprendizagem ativa e significativa?
- Quais foram os principais desafios encontrados no desenvolvimento do recurso?
- Como garantir que a tecnologia/material físico empregada(o) não seja um fim em si mesma, mas um meio de potencializar a aprendizagem?
- Que habilidades docentes você acredita ter desenvolvido ao realizar essa atividade?
Orientações Gerais:
- Utilizar o formulário padrão MAPA (template disponibilizado no material da disciplina).
- O recurso criado deve ser funcional (link de acesso e/ou evidência de criação obrigatórios).
- O texto deve respeitar as normas da ABNT, ser corrido (sem tópicos) e estar entre 20 e 30 linhas.
Observações:
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
- Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
- No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
- Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
- Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12 e atividades a mão livre não serão aceitas!
- Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo".
- Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

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