
MAPA - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025
MAPA - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025
Educação Antirracista e Valorização das Culturas Africana e Afro-Brasileira na Escola
Objetivo da atividade:
Refletir sobre o papel da escola na construção de uma educação antirracista e desenvolver estratégias pedagógicas que valorizem as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros na formação da sociedade brasileira.
Etapa 1 - leitura de apoio sugerida.
Realizar a leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais disponível na pasta do Material da Disciplina e também por meio do link a seguir: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf
Realizar a leitura da LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Disponível por meio do link a seguir: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
Etapa 2 - Interpretação e Reflexão Escrita (Síntese de ideias em forma de texto).
Responda às questões norteadoras (em forma de texto) com base nas leituras sugeridas e em seus conhecimentos. Seu texto deve conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e ser desenvolvido no TEMPLATE disponível no Material da Disciplina.
A. Qual a relação entre a Lei 10.639/2003 e a promoção de uma educação antirracista?
B. Por que é necessário desenvolver ações pedagógicas específicas para valorizar a cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar?
C. Quais estratégias práticas podem ser usadas em sala de aula para combater estereótipos racistas e promover o pertencimento racial?
D. Você conhece autores(as), artistas ou intelectuais negros(as) que poderiam ser trabalhados(as) em projetos escolares? Cite ao menos dois e justifique a escolha.
Etapa 3 – Atividade de Aplicação Pedagógica:
Elabore uma sequência didática de 2 a 3 aulas para uma turma do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) ou médio sobre um tema relacionado à cultura afro-brasileira (ex: religiões de matriz africana, culinária, literatura negra, movimentos sociais negros, etc.). A definição do tema precisa ser coerente com a turma escolhida. Sua sequência didática deve conter:
1. Tema Geral:
Escolha um tema claro e relevante.
Exemplo: A presença africana na formação do Brasil ou Educação antirracista nas escolas.
2. Objetivos de Aprendizagem (Geral e específico):
Defina o que os alunos devem aprender ou desenvolver.
Exemplo: Identificar contribuições culturais, sociais e políticas dos povos africanos.
Analisar os impactos do racismo estrutural na educação brasileira.
Desenvolver práticas pedagógicas antirracistas.
3. Justificativa:
Explique por que esse tema é importante para a formação dos estudantes.
Exemplo: Discutir a história da África e a valorização da cultura afro-brasileira permite combater estereótipos, reconhecer a diversidade e promover a cidadania plena.
4. Etapas da Sequência:
Apresente as etapas da sua sequência, confira os exemplos a seguir:
Etapa 1 – Levantamento de Saberes Prévios (hipóteses dos estudantes)
Atividade: Roda de conversa, mural de ideias, nuvem de palavras.
Objetivo: Identificar o que os alunos já sabem e pensam sobre o tema.
Etapa 2 – Exploração de Fontes e Informações
Atividades: Leitura e interpretação de textos, imagens, mapas ou vídeos.
Discussão de documentos históricos ou produções culturais africanas e afro-brasileiras.
Objetivo: Aprofundar o conhecimento histórico e sociocultural com base em fontes confiáveis.
Etapa 3 – Análise Crítica
Atividades: Debate guiado com perguntas provocadoras.
Estudo de caso (ex: como o racismo afeta o cotidiano escolar).
Objetivo: Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação.
Etapa 4 – Produção
Atividades: Criação de um cartaz, podcast, seminário, projeto interdisciplinar, plano de aula antirracista etc.
Objetivo: Sistematizar o conhecimento e propor ações transformadoras.
5. Avaliação:
Apresente como os alunos serão avaliados.
Exemplo: Participação nos debates.
Produções realizadas.
Capacidade de relacionar teoria e prática.
Postura crítica e respeitosa.
6. Recursos e Referências bibliográficas:
Informe quais ferramentas seriam utilizadas, bem como quais materiais seriam consultados.
Exemplo de ferramentas: Canva, Google Docs, Padlet, etc.
Materiais utilizados: Textos acadêmicos, imagens, vídeos (como “A África que os livros não contam”), sites confiáveis (como Fundação Palmares, IPEAFRO, etc.).
Orientações gerais:
- Para desenvolver esta atividade, você deverá utilizar o TEMPLATE que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
- Assista o tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT. Todos os materiais utilizados na elaboração do MAPA devem ser devidamente referenciados.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o mediador".
Bom trabalho!
