
MAPA - HIST - HISTÓRIA ANTIGA - 53_2025
MAPA - HIST - HISTÓRIA ANTIGA - 53_2025
Desde a Antiguidade, o Egito Antigo desperta curiosidade e maravilhamento entre os seres humanos. O estudo acerca dos usos de elementos do Egito Antigo, atualmente, se chama Egiptomania. Acerca deste assunto, a professora Magaret Marchiori Bakos (2003) escreveu:
“Toda a pesquisa sobre egiptomania constitui-se em um trabalho de egiptologia, na medida em que promove o estudo do antigo Egito, sua escrita, técnicas e as diferentes formas de manifestações artísticas por ele inventada. Por egiptomania entendemos a apropriação e a reinterpretação de elementos da cultura egípcia, com vistas à criação de novos significados e usos. Revificação egípcia, estilo do Nilo, faraonismo e egiptomania são expressões diferentes para expressar o mesmo fenômeno, explica Jean Marcel Humbert.
É importante informar que a prática da Egiptomania é um fenômeno mundial e que ela surgiu muito antes da egiptologia. Os visitantes do Egito antigo, os seus vizinhos e contemporâneos, foram os primeiros egiptomaníacos do mundo. Cretenses, fenícios, assírios, persas e, posteriormente, gregos e romanos, milênios antes de Cristo, já levavam para os seus lugares de origens, e davam novos usos, nas suas artes e técnicas, elementos desenvolvidos pelo engenho Egípcio.” (BAKOS, Margaret M. Egiptomania: fragmentos do Egito Antigo no Brasil. ANPUH: XXII Simpósio Nacional de História, João Pessoa, 2003. Disponível em: https://www.anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548177543_ebf4b161dbb033ed077268864ca68279.pdf. Acesso em 04 jun. 2025)
Isto é, a egiptomania é um fenômeno de utilização de elementos do Antigo Egito, mantendo ou não o significado original destes materiais. Atualmente, a egiptomania pode estar presente em filmes (exemplo Príncipe do Egito ou Deuses do Egito), letras de músicas (exemplo Septicflesh – Anubis), videoclipes (Katy Perry – Dark Horse), entre outros diversos materiais.
Diante disso, caro(a) aluno(a), convido você a assumir o papel de um professor de história e elaborar um plano de aula.
Imagine que você assumiu uma turma de sexto ano, do Ensino Fundamental II, que está conhecendo a civilização egípcia antiga e, embora muitos deles achem legal alguns elementos, muitos deles não conseguem perceber o sentido de estudar essa civilização tão antiga atualmente. Neste caso, você teve a ideia de aplicar a egiptomania para retomar os aspectos trabalhados sobre o Egito Antigo. Para isso, você terá que seguir os seguintes passos:
- a) Escolher um material que apresente egiptomania (filme, música, videoclipe, souvenir, literatura etc.).
- b) Montar um plano de aula com os seguintes pontos: Dados da aula (nome do professor, nome da escola – fictício – turma e cronograma), Tema; Objetivos; Conteúdo; Estratégias e Atividades; Materiais necessários; Avaliação.
- c) Referências bibliográficas.
Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá assistir ao vídeo exlicativo, disponível na Sala do Café
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Envie seu MAPA, conforme o Template, disponível no Material da Disciplina
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão.
