
MAPA - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025
MAPA - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025
MAPA - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm transformando os processos educacionais e ampliando as possibilidades de ensino na Geografia. Mais do que inserir ferramentas tecnológicas em sala de aula, é essencial que o professor pense didaticamente sobre como essas tecnologias podem contribuir para uma aprendizagem significativa, crítica e situada, considerando os contextos e as vivências dos estudantes.
Nessa perspectiva, apostando em uma concepção de ensino em que o aluno é ativo na construção do seu próprio conhecimento, torna-se indispensável planejar aulas que articulem o uso das tecnologias com metodologias participativas e investigativas para alcançar os objetivos educacionais.
Considerando essas ponderações, construa um plano de aula para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, organizado a partir de uma situação didática em que a metodologia coloque o aluno como ativo na produção do seu conhecimento e articule ao uso de tecnologias digitais como recurso didático. Para tanto, você deverá elaborar os seguintes itens:
Tema: um tema central que seja relevante e significativo para os alunos, considerando a BNCC para o Ensino Fundamental 2 - 6º ao 9º ano.
Situação geográfica: identifique uma situação real que será estudada pelos alunos.
Situação Problema: formule uma situação problema a ser investigada pelos alunos a partir da situação geográfica apresentada. O problema deve promover a reflexão crítica e a busca de soluções.
Objetivos: estabeleça objetivos claros e específicos, alinhados à BNCC, que orientem a proposta e evidenciem o que se espera que os alunos desenvolvam.
Metodologia: indique a metodologia de trabalho adotada, destacando as estratégias ativas que serão utilizadas, uma vez que, a metodologia deve permitir a participação ativa, colaborativa e criativa dos alunos. Assim, descreva as etapas da aula, destacando o papel do aluno e do professor, e como a tecnologia será integrada.
Recursos Didáticos: escolha ao menos uma tecnologia digital, como site, aplicativo, software, entre outros, que será utilizada para apoiar o desenvolvimento da aula, justificando sua escolha.
Avaliação: defina critérios de avaliação claros e coerentes com os objetivos da proposta. A avaliação deve possibilitar a verificação do desenvolvimento do conteúdo e do envolvimento dos alunos, a qualidade das produções e o raciocínio geográfico construído.
Orientações:
- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da Disciplina.
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).
Bom trabalho!
