
MAPA - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2025
MAPA - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2025
Olá, estudante! Nesta atividade Mapa, vamos refletir sobre a integração entre as áreas de Marketing e Relações Públicas, explorando estratégias de comunicação e construção de imagem institucional.
O Marketing e as Relações Públicas têm objetivos comuns, como a construção e manutenção da imagem da marca, mas suas abordagens podem variar. O Marketing é focado no aumento das vendas e na segmentação de mercado, enquanto as Relações Públicas buscam cultivar uma boa relação entre a organização e seus públicos diversos (internos e externos). A convergência entre essas áreas é fundamental para uma comunicação estratégica eficaz.
As ações de Marketing geralmente envolvem campanhas publicitárias, promoções, marketing digital e a criação de estratégias para atrair e reter clientes. As Relações Públicas, por sua vez, concentram-se em criar um diálogo constante com a mídia, stakeholders, influenciadores e outros públicos relevantes, com o intuito de fortalecer a imagem institucional da marca. Em um cenário atual, onde a transparência e o engajamento são essenciais, a colaboração entre Marketing e RP é ainda mais estratégica.
Fonte: CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 9. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson, 2006.
Analise o Case a seguir:
A empresa "EcoBeauty", uma marca fictícia que se destaca por seus produtos de beleza orgânicos e sustentáveis, está prestes a lançar uma linha de cosméticos ecológicos, com embalagens recicláveis e ingredientes 100% naturais. O desafio é comunicar de forma eficiente esse lançamento, unindo estratégias de Marketing e Relações Públicas.
O Departamento de Marketing está planejando uma campanha digital de influenciadores e anúncios nas redes sociais.
O Departamento de Relações Públicas está preparando uma coletiva de imprensa e parcerias com ONGs ambientais para reforçar a imagem de responsabilidade social da marca.
Você foi contratado para auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada entre Marketing e Relações Públicas, com o objetivo de maximizar o impacto do lançamento e gerar engajamento positivo para a marca. Deste modo, você deverá responder as questões a seguir>
1) Faça uma análise das estratégias de Marketing e RP que seriam adequadas para o lançamento da linha de cosméticos ecológicos da "EcoBeauty". Considere:
-Como integrar as ações de marketing digital (influenciadores, redes sociais, campanhas pagas) com as ações de RP (coletiva de imprensa, parcerias com ONGs)?
-Quais tipos de influenciadores seriam mais eficazes para a campanha, levando em consideração o posicionamento da marca?
-Como garantir que a comunicação transmita a autenticidade e os valores sustentáveis da marca?
2) Desenvolva um plano de ação detalhado, incluindo:
-Objetivos principais da comunicação para o lançamento.
-Estratégias específicas para cada área (Marketing e RP), com ações e ferramentas para cada uma delas.
-Sugestões de KPIs (indicadores-chave de desempenho) para medir o sucesso da campanha integrada.
3) Com base na análise realizada, escreva uma breve reflexão sobre o papel das duas áreas na construção da imagem institucional da marca e como elas podem se complementar para alcançar os objetivos do lançamento.
ATENÇÃO, ESTUDANTE:
- Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do café.
- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download em Material da Disciplina.
- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Qualquer dúvida, entre em contato com a mediação.
Bom Mapa!
