
MAPA - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 53_2025
MAPA - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 53_2025
Instruções para Realização da Atividade
Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do M.A.P.A.;
Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
No ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias e atendimento às normas ABNT.
Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Atividade M.A.P.A.
Olá, estudante, como vai? Espero que esteja bem!
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança enfatiza o papel da Atenção Básica na promoção da saúde e prevenção de agravos, destacando entre suas ações o incentivo à segurança domiciliar para crianças. A primeira infância, que corresponde a idade de 0 – 5 anos de vida, é um período de intensa exploração do ambiente e desenvolvimento motor, mas também de grande vulnerabilidade a acidentes. O domicílio, onde a criança passa a maior parte do tempo, é o local com maior incidência de acidentes nesta faixa etária. A prevenção de acidentes domésticos na primeira infância é um aspecto frequentemente negligenciado, mas que representa causa importante de morbimortalidade infantil. A atuação do enfermeiro na educação das famílias utilizando estratégias simples pode reduzir substancialmente acidentes no ambiente doméstico.
Fonte:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. (pág. 83)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Cadernos de Atenção Básica, n. 33. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Considerando que é atribuição do enfermeiro promover educação em saúde, por meio de abordagem clara, objetiva e linguagem simples, nesta atividade, você, aluno(a) do curso de bacharel em enfermagem deverá desenvolver uma ação de Educação em Saúde para mães do seu bairro. Para realizar esta atividade você deverá escolher um, entre os acidentes domésticos mais comuns na primeira infância, sedo eles: quedas, intoxicação, queimaduras, engasgo por alimentos e corpos estranhos, afogamento, cortes/perfurações e choques elétricos. Após a escolha do tema, você deverá desenvolver um panfleto ilustrativo e explicativo contendo as causas mais comuns que levam ao acidente, locais críticos onde o acidente acontece, os riscos e as formas de prevenção. Imprimir uma quantidade de panfletos e escolher um dia da semana para realizar uma abordagem, nas ruas, de conscientização sobre o tema, entregando às mães o panfleto e realizando orientações. Entre as mães abordadas, conversar com algumas delas e solicitar permissão para fotografar o momento, explicando que a imagem será utilizada apenas para fins estudantil. A atividade deverá ser realizada individualmente.
DICA: Como forma de agradecimento, junto ao panfleto, você pode entregar uma lembrancinha simples com por exemplo um catão, que pode ser feita por você mesmo, uma bala, um Bis. Este ato fortalece a formação de vínculo. (Atividade não obrigatória)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao solicitar autorização das mães para fotografar a ação, você deverá ter em mãos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) disponível no ambiente virtual. O termo tem por objetivo formalizar a autorização do uso de imagem para fins educativos. O termo deverá ser lido e explicado ao convidado pelo acadêmico, e posteriormente assinado pelo acadêmico e pelo convidado.
Etapa 1: Utilize como base de estudo o capítulo 12 do Caderno 33 de Atenção Básica de Saúde da Criança, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e o Guia de Prevenção de Acidentes Domésticos & Guia Rápido de Primeiros Socorros (versão 2020 ou 2021). Você também pode explorar artigos científicos atualizados dos últimos cinco anos e dados epdemiológicos do DATA-SUS. Após decidir qual será o tema do seu panfleto educativo, você deverá DESCREVER, com base nas literaturas, todas as informações que irão compor o folheto educativo e qual será o programa que você irá utilizar para confeccionar o panfleto, como por exemplo: Canva, Power Point etc.
Etapa 2: CONFECCIONAR e IMPRIMIR os panfletos. REDIGIR e IMPRIMIR as cópias do TCLE conforme modelo disponibilizado. ORGANIZAR E ANEXAR as imagens de todo o material desenvolvido e do TCLE devidamente assinado.
Etapa 3: REALIZAR a ação de educação em saúde, no dia escolhido, conscientizando as mães que abordar nas ruas do seu bairro, lembrando de solicitar para uma das mães a autorização do uso de imagem e REGISTRAR a ação por meio de foto 2 FOTOS. Uma foto do momento da ação (que você pode pedir para alguém tirar a foto de você explicando sobre o panfleto para a mãe), e a outra foto no formato de Selfie no local da ação expondo o material utilizado.
Etapa 4: DESCREVER sobre a importância da Educação em Saúde pelo profissional enfermeiro no contexto da Atenção Integral à Saúde da Criança e sobre a importância da conscientização das famílias por meio da Educação em Saúde na prevenção de Acidentes Domésticos, e COMPARTILHAR sobre sua experiência vivenciada durante a ação.
Insira todas as informações e fotos no formulário padrão do M.A.P.A.
