
MAPA - EESP - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53_2025
MAPA - EESP - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53_2025
Leia atentamente o caso a seguir:
Você é professor(a) da EJA em uma escola pública que atende pessoas jovens e adultas em situação de vulnerabilidade social, incluindo estudantes com diferentes tipos de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), como deficiência intelectual, TDAH, e deficiência visual leve. Entre os estudantes, há pessoas com histórico de evasão, baixa autoestima e resistência inicial ao ambiente escolar.
Na primeira semana de aula, percebe-se que alguns alunos têm dificuldades para se expressar, enquanto outros mostram insegurança ao realizar tarefas básicas. A equipe pedagógica decide iniciar a elaboração dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs) e propõe a realização de uma sequência didática interdisciplinar com o tema “Direito à Educação e à Participação Social”.
Fonte: BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025. 224 p. ISBN 978-65-279-0629-2 (impresso); 978-65-279-0630-8 (digital). Base teórica: Unidades 1, 2 e 3, p. 8–76.
Com base no conteúdo estudado, elabore uma proposta de intervenção didático-pedagógica interdisciplinar que atenda às seguintes exigências:
1) Apresente os princípios da andragogia que fundamentarão a proposta.
2) Justifique a escolha desses princípios, relacionando-os ao contexto da Educação de Jovens e Adultos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).
3) Descreva ao menos três estratégias pedagógicas inclusivas, coerentes com os pilares da aprendizagem de adultos com NEE.
4) Explique como a proposta será adaptada às necessidades específicas dos estudantes, considerando: avaliação; linguagem; acessibilidade; envolvimento com o conteúdo.
5) Explique como o Plano de Ensino Individualizado (PEI) será articulado ao planejamento da sequência didática interdisciplinar.
6) Justifique como a proposta contribui para o sentimento de pertencimento e autonomia dos estudantes jovens e adultos.
– A resposta deve conter no mínimo 2 páginas e no máximo 3 páginas, com escrita clara, coesa e fundamentada.
– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT (citações e referências).
– Preencha o formulário padrão da disciplina disponível no ícone “Material da Disciplina” no Studeo.
– Realize o envio no campo específico da atividade.
– Revise com atenção sua escrita antes de enviar. Não serão aceitos arquivos por outros meios, e você terá apenas uma tentativa de envio.
– Em caso de dúvidas, consulte a Sala do Café ou envie uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.
