FECHAR

MAPA - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

MAPA - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

MAPA - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

 

Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas, evidenciando a etiologia multifatorial, ou seja, fatores genéticos e ambientais influenciam no estabelecimento da aprendizagem dos sujeitos.  O diagnóstico de uma criança com transtornos de aprendizagem começa na escola, a partir da observação atenta do professor quanto ao desempenho, mas também de como a criança organiza seu pensamento ao realizar suas atividades.

 

Por não se tratar de algo simples, é fundamental, ao profissional da educação especial, saber identificar os sintomas que podem indicar um transtorno, de modo a iniciar o processo de construção da queixa visando compreender o que acontece com o discente e poder encaminhar de forma adequada para os profissionais responsáveis por fechar o diagnóstico.

 

Neste sentido, apresento um caso para que você avaliar.

 

Ao começar a acompanhar uma turma de 4º ano, você observou que João Eduardo não apresentava avanços na aquisição da leitura e escrita. Notou que o menino passou a se isolar ou a desestabilizar a turma sempre que havia atividades envolvendo registro. Ao examinar o caderno dele percebeu haver trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t, bem como registros de palavras com muito mais letras que o necessário ou com omissões. Nas atividades de leitura, ele a realizada de forma pausada, soletrava com dificuldade e por vezes completava as palavras de forma aleatória. Ainda, João sempre ficava tenso e ansioso quando as atividades eram voltadas para leitura e escrita, mas se destacava quando podia participar oralmente. Constatou também que ele não memorizava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. Ao observá-lo no intervalo, notou que o senso espacial era inadequado a idade da criança, sempre trombando nos colegas, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização dele.

 

Ao recuperar o histórico acadêmico de João Eduardo, observou que a dificuldade em adquirir as competências acadêmicas de leitura e escrita eram evidentes desde o início de sua alfabetização, mesmo com a mudança de metodologias de ensino ofertadas ao discente. Além disso, encontrou uma ata de reunião com a família, na qual os responsáveis pelo aluno relatavam que o mesmo não memorizava o que lhe era dito e tinha dificuldade de compreensão quando precisava ler algo.

 

Agora, vamos fazer!

 

Com base nos dados indicados no caso de João Eduardo, elabore um relatório para ser apresentado a família visando o encaminhamento do aluno para a avaliação especializada.

 

O relatório deverá ser composto pelos elementos destacados por Visca (1991 apud Correa, 2025). São eles: Descrição e situação contextual; Sintomatologia; Descrição e explicação histórica ou sistêmica e descrição e explicação histórica.

 

Para a elaboração, você deverá:

 

- Fazer uma breve introdução do relatório, apontando a sua hipótese sobre o possível transtorno que João Eduardo apresenta;

 

- Elencar as informações do caso de João Eduardo que se encaixam melhor em cada item do modelo de diagnóstico elaborado por Visca (1991 apud Correa, 2025).

 

O relatório deve contar no mínimo uma página e no máximo duas.

 

Bom trabalho!

 

Fonte: CORREA, A. A. Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis: Arqué. 2025.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu