
MAPA - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025
MAPA - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025
Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas, evidenciando a etiologia multifatorial, ou seja, fatores genéticos e ambientais influenciam no estabelecimento da aprendizagem dos sujeitos. O diagnóstico de uma criança com transtornos de aprendizagem começa na escola, a partir da observação atenta do professor quanto ao desempenho, mas também de como a criança organiza seu pensamento ao realizar suas atividades.
Por não se tratar de algo simples, é fundamental, ao profissional da educação especial, saber identificar os sintomas que podem indicar um transtorno, de modo a iniciar o processo de construção da queixa visando compreender o que acontece com o discente e poder encaminhar de forma adequada para os profissionais responsáveis por fechar o diagnóstico.
Neste sentido, apresento um caso para que você avaliar.
Ao começar a acompanhar uma turma de 4º ano, você observou que João Eduardo não apresentava avanços na aquisição da leitura e escrita. Notou que o menino passou a se isolar ou a desestabilizar a turma sempre que havia atividades envolvendo registro. Ao examinar o caderno dele percebeu haver trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t, bem como registros de palavras com muito mais letras que o necessário ou com omissões. Nas atividades de leitura, ele a realizada de forma pausada, soletrava com dificuldade e por vezes completava as palavras de forma aleatória. Ainda, João sempre ficava tenso e ansioso quando as atividades eram voltadas para leitura e escrita, mas se destacava quando podia participar oralmente. Constatou também que ele não memorizava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. Ao observá-lo no intervalo, notou que o senso espacial era inadequado a idade da criança, sempre trombando nos colegas, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização dele.
Ao recuperar o histórico acadêmico de João Eduardo, observou que a dificuldade em adquirir as competências acadêmicas de leitura e escrita eram evidentes desde o início de sua alfabetização, mesmo com a mudança de metodologias de ensino ofertadas ao discente. Além disso, encontrou uma ata de reunião com a família, na qual os responsáveis pelo aluno relatavam que o mesmo não memorizava o que lhe era dito e tinha dificuldade de compreensão quando precisava ler algo.
Agora, vamos fazer!
Com base nos dados indicados no caso de João Eduardo, elabore um relatório para ser apresentado a família visando o encaminhamento do aluno para a avaliação especializada.
O relatório deverá ser composto pelos elementos destacados por Visca (1991 apud Correa, 2025). São eles: Descrição e situação contextual; Sintomatologia; Descrição e explicação histórica ou sistêmica e descrição e explicação histórica.
Para a elaboração, você deverá:
- Fazer uma breve introdução do relatório, apontando a sua hipótese sobre o possível transtorno que João Eduardo apresenta;
- Elencar as informações do caso de João Eduardo que se encaixam melhor em cada item do modelo de diagnóstico elaborado por Visca (1991 apud Correa, 2025).
O relatório deve contar no mínimo uma página e no máximo duas.
Bom trabalho!
Fonte: CORREA, A. A. Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis: Arqué. 2025.
