
MAPA - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
MAPA - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
MAPA - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
O desenvolvimento e a aprendizagem da pessoa com deficiência são temas centrais da educação inclusiva, que busca garantir o acesso e o sucesso escolar de todos os alunos, independentemente de suas necessidades individuais. A educação especial, como modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, complementa o ensino regular, promovendo o máximo desenvolvimento possível dos talentos e habilidades de cada indivíduo. O aluno com deficiência física deve participar das atividades oferecidas pela escola, junto com os outros alunos, desempenhando tarefas ou papeis de acordo com suas possibilidades. Sua participação efetiva irá proporcionar-lhe sentimento de pertencimento ao grupo, garantindo, assim, melhor interação social.
Fonte: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial: Arqué, 2023.
Desse modo, vamos imaginar que você seja um professor especializado em desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiências; irá para aplicar uma aula prática inclusiva aos seus alunos com desenvolvimento e aprendizado comprometido (deficiência intelectual) na escola em que leciona juntamente com um professor regente de determinada disciplina, entregar posteriormente a direção pedagógica um relatório de como instruir o desenvolvimento e aprendizagem desses alunos. Para te auxiliar na elaboração, o diretor compartilhou algumas dicas importantes:
- Conheça e respeite o seu aluno: uma das maneiras mais fáceis de dar sentido ao aprendizado é relacioná-lo com a própria vida do aluno.
- Dê significado ao que será ensinado: alunos com deficiência intelectual irão prestar mais atenção em coisas que fazem sentido para eles.
- Reforço positivo: alunos com deficiência intelectual deve ter reforço positivo mais do que os outros alunos.
Sendo assim, para essa atividade MAPA, você deverá elaborar um plano de aula inclusivo prático no qual deverá conter uma atividade musical, história lúdica, brincadeira relacionado a um conteúdo. Importante relacionar qual a disciplina de sua escolha (apenas uma e uma disciplina). Use a sua criatividade! O MAPA será dividido em duas etapas:
1ª Etapa: Elabore o seu Plano de Aula Inclusivo conforme modelo:
- Plano de Aula Inclusivo (Prática):
Objetivos Gerais:
Conteúdo/Disciplina:
- Atividade:
Atividade aplicada (exemplifique qual e como será desenvolvida a atividade):
- Considerações:
Descreva se o plano é adaptado a realidade da escola, dos alunos. O que plano irá promover aos alunos.
2ª Etapa: Elabore um relatório (texto) de 20 linhas exemplificando como instruir o desenvolvimento e aprendizagem com alunos diagnosticados com deficiência intelectual.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto, atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas, sendo a principal o livro da disciplina. Lembre-se de inserir citações ao longo da sua apresentação.
* Acesse à Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum Tira Dúvidas do MAPA.
