
MAPA - BIOQUÍMICA - 53_2025
MAPA - BIOQUÍMICA - 53_2025
Olá querido(a) aluno (a), espero que esteja gostando e ampliando seus conhecimentos nos estudos de bioquímica.
Em nossa atividade MAPA da disciplina de bioquímica, iremos abordar temas de aulas interdisciplinares entre as disciplinas de biologia e química, que envolvem a profissão de professor de ensino médio.
Para compreender melhor sobre interdisciplinaridade, leia os dois textos abaixo:
Texto 1:
A interdisciplinaridade pode ser entendida como qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas objetivando-se a compreensão de um objeto a partir da confluência de pontos de vista diferentes cujo objetivo final seria a elaboração de síntese relativa ao objeto comum; implica alguma reorganização do processo ensino/aprendizagem e supõe trabalho contínuo de cooperação entre os professores envolvidos.
GATTAS, M. L. B.; FUREGATO, A. R. F. Interdisciplinaridade: uma contextualização. Acta Paulista de Enfermagem. v.19 n.3, p. 323-327, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000300011
Texto 2:
Qual a importância da interdisciplinaridade na educação?
Ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma aprendizagem significativa, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos.
A interdisciplinaridade na educação surgiu justamente como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas, proporcionando um diálogo entre elas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade.
Disponível em: https://sae.digital/tag/interdisciplinaridade-na-bncc/. Acesso em 04 jun. 2025.
INTRUÇÕES
Com base nos textos lidos e nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Biologia e Química, elabore um plano de aula interdisciplinar (entre essas duas disciplinas) para o ensino médio, que articule conteúdos bioquímicos relevantes à prática pedagógica. Utilize a estrutura abaixo para organizar seu plano.
Atividade
Você deverá desenvolver um plano de aula interdisciplinar para o ensino médio integrando as disciplinas de Biologia e Química, com foco nos conteúdos de bioquímica.
O plano de aula deve conter:
- Identificação do colégio (nesse caso pode ser um nome fictício).
- Identificação da disciplina (biologia ou química, ou seja, aquela que você está cursando na graduação para poder atuar).
- Identificação da série (1º, 2º ou 3º ano do ensino médio).
- Identificação do professor (nesse caso é você caro estudante).
- Identificação um tema central, livremente escolhido por você (que seja abordado em algum momento nas aulas conceituais, aulas ao vivo ou seu livro da disciplina de bioquímica), que envolva conteúdos bioquímicos relevantes para a formação dos estudantes. Nesse item, não deixe de apresentar a referência de seu livro didático com o local (paginas) onde se encontra o tema escolhido por você. A apresentação da referência é obrigatória.
São vários os exemplos, como carboidratos, proteínas, lipídios, metabolismo energético, dentre outros.
- Definir os objetivos de aprendizagem: aqui você poderá utilizar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino médio, nas áreas de Ciências da Natureza.
- Especificar os conteúdos a serem trabalhados (dentro do tema escolhido por você, quais conteúdos podem ser abordados em sua aula).
- Descrever a metodologia de ensino: como a aula será conduzida? Que estratégias de aprendizagem serão utilizadas?
- Indicar os recursos didáticos: materiais físicos, digitais ou experimentais que serão empregados.
- Apresentar formas de avaliação: como os estudantes serão avaliados durante ou após a aula?
- Evidenciar a interdisciplinaridade: explicitar como os conhecimentos de Química e Biologia serão articulados a partir da Bioquímica.
Observação:
Caro(a) aluno(a), tenho uma sugestão para você. Utilize BNCC (Base Nacional Comum Curricular) disponível no link abaixo, acessando o item 5.Etapa do Ensino Médio, para auxiliar na construção de seu plano de ensino.
https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
ATENÇÃO:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo no sistema.
- Baixe o referido arquivo no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não
errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de utilizá-lo.
- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras
ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu Studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho
desta atividade e também no calendário da disciplina.
- Todas as fontes utilizadas para a elaboração de suas respostas devem ser devidamente referenciadas ao final do arquivo de resposta. Siga as regras das normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520 para apresentação das citações no texto, e NBR 6023 para a apresentação das referências (fontes consultadas para realizar a
atividade).
- Lembre-se que a cópia de trechos, textos e imagens disponíveis na internet, em livros, no material didático ou em outras fontes é considerada plágio caso não tenha as devidas fontes
e referências. Estude e pesquise pelo assunto a fim de enriquecer sua argumentação teórica sobre o tema.
Um bom trabalho na confecção de seu MAPA.
