
MAPA - AGRON - QUÍMICA AGRÍCOLA E ANALÍTICA - 53_2025
MAPA - AGRON - QUÍMICA AGRÍCOLA E ANALÍTICA - 53_2025
ANÁLISE QUÍMICA DE AMOSTRAS DE SOLO
- CONTEXTUALIZAÇÃO
O solo é um recurso natural essencial para a produção de alimentos, mas sua qualidade pode ser profundamente afetada pelo uso inadequado de insumos, irrigação desequilibrada e práticas agrícolas intensivas. A química analítica agrícola desempenha um papel crucial no diagnóstico da fertilidade e da saúde do solo, permitindo identificar deficiências de nutrientes, níveis de acidez, salinidade e a presença de contaminantes. Com base em análises químicas, é possível propor soluções corretivas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
A avaliação do pH do solo é um passo fundamental na agricultura, pois influencia diretamente a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Uma forma acessível de verificar a acidez ou alcalinidade de uma solução é por meio do uso do repolho roxo como indicador natural. As folhas dessa hortaliça contêm antocianinas, pigmentos sensíveis ao pH, que mudam de cor conforme o meio onde são inseridos: em soluções ácidas, o extrato tende a ficar vermelho ou rosa; em meios neutros, roxo; e em ambientes alcalinos, assume tons azulados ou esverdeados (Figura 01).
Figura 01. Soluções com extrato de repolho roxo funcionando como indicador de pH. (Fonte: https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm)
Outras reações químicas simples podem reforçar esse diagnóstico. Quando adicionamos vinagre (ácido acético) ao solo que contém carbonatos (como calcário), ocorre uma reação de efervescência — liberando gás carbônico (CO₂) — que indica a presença desses sais alcalinos. Já o bicarbonato de sódio, uma base fraca, pode ser usado para neutralizar solos muito ácidos, liberando também gás carbônico ao reagir com ácidos presentes, o que serve como indicativo da acidez.
Nesta atividade, os estudantes devem investigar amostras de solo com base em princípios da química analítica, aplicando conhecimentos teóricos e práticos para compreender como a ciência pode contribuir para uma agricultura mais sustentável, produtiva e consciente.
1.1. Objetivo geral e específicos da atividade
Investigar as propriedades químicas de diferentes amostras de solo (real ou simulado) com base nos princípios da química analítica agrícola, avaliando sua qualidade e adequação para o cultivo, e relacionando os resultados com práticas sustentáveis no agronegócio.
- Determinar parâmetros como pH, presença de íons principais, salinidade e matéria orgânica.
- Relacionar os resultados obtidos com a fertilidade do solo.
- Identificar possíveis correções ou intervenções necessárias.
- Desenvolver habilidades de coleta de dados, interpretação e redação científica.
- METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Os materiais a serem utilizados são:
-Amostras de solo de diferentes áreas (horta, jardim, área urbana, etc.)
-Solução indicadora de pH: repolho roxo
-Água destilada
-Filtro de papel ou coador
-Recipientes de vidro ou plástico (copos transparentes)
-Colher ou espátula
-Vinagre, bicarbonato de sódio
Para avaliação do pH a partir do indicativo de cor pelo extrato de repolho, utilize os seguintes materiais:
-Folhas de repolho roxo (cerca de 3 a 4 folhas)
-Água filtrada (aproximadamente 250 mL)
-Panela ou recipiente para aquecer
-Filtro de papel, peneira ou pano limpo
Para o preparo do indicador natural de repolho roxo, siga as seguintes etapas:
1.Corte as folhas do repolho em pedaços pequenos.
2.Coloque os pedaços em uma panela e adicione água suficiente para cobri-los.
3.Aqueça até ferver por cerca de 5 a 10 minutos, até que a água fique com uma cor roxa intensa.
4.Desligue o fogo e deixe esfriar.
5.Coe a solução para retirar os pedaços de folha, ficando apenas o líquido roxo: este é o seu indicador de pH natural.
As atividades experimentais propostas para determinação do pH, acidez e presença de sais são:
1.Coleta e preparação das amostras: Coletar solo de pelo menos 2 locais distintos e anotar local, características físicas e uso anterior do solo.
2.Preparação dos extratos do solo: Misturar solo com água destilada (relação 1:2), agitar e filtrar.
3.Análise do pH: Em um recipiente transparente, coloque uma pequena quantidade da amostra líquida a ser testada (≈ 1 colher de chá de extrato de solo). Adicione algumas gotas do indicador de repolho roxo e observe a mudança de cor que ocorre. Siga a Figura 01 para interpretação das cores e pH.
4.Teste qualitativo de íons: Adicione cerca de 10-15 mL (≈ 1 colher de sopa) de vinagre (ácido) em uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (indicando carbonatos). Em outra amostra, adicione 1 colher de chá de bicarbonato, 2 colheres de sopa de água e uma pequena quantidade da amostra seca a ser testada (≈ 1 colher de chá de solo) e observe efervescência (reação ácido-base indicando acidez).
5.Teste de matéria orgânica (qualitativo): Observações sensoriais como cor, cheiro, textura e presença de matéria orgânica aparente (fragmentos vegetais).
- RELATÓRIO
Com base nas análises realizadas nas amostras de solo coletadas, prepare individualmente um relatório técnico (Tabela 01) que responda à pergunta: o que é possível inferir sobre a fertilidade, acidez, presença de sais ou matéria orgânica desses solos? Relacione seus resultados com os princípios da química analítica agrícola e proponha, com base em fontes confiáveis, ao menos duas medidas de correção ou manejo sustentável que poderiam melhorar a qualidade do solo analisado.
Tabela 01. Itens obrigatórios na elaboração do relatório técnico.
Introdução | Conceito de química analítica agrícola e sua importância no diagnóstico de solos |
Objetivos | Geral e específicos da atividade |
Materiais e Métodos | Descrição detalhada do procedimento experimental |
Resultados | Tabelas com observações, cores, reações, medidas de pH |
Discussão | Interpretação dos resultados: relação pH–fertilidade, presença de íons |
Conclusão | Avaliação final da qualidade dos solos e propostas de correção ou manejo |
Referências | Fontes teóricas utilizadas dentro das normas ABNT |
Anexos | Fotos do experimento, mapas de localização |
INFORMAÇÕES GERAIS:
- A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA;
- Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade Mapa, que está disponível em FÓRUM - Vídeos Explicativos, assista com atenção para compreender o processo de desenvolvimento de sua resposta;
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
ATENÇÃO:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e também no calendário da disciplina.
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