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 Já a MegaData deseja absorver o máximo de know-how e visa fazer uma integração rápida da equipe com seu próprio time de tecnologia.

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 Já a MegaData deseja absorver o máximo de know-how e visa fazer uma integração rápida da equipe com seu próprio time de tecnologia.

 

 Já a MegaData deseja absorver o máximo de know-how e visa fazer uma integração rápida da equipe com seu próprio time de tecnologia.

 

 Durante as reuniões preliminares a MegaData usa a técnica ancoragem: oferece uma proposta inicial bem abaixo do valor de mercado, tentando ancorar a discussão nesse patamar.

 

 A equipe da TechBlue, já prevendo essa estratégia, havia definido sua BATNA (Best Alternative to a Negotiated Agreement): se o negócio não saísse, buscariam fundos com um investidor de capital de risco interessado.

 

 Na 3ª reunião, usando a Janela de Johari, a TechBlue compartilhou informações que antes eram ocultas: revelou que tinham outro investidor interessado, o que ampliou a percepção da MegaData sobre os riscos de perder o negócio.

 

 Na fase final da negociação, a MegaData pressionou com a tática de Fato Consumado: enviou um contrato pré-redigido, com prazo de resposta de 24 horas, tentando forçar a assinatura rápida.

 

 

 

Situação-Problema da Negociação: ao final, surge um impasse crítico:

 

 

 

A MegaData se recusa a incluir uma cláusula de multa caso descumpra o prazo de autonomia da equipe da TechBlue.

 

Agora, a TechBlue precisa decidir:

 

Aceitar? Contra-atacar? Criar uma contraproposta? Encerrar a negociação?

 

 

 

Você, como especialista em negociação, é contratado pela TechBlue para elaborar um parecer sobre o melhor caminho a ser adotado.

 

 

 

Assim, elabore o parecer, o qual deverá conter:

 

Três táticas de negociação desenvolvidas pelas estratégias de Harvard.

 

Pelo menos três tipos de finalização de negociação (Endgame Strategies).

 

Ao final, desenvolva um “podcast” (GRAVAÇÃO DE UM AÚDIO) explanando o caso concreto, com as estratégias de Harvard que poderiam ser adotadas, os modelos de finalização da negociação, além de uma explicação sobre a possibilidade de aplicação de penalidades por atitudes antiéticas durante a negociação.  

 

 

 

 

 

COMO FAZER ESTA ATIVIDADE - Orientações Importantes

 

Assista ao vídeo explicativo desta atividade, depois da leitura, siga os passos abaixo:

 

Parte 1: Análise, Conhecimento e Organização da atividade

 

1º Leia a reportagem disponibilizada sobre estratégias de negociação frutíferas.

 

2º Acesse o link da reportagem e leia com muita atenção a reportagem completa.

 

3º Assista às aulas conceituais, e, se precisar, conte com os recursos da Biblioteca Virtual.

 

4º Baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade.

 

5º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina.

 

 

 

Parte 2: Planejamento e execução da atividade

 

1º Já leu a reportagem completa?

 

2º Agora separe o material de apoio e os arquivos.

 

3º Elabore o parecer, respondendo às questões A e B, no formulário padrão.

 

4º Grave o “PODCAST” (ou Áudio Simulado) sobre a Negociação apresentada na problematização, e conforme o solicitado na letra C.

 

Conteúdos obrigatórios no áudio:

 

O papel de cada parte envolvida.

 

Conflitos e interesses.

 

Como as técnicas de Harvard foram aplicadas.

 

Reflexão final sobre o resultado e possíveis aprendizados.

 

Modelos de finalização da negociação.

 

Aplicação de penalidades por atitudes antiéticas na negociação  

 

 

 

Recursos: Gravador de celular, Audacity, Anchor, Spotify for Podcasters.

 

5º Após a gravação, faça o upload desta em uma pasta a ser criada no drive, e compartilhe o link desta pasta no formulário padrão.

 

Basta indicar no formulário padrão “LETRA C: link”

 

6º Como Criar e Compartilhar uma Pasta no Google Drive (GMAIL) em modo editor:

 

 

 

Etapa 1: Acessando o Google Drive

 

Abra o navegador de internet (Google Chrome, Firefox, Edge etc.).

 

 

 

Acesse o site: https://drive.google.com

 

 

 

Faça login com sua conta Google (Gmail), caso ainda não esteja logado.

 

 

 

Etapa 2: Criando uma nova pasta

 

No lado esquerdo da tela, clique no botão “+ Novo” (fica no canto superior esquerdo, geralmente em azul ou colorido).

 

 

 

Clique na opção “Pasta”.

 

 

 

Dê um nome à sua pasta (exemplo: "Atividade MAPA - Técnicas de Negociação").

 

 

 

Clique em “Criar”.

 

 

 

Pronto! A pasta agora está criada no seu Drive.

 

 

 

 Etapa 3: Adicionando arquivos dentro da pasta

 

Clique duas vezes na pasta que você acabou de criar para abri-la.

 

 

 

Clique novamente no botão “+ Novo” e escolha:

 

 

 

“Upload de arquivos” (para subir documentos do seu computador);

 

 

 

 Etapa 4: Compartilhando a pasta com permissão de Editor

 

Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse sobre o nome da pasta na lista lateral ou na lista de arquivos.

 

 

 

Escolha a opção “Compartilhar”.

 

 

 

Etapa 5: Conferindo se o compartilhamento está correto

 

Volte para a tela principal do Drive.

 

 

 

Clique com o botão direito na pasta → “Compartilhar” → Verifique se está realmente marcado como “Editor”.

 

 

 

Parte 3: Revisão e Entrega

 

1º Revise o material escrito, leia quantas vezes for necessário, veja se não possui erros gramaticais e ortográficos; por fim, certifique-se de que ele está claro e objetivo.

 

2º Ouça o áudio elaborado.

 

3º Teste o link da pasta do drive abrindo-o em uma aba anônima para garantir que está funcionando.

 

4º Caso não tenha feito antes, baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade.

 

5º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina.

 

6º Poste o arquivo no ambiente do STUDEO, de preferência com antecedência, pois se todos deixarem para a última hora o sistema pode congestionar, sua internet pode oscilar ou ocorrer qualquer outro imprevisto, sendo assim, estudante prevenido vale por 2 e não passa por apuros.

 

7º A atividade será aceita somente pelo STUDEO; atividades fora do prazo não serão aceitas.

 

8º Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo no canal: Fale com Mediador.

 

 

 

 

 

Desejo a você bons estudos!

a

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