
Há quem advogue que o 'tarde demais' seria a criação da Artificial General Intelligence (AGI), a qual seria incompatível com a própria sobrevivência
Há quem advogue que o 'tarde demais' seria a criação da Artificial General Intelligence (AGI), a qual seria incompatível com a própria sobrevivência
QUESTÃO 28
Há quem advogue que o 'tarde demais' seria a criação da Artificial General Intelligence (AGI), a qual seria incompatível com a própria sobrevivência da democracia, em virtude de sua capacidade ampla de gerar consequências não antecipáveis em diversas frentes, gerando riscos existenciais à humanidade.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025.
Com base no texto, quanto à principal preocupação associada à criação da Inteligência Artificial Geral (AGI) no contexto democrático, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - A principal ameaça da AGI seria a fragmentação da esfera pública e a desinformação.
Alternativa 2 - A AGI poderia fortalecer a democracia ao otimizar processos eleitorais e a participação cidadã.
Alternativa 3 - O desenvolvimento da AGI é considerado um passo necessário para a regulação eficaz de outras formas de IA.
Alternativa 4 - A AGI se concentraria apenas em tarefas específicas (narrow artificial intelligence), sem impacto sistêmico na política.
Alternativa 5 - A sua capacidade de gerar consequências imprevisíveis representa uma ameaça existencial à democracia e à humanidade.
