— Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.

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DESCRIÇÃO

— Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.

Singular ocorrência

— Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.

— De preto?

— Justamente, lá vai entrando; entrou.

— Não ponha mais na carta. Esse olhar está dizendo que a dama é uma recordação de outro tempo, e não há de ser muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.

— Deve ter quarenta e seis anos:

— Ah! conservada. Vamos lá; deixe de olhar para o chão e conte-me tudo. Está viúva, naturalmente?

— Não

— Bem; o marido ainda vive. É velho?

— Não é casada.

— Solteira?

— Assim, assim. Deve chamar-se hoje D. Maria de tal. Em 1860 florescia com o nome familiar de Marocas. Não era costureira, nem proprietária, nem mestra de meninas, vá excluindo as profissões e chegará lá. Morava na Rua do Sacramento. Já então era esbelta, e, seguramente, mais linda do que hoje; modos sérios, linguagem limpa.

ASSIS. M. Machado de Assis: seus 30 melhores contos. Rio de Janeiro: Aguiar, 1961.

No diálogo, descortinam-se aspectos da condição da mulher em meados do século XIX. O ponto de vista dos personagens manifesta conceitos segundo os quais a mulher

A) encontra um modo de dignificar-se na prática da caridade.

B) preserva a aparência jovem conforme seu estilo de vida.

C) condiciona seu bem-estar à estabilidade do casamento.

D) tem sua identidade e seu lugar referendados pelo homem.

E) renuncia à sua participação no mercado de trabalho.

Solução

Ao saber mais sobre a mulher, um dos homens pergunta: “Está viúva, naturalmente?” A palavra “naturalmente” sugere que os atributos positivos da mulher são atribuídos à ausência de um homem, como se ela fosse definida pela presença masculina, e não por suas próprias características. Na sequência narrativa, os personagens discutem a mulher sob o olhar julgador do homem, focando em sua aparência, profissão e estado civil.

Alternativa D

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