FECHAR

Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque

R$30,00
Enviar Mensagem

Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque

QUESTÃO 30

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).

Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025.

A introdução do artigo propõe uma análise crítica do momento atual em que a Inteligência Artificial ocupa cada vez mais espaço na vida cotidiana, impactando diretamente as relações humanas e o campo educacional. A citação nos convida a refletir sobre como a ascensão da IA ultrapassa os limites técnicos, desafiando conceitos tradicionais de subjetividade, autonomia e formação humana. Nesse novo paradigma, o processo educativo precisa considerar não apenas o uso instrumental da tecnologia, mas também suas implicações filosóficas e éticas profundas.

 

As práticas pedagógicas, nesse cenário, devem ser repensadas à luz das transformações que a IA traz para a maneira como os sujeitos interagem com o conhecimento, consigo mesmos e com os outros. O artigo propõe que essa reflexão envolva uma abordagem interdisciplinar, integrando filosofia, ética, educação e tecnologia. Com isso, abre-se o debate sobre os fundamentos da formação humana em uma sociedade cada vez mais mediada por algoritmos e decisões automatizadas.

O que caracteriza o “novo paradigma” descrito na citação quanto à relação entre tecnologia e educação?

Alternativas

Alternativa 1 - A substituição definitiva do professor por máquinas programadas para ensinar.

Alternativa 2 - A exigência de uma reflexão ética e filosófica sobre os efeitos da IA na formação humana.

Alternativa 3 - A centralização do conteúdo educacional em plataformas estrangeiras.

Alternativa 4 - A implementação de robôs em salas de aula para controle disciplinar.

Alternativa 5 - A mecanização total do currículo escolar em todos os níveis de ensino.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu