
Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque
Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque
QUESTÃO 30
"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).
Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025.
A introdução do artigo propõe uma análise crítica do momento atual em que a Inteligência Artificial ocupa cada vez mais espaço na vida cotidiana, impactando diretamente as relações humanas e o campo educacional. A citação nos convida a refletir sobre como a ascensão da IA ultrapassa os limites técnicos, desafiando conceitos tradicionais de subjetividade, autonomia e formação humana. Nesse novo paradigma, o processo educativo precisa considerar não apenas o uso instrumental da tecnologia, mas também suas implicações filosóficas e éticas profundas.
As práticas pedagógicas, nesse cenário, devem ser repensadas à luz das transformações que a IA traz para a maneira como os sujeitos interagem com o conhecimento, consigo mesmos e com os outros. O artigo propõe que essa reflexão envolva uma abordagem interdisciplinar, integrando filosofia, ética, educação e tecnologia. Com isso, abre-se o debate sobre os fundamentos da formação humana em uma sociedade cada vez mais mediada por algoritmos e decisões automatizadas.
O que caracteriza o “novo paradigma” descrito na citação quanto à relação entre tecnologia e educação?
Alternativas
Alternativa 1 - A substituição definitiva do professor por máquinas programadas para ensinar.
Alternativa 2 - A exigência de uma reflexão ética e filosófica sobre os efeitos da IA na formação humana.
Alternativa 3 - A centralização do conteúdo educacional em plataformas estrangeiras.
Alternativa 4 - A implementação de robôs em salas de aula para controle disciplinar.
Alternativa 5 - A mecanização total do currículo escolar em todos os níveis de ensino.
