
É fundamental destacar que situações críticas podem surgir de forma inesperada, a qualquer momento, comprometendo gravemente
É fundamental destacar que situações críticas podem surgir de forma inesperada, a qualquer momento, comprometendo gravemente
É fundamental destacar que situações críticas podem surgir de forma inesperada, a qualquer momento, comprometendo gravemente a ordem pública e exigindo uma resposta imediata por parte dos órgãos de segurança. Esses episódios, muitas vezes imprevisíveis, têm o potencial de desestabilizar o ambiente social, provocar pânico coletivo e colocar vidas em risco. Um exemplo claro dessa realidade ocorreu em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no dia 09 de junho de 2025, em que um homem aprisionava, sob graves ameaças, a esposa e a filha de três anos.
Veja a seguir a matéria completa: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/mae-e-filha-de-3-anos-sao-feitas-refens-por-homem-durante-10-horas-no-pr/
Uma mãe e a filha de 3 anos foram feitas reféns por pelo menos 10 horas, entre a noite de domingo (8) e a manhã desta segunda-feira (9), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Segundo a Polícia Militar (PMPR), o ex-companheiro da mulher e pai da criança manteve as vítimas em cárcere privado e sob ameaça.
A ação da polícia iniciou por volta das 23h20 de domingo, após a corporação ser acionada por terceiros que relataram que um homem estaria ameaçando incendiar a casa da ex-companheira.
Ao chegarem ao local, as equipes teriam encontrado a casa trancada, com o homem mantendo a ex-companheira e a filha sob ameaça. O agressor teria utilizado objetos como colchões e uma geladeira para bloquear portas e janelas, dificultando o acesso dos policiais. Havia ainda gasolina espalhada pela garagem e no interior da casa. Para a polícia, isso era um indício de que o homem pretendia cometer homicídio seguido de suicídio.
O autor se rendeu apenas por volta das 9h30 desta segunda-feira, após horas de negociações. Mãe e filha foram liberadas sem ferimentos. Elas receberam atendimento médico e estão bem, conforme a PMPR.
O homem também recebeu atendimento médico e, em seguida, foi encaminhado à delegacia.
Equipes de apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e a equipe de negociação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atenderam à ocorrência.
Com base na notícia apresentada e analisa, responda:
- a) Qual terminologia é conferida ao homem que aprisionou e ameaçou a esposa e a filha, e qual subcategoria ele se enquadra?
b) A terminologia empregada à mulher e à criança está correta? Fundamente sua resposta.
c) Por ter contexto familiar, era necessário o acionamento de todas as equipes descritas na reportagem?
d) Qual a diferença entre refém e vítima?
