Dando continuidade com o caso da criança Josué, após analisar os materiais escolares, a psicopedagoga precisa prosseguir com os demais passos do diagnóstico clínico, baseado na epistemologia convergente. Assim observe o fluxograma abaixo:

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Dando continuidade com o caso da criança Josué, após analisar os materiais escolares, a psicopedagoga precisa prosseguir com os demais passos do diagnóstico clínico, baseado na epistemologia convergente. Assim observe o fluxograma abaixo:

QUESTÃO 8
Dando continuidade com o caso da criança Josué, após analisar os materiais escolares, a psicopedagoga precisa prosseguir com os demais passos do diagnóstico clínico, baseado na epistemologia convergente. Assim observe o fluxograma abaixo:
QUE 196009 367080 1
Fonte: Sampaio (2020, p. 21).

O passo do “quadro A” deve ocorrer no final do diagnóstico para não contaminar previamente a percepção do psicopedagogo no início da avaliação. Sampaio (2020) nos diz que essa etapa deve ser conduzida pelo psicopedagogo de forma a deixar a vontade tanto o sujeito em atendimento, quanto seus responsáveis, para que não se sintam como se estivessem respondendo a um questionário rígido e formal.

SAMPAIO. S. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. 7ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2020. p143.
Agora pensando agora sobre o “quadro B” segundo Weiss (2001, p.140), “Ao final do diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do paciente e sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive”.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
No caso da criança Josué, foi possível constatar com o terceiro sistema de hipótese, que está no processo de assimilação, que é predominante acomodativo em relação a sua aprendizagem. Com isso, a psicopedagoga deve retomar os três sistemas de hipóteses, prosseguindo, poderá refutá-los ou acrescentar outras possibilidades de observação e análise.

Leia as alternativas e assinale corretamente a que corresponde ao conteúdo do quadro A e a que corresponde ao conteúdo do quadro B:

Alternativas

 Alternativa 1 - Quadro A: anamnese (avaliação importante que deve ocorrer somente no início do diagnóstico independente da linha teórica do psicopedagogo) e Quadro B: informe diagnóstico/devolução (relato da análise dos resultados nas diferentes áreas ou domínios/comunicação verbal feita ao final de toda a avaliação).

 Alternativa 2 - Quadro A: anamnese (avaliação importante que deve ocorrer no final do diagnóstico para registrar a queixa da não aprendizagem e coletar os dados pessoais do sujeito atendido) e Quadro B: informe diagnóstico/devolução (relato da análise dos resultados nas diferentes áreas ou domínios/comunicação verbal feita ao final de toda a avaliação).

 Alternativa 3 - Quadro A: anamnese (entrevista com foco mais específico, considerada como um dos pontos cruciais de um bom diagnóstico, visando colher dados significativos sobre a história do sujeito na família, integrando passado, presente e projeções para o futuro) e Quadro B: aplicação das técnicas projetivas (atividades em que é solicitado que o sujeito faça desenhos ou uma representação acerca de uma dada situação).

 Alternativa 4 - Quadro A: anamnese (entrevista com foco mais específico, considerada como um dos pontos cruciais de um bom diagnóstico, para colher dados significativos sobre a história do sujeito na família, integrando passado, presente e projeções para o futuro) e Quadro B: informe diagnóstico/devolução (relato da análise dos resultados nas diferentes áreas ou domínios/ relato aos familiares e ao paciente dos resultados obtidos ao longo do diagnóstico). (Gabarito Oficial)

 Alternativa 5 - Quadro A: provas operatórias (recurso avaliativo para investigar o desenvolvimento cognitivo de uma criança em conformidade a sua faixa etária) e Quadro B: informe diagnóstico/devolução (relato da análise dos resultados nas diferentes áreas ou domínios/comunicação verbal feita ao final de toda a avaliação)

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho