
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da disciplina de Avaliação Nutricional, como está o estado nutricional do paciente? Conforme os dados
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da disciplina de Avaliação Nutricional, como está o estado nutricional do paciente? Conforme os dados
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da disciplina de Avaliação Nutricional, como está o estado nutricional do paciente? Conforme os dados antropométricos do paciente, qual o diagnóstico nutricional e o que é possível verificar de risco? Lembrando que, para o diagnóstico nutricional, é necessária uma avaliação detalhada.
Nesse cenário, é fundamental que o nutricionista tenha em mente a importância de uma anamnese nutricional detalhada para conhecer os hábitos alimentares do paciente, a rotina diária e o estilo de vida. Nesse aspecto, é essencial que o estudante de Nutrição entenda que a alimentação, assim como o comportamento do indivíduo – o qual pode ser modificável – pode ajudar a ter um envelhecimento saudável, qualidade de vida e prevenir as doenças crônicas.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Pensando que você é o nutricionista da UBS comentada acima e considerando a importância de identificar o estado nutricional do paciente precocemente, com sinais sugestivos de deficiências nutricionais – lembrando que podem ser detectadas nos estágios iniciais com o uso da avaliação nutricional – , assim, para obter informações acerca do estado nutricional do paciente, é fundamental uma adequada análise da história clínica e dos componentes apresentados da avaliação do estado nutricional.
Para essa atividade, você deverá realizar a leitura dos Temas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Com esse objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder a cada item apresentado a seguir. Para fazer um diagnóstico nutricional a partir das informações obtidas na anamnese nutricional, utilize os conhecimentos adquiridos através da leitura do livro da disciplina e reprodução das aulas conceituais e ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade mapa:
Questões a serem respondidas:
- A) APONTE o(s) método(s) que você usaria para conhecer o hábito alimentar do paciente, explique o porquê de tal escolha e a importância desses métodos.
B) EXPLIQUE o que é avaliado em cada método escolhido, bem como suas vantagens e desvantagens.
C) APONTE quais características devem ser avaliadas pelo profissional nutricionista no exame físico em relação aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente quanto ao cabelo, pele e tecido subcutâneo. COMENTE quais seriam as características em condições normais que deveriam ser apresentadas pela paciente em relação ao cabelo, pele e tecido subcutâneo.
D) EXPLIQUE a partir dos componentes apresentados no caso clínico, de avaliação do estado nutricional (história alimentar, exame físico e medidas corporais), quais são os fatores, doenças ou carências nutricionais associados a tais condições? Exemplo: no jantar o paciente consome chá-mate e bolacha de água e sal representando uma monotonia alimentar, refeição pobre em nutrientes.
E) EXPLIQUE a partir dos resultados dos exames bioquímicos e os sintomas apresentados pelo paciente qual intercorrência sugerem esta situação? Justifique sua resposta.
F) APRESENTE 5 orientações nutricionais que você poderia fornecer a paciente diante dos sintomas identificados e expostos acima. (Para auxiliá-lo na resolução desta pergunta indicamos o seguinte material para consulta:
Protocolo de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_guia_alimentar_fasciculo2.pdf
OBS.: não se esqueça de responder utilizando o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA:
Sobre o arquivo a ser enviado:
> Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.
> O arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu Studeo no campo "MAPA" dessa disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas formatos PDF e DOC-x são aceitos.
> Somente UM arquivo pode ser anexado no Studeo.
> A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
> Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Avaliação Nutricional_MariaSantos.pdf. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado.
> Verifique se você está enviando o arquivo corretamente. Para arquivos trocados e faltando informações não serão concedidas reaberturas dentro e após o prazo da atividade.
> Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Como enviar o seu arquivo:
> Ao final do enunciado dessa atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar até ela.
> Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
