FECHAR

Camisa polo, shorts acima do joelho, cabelo loiro penteado para o lado e três palavras: o beach venceu.

R$30,00
Enviar Mensagem

Camisa polo, shorts acima do joelho, cabelo loiro penteado para o lado e três palavras: o beach venceu.

 

Camisa polo, shorts acima do joelho, cabelo loiro penteado para o lado e três palavras: o beach venceu. No último ano, Jorginho “do Jeep” foi das profundezas das areias artificiais paulistas até o assento ao lado de Guga em Roland Garros, torneio de tênis parisiense. O personagem que satiriza a Faria Lima acumula milhões de visualizações nas redes sociais; parcerias com marcas como a Lacoste, Jeep e Stanley; e se tornou o único influenciador a fazer um publi post da B3, no Instagram.

 

Para o homem embaixo da peruca, o impacto é o mesmo – senão maior. Fausto Carvalho veio de uma região em São Paulo bem longe do condado da Faria Lima: o município de Diadema, no ABC paulista. Os trejeitos de “faria limer” – as gírias exageradas, a ostentação de roupas de marcas e a presença semanal no beach tennis – vêm de observar a espécie como um verdadeiro antropólogo. “Comecei a entender onde eles vão, o que fazem, o que comem [risos]”, explicou em entrevista exclusiva à EXAME.

 

O imaginário “faria limer” cresceu nas redes sociais de uns anos para cá. É um meme que personifica o "way of life" de quem trabalha no centro financeiro de São Paulo, especificamente na Avenida Faria Lima, que cruza do bairro de Pinheiros até o Itaim Bibi. Perpetuadores de tendências controversas, como o cigarro eletrônico sabor uva e crossfit às 5 da manhã, engloba a geração millennial das startups e os boomers das corporações tradicionais.

 

Da cabeça aos pés, marcas como Lacoste, Tommy Hilfiger e Golden Goose. Às sextas são destinadas a “casual friday”; as conversas são sobre o mercado financeiro, o futuro das criptomoedas e a próxima disrupção econômica; as gírias misturam o paulistês com o inglês. Este resumo serve como exemplo de quais trejeitos Jorge busca para exagerar de um “faria limer”.

 

Fausto tem 15 anos de experiência como animador e passou anos trabalhando dentro de cruzeiros, criando personagens caricatos e até imitando os “maôes” de Silvio Santos para as atividades do navio. “Eu sou do evento, né? Tenho esse lance de conversar com as pessoas”, conta. E foi num evento empresarial em Curitiba, em junho de 2022, que nasceu Jorginho: era um encontro com um público grande de “beach tenistas”, ou jogadores de tênis de praia, então criar um personagem a partir daí parecia a solução lógica.

 

Com uma camiseta apertada demais, desceu os andares do hotel em que ficava e, no meio do caminho, pensou em algumas piadas que poderia soltar para os convidados assim que chegasse. “Acabei falando umas coisas tipo “não tem nem escada rolante aqui, meu, já cheguei cansadão” e também que tinha perdido o meu copo Stanley”.

 

 

 

Fonte: https://exame.com/reportagens-especiais/pop/jorginho-da-rene-o-jeitinho-faria-limer-que-conquistou-o-brasil/#s-ano-fantastico. Acesso em: 17 jun. 2024. (Adaptado).

 

 

 

Os dois textos abordam sobre os frequentadores da Avenida Faria Lima, da cidade de São Paulo, conhecida por ser um centro financeiro e empresarial, abrigando diversas empresas, escritórios, instituições financeiras e sedes corporativas.

 

Diante do que é exposto nesses textos sobre esses frequentadores e se utilizando dos estudos da disciplina, explique os conceitos grupo social, grupo de referência e estereótipo a partir dos “faria limers”.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu