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Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e

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Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e

Objetivo geral 

 

Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e aspectos ambientais – em um estudo técnico-prático completo. A tarefa simula a atuação de um engenheiro/geólogo contratado para dar suporte no diagnóstico de potenciais riscos à estrutura.   

 



ETAPA 1:

Planejamento da investigação geotécnica são realizados para a avaliação do local, no intuito de descobrir características importantes, como a resistência e a compressibilidade do solo, ou quaisquer outras informações essenciais para garantir a segurança de construções e estruturas.  Nesse sentido:



1. Defina o que são métodos diretos.

2. Cite 2 exemplos de métodos diretos .

3. Defina o que são métodos indiretos.

4. Cite 2 exemplos de métodos indiretos.  

 



ETAPA 2:

Durante a investigação geológico-geotécnica de um dique de contenção complementar que será construído a jusante da antiga Barragem de Fundão (Samarco), em Mariana-MG, o geólogo responsável coletou uma amostra indeformada de um horizonte de silte argiloso vermelho-amarronzado (solo residual de gnaisse) em um empréstimo local chamado Cava Sapucaia. 

 

A amostra – retirada com cilindro Shelby – apresentou os seguintes dados de laboratório (dados fictícios) 

 

Dado 

Valor atribuído 

Volume do corpo de prova 

240 cm³ 

Massa antes da secagem 

420 g 

Massa após 24 h em estufa a 105 ± 5 °C   

380 g 

Massa específica da água 

1,0 g/cm³ 

Índice de vazios determinado em ensaio de densidade de partículas 

0,64 

5. Com base nos valores informados durante a investigação, determine: 



a) Massa específica natural da amostra.

b) Teor de umidade. 

c) Massa específica seca. 

d) Porosidade.





ETAPA 3:

Em um cenário hipotético, de chuva prolongada, o engenheiro da equipe suspeita que o talude possa falhar por ruptura circular.



6. Realize uma pesquisa detalhada sobre esse método de ruptura. Apresente sua definição, como ocorre, e como evitar esse tipo de ruptura.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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