
Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e
Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e
Objetivo geral
Avaliar a capacidade do estudante de interpretar, aplicar e integrar os conceitos abordados durante a disciplina de Geologia – de gênese de rochas/solos até instabilidade de taludes e aspectos ambientais – em um estudo técnico-prático completo. A tarefa simula a atuação de um engenheiro/geólogo contratado para dar suporte no diagnóstico de potenciais riscos à estrutura.
ETAPA 1:
Planejamento da investigação geotécnica são realizados para a avaliação do local, no intuito de descobrir características importantes, como a resistência e a compressibilidade do solo, ou quaisquer outras informações essenciais para garantir a segurança de construções e estruturas. Nesse sentido:
1. Defina o que são métodos diretos.
2. Cite 2 exemplos de métodos diretos .
3. Defina o que são métodos indiretos.
4. Cite 2 exemplos de métodos indiretos.
ETAPA 2:
Durante a investigação geológico-geotécnica de um dique de contenção complementar que será construído a jusante da antiga Barragem de Fundão (Samarco), em Mariana-MG, o geólogo responsável coletou uma amostra indeformada de um horizonte de silte argiloso vermelho-amarronzado (solo residual de gnaisse) em um empréstimo local chamado Cava Sapucaia.
A amostra – retirada com cilindro Shelby – apresentou os seguintes dados de laboratório (dados fictícios)
Dado |
Valor atribuído |
Volume do corpo de prova |
240 cm³ |
Massa antes da secagem |
420 g |
Massa após 24 h em estufa a 105 ± 5 °C |
380 g |
Massa específica da água |
1,0 g/cm³ |
Índice de vazios determinado em ensaio de densidade de partículas |
0,64 |
5. Com base nos valores informados durante a investigação, determine:
a) Massa específica natural da amostra.
b) Teor de umidade.
c) Massa específica seca.
d) Porosidade.
ETAPA 3:
Em um cenário hipotético, de chuva prolongada, o engenheiro da equipe suspeita que o talude possa falhar por ruptura circular.
6. Realize uma pesquisa detalhada sobre esse método de ruptura. Apresente sua definição, como ocorre, e como evitar esse tipo de ruptura.
