
Atualmente, novas necessidades têm impulsionado ainda mais o uso de robôs na indústria, especialmente quando se busca maior produtividade e melhoria na
Atualmente, novas necessidades têm impulsionado ainda mais o uso de robôs na indústria, especialmente quando se busca maior produtividade e melhoria na
Atualmente, novas necessidades têm impulsionado ainda mais o uso de robôs na indústria, especialmente quando se busca maior produtividade e melhoria na qualidade dos produtos. Com isso, os primeiros modelos, antes mais simples, evoluíram para sistemas complexos e multifuncionais. Os robôs manipuladores, nesse cenário, ganham destaque por sua capacidade de realizar diferentes tarefas com precisão, manipulando objetos, ferramentas e até adaptando o próprio efetuador final conforme a aplicação.
A introdução de manipuladores robóticos nas linhas de produção permite a execução de tarefas com velocidade e precisão superiores às capacidades humanas, resultando em aumento de produtividade e redução de custos operacionais. Além disso, esses robôs podem operar continuamente, 24 horas por dia, sem necessidade de pausas, o que maximiza a eficiência das operações industriais.
Figura 1 – Braço robótico industrial de soldagem a laser de 6 eixos.
Fonte: Shenzhen Guanhong Automation co, ltd. Disponível em: https://szghauto.en.made-in-china.com/product/DnFUikcMZIhW/China-Industrial-General-Robotic-Arm-6-Axis-Laser-Welding-and-Car-Spray-Automatic-Robot-Arm-with-Machine-Price.html. Acesso em: 14 jul. 2025.
A versatilidade dos robôs manipuladores é evidenciada por sua capacidade de realizar uma ampla gama de tarefas, como soldagem, pintura, montagem e inspeção de qualidade. E, com o avanço da tecnologia, a automação industrial, por meio de manipuladores robóticos, representa um avanço significativo na busca por processos mais eficientes e seguros se tornando uma solução essencial na indústria moderna.
Com o avanço das tecnologias associadas à Indústria 4.0, os manipuladores robóticos têm se consolidado como soluções estratégicas em linhas de produção altamente competitivas. Nesse cenário, a Engenharia Mecatrônica se destaca como uma área-chave, pois fornece a base interdisciplinar necessária para o desenvolvimento, programação e integração desses sistemas autônomos. Esse profissional é capacitado para conectar o mundo físico ao digital, promovendo soluções inovadoras que alinham desempenho técnico, confiabilidade e sustentabilidade operacional. Dessa forma, a Engenharia Mecatrônica não apenas viabiliza a automação por meio de robôs manipuladores, mas também potencializa sua evolução contínua em direção a ambientes produtivos mais inteligentes, flexíveis e adaptáveis.
Referência:
CECCARELLI, M. Fundamentals of mechanics of robotic manipulation. Cham, Switzerland: Springer, 2022.
Conforme o contexto apresentado, realize as etapas a seguir:
ETAPA 1: Elabore uma revisão teórica, com base em fontes confiáveis (livros, artigos, materiais técnicos) sobre:
a) Os principais tipos de manipuladores robóticos empregados na indústria, destacando suas classificações (cartesianos, cilíndricos, esféricos, SCARA, articulados) e respectivas aplicações práticas.
b) Os componentes fundamentais, controladores e linguagem de programação que compõem os sistemas de manipulação robótica, abordando os seguintes aspectos: Graus de liberdade, tipos de atuadores (servomotores, pneumáticos e hidráulicos), sensores (posição, velocidade, proximidade e força), controladores (Teach Pendant) e linguagens de programação (A+ e Python).
ETAPA 2:
Com base nos conceitos estudados, elabore uma proposta de aplicação conceitual para um sistema de manipulação robótica, descrevendo um cenário simulado, a descrição deste cenário e a justificativa técnica da escolha do tipo de manipulador.
Orientação para a realização desta etapa:
Você deve descrever os seguintes itens a serem avaliados:
1-Cenário simulado (Nesta etapa você deve descrever qual será o processo industrial que o robô manipulador irá atuar. (EX: manipulação de peças delicadas, empacotamento automatizado, paletização, organização de itens, entre outros).
2-Descrição do cenário (Nesta etapa, você deve descrever o cenário da sua aplicação (por exemplo: Em um centro de distribuição, é necessário automatizar o processo de paletização de caixas contendo produtos acabados), indicar qual tipo de robô manipulador seria mais adequado (por exemplo: cartesiano, SCARA, articulado etc.).
3- Justificativa técnica da sua escolha com base nas características do cenário apresentado (por exemplo: Para essa aplicação, opta-se por um robô manipulador X por causa da precisão em movimentos no plano horizontal, com graus de liberdade que são adequados para a movimentação etc...)
