
ATIVIDADE DE ESTUDO - SPRIV - GESTÃO DE PATRULHAMENTO, ESCOLTAS, SEGURANÇA PESSOAL E EXECUTIVA - 53_2025
ATIVIDADE DE ESTUDO - SPRIV - GESTÃO DE PATRULHAMENTO, ESCOLTAS, SEGURANÇA PESSOAL E EXECUTIVA - 53_2025
ATIVIDADE DE ESTUDO - SPRIV - GESTÃO DE PATRULHAMENTO, ESCOLTAS, SEGURANÇA PESSOAL E EXECUTIVA - 53_2025
Formalização e Planejamento na Escolta Armada
A formalização do atendimento e o planejamento operacional são indispensáveis para garantir a segurança e a eficiência nos serviços de escolta armada. Entretanto, falhas nesses processos podem comprometer a integridade da operação e a satisfação do cliente. Como as empresas de segurança podem aperfeiçoar seus processos para assegurar uma atuação eficiente e segura?
Compreender a importância da formalização e do planejamento operacional é essencial para garantir a qualidade dos serviços de escolta armada, preservar a integridade da carga e fortalecer a confiança do cliente.
Acompanhe a notícia a seguir:
Vigilantes da escolta armada sofrem atentado em linha ferroviária no litoral de SP; VÍDEO.
Equipe foi alvo de disparos de arma de fogo na madrugada desta quinta-feira (15), em São Vicente (SP).
Uma equipe de vigilantes da escolta armada foi alvo de disparos efetuados por um criminoso, nesta quinta-feira (15), em São Vicente, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito fugiu após o atentado. Ninguém ficou ferido, mas dois carros foram atingidos [...].
A equipe, formada por quatro seguranças, estava monitorando a movimentação de vagões na linha ferroviária na Estrada do Paratinga quando se deparou com um homem que atirou contra o grupo. Os agentes revidaram, mas o suspeito conseguiu fugir.
Apesar de ninguém ficar ferido, dois veículos da empresa foram atingidos pelos disparos. Nas imagens obtidas pelo g1, é possível ver que o vidro da janela de um dos carros se estilhaçou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio pela Delegacia de São Vicente, que solicitou perícia ao local. A pasta ainda informou que investigações estão em andamento para identificar o autor dos disparos.
Segundo apurado pelo g1, no dia anterior, vigilantes registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Cubatão porque escutaram barulhos de tiros e precisaram se esconder para não serem atingidos.
À reportagem, os funcionários relataram que são alvos constantes de ataques e temem as próprias vidas porque os carros da empresa Campseg não são blindados. Procurada pelo g1, a empresa não se manifestou sobre o caso.
A Rumo Logística, concessionária que administra o trecho, apenas confirmou que uma equipe de escolta armada foi alvo de disparos e as viaturas de segurança patrimonial foram atingidas. A empresa não disse se tomará alguma medida em relação ao caso.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/05/15/vigilantes-da-escolta-armada-sofrem-atentado-em-linha-ferroviaria-no-litoral-de-sp-video.ghtml. Acesso em: 17 jun. 2025.
Você já presenciou ou participou de situações em que a ausência de formalização ou de um bom planejamento comprometeu uma operação de segurança? Quais medidas poderiam ter sido adotadas para evitar esses problemas?
Refletindo sobre a atuação das empresas de segurança privada, de que forma o gestor operacional pode aprimorar os processos de formalização e planejamento? Como a tecnologia pode contribuir nesse contexto?
O livro didático e os demais materiais oferecem bases teóricas para fundamentar suas respostas.
AVALIAÇÃO:
Considere a situação hipotética de que você acaba de ser nomeado gestor operacional em uma empresa de segurança privada autorizada a realizar serviços de escolta armada. Considerando as exigências legais, os riscos envolvidos e os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, sua primeira missão é elaborar um protocolo formal de planejamento operacional para as atividades de escolta armada.
Com base nos conceitos abordados na disciplina, elabore uma proposta de protocolo de formalização e planejamento operacional para as escoltas armadas da empresa, contemplando:
- Documentação necessária e requisitos legais para a formalização da operação junto à Polícia Federal.
- Etapas do planejamento logístico e tático da escolta (itinerário, análise de risco, contingências etc.).
- Procedimentos operacionais padrão (POP) para atuação das equipes envolvidas.
- Mecanismos de controle da qualidade e avaliação da eficiência das operações.
Critérios de Avaliação:
A resposta será avaliada com base na clareza, coerência, domínio dos conceitos legais e operacionais, e na capacidade de aplicar esses conhecimentos à realidade prática da segurança privada.
Orientações:
- Ler o conteúdo das unidades II e III.
- Assistir ao vídeo explicativo disponível no Fórum.
- A sua resposta completa deverá ser digitada no campo de resposta a seguir (deixe sua resposta aqui) e não necessita formatação de espaçamento entre linhas, uso de negrito, tipo e tamanho de fonte ou alinhamento das margens. Sugestão: digite sua resposta em um arquivo Word e depois transcreva para o ambiente da atividade.
Boa atividade!
