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ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

Questão 1

Aliada à preocupação com a ecologia e com o desenvolvimento ambiental sustentável, está a preocupação com a vida, ou com a intervenção que se faz sobre a vida neste mundo pós-moderno. A teologia também tem se relacionado com essa temática.

Fonte: GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. Os teólogos precisam defender a validade e a superioridade das Escrituras em relação às ciências voltadas para a bioética, dando a última palavra sobre o assunto.
II. Os teólogos precisam assumir a necessidade de uma postura dialogante e argumentativa, para que a fé tenha seu canal adequado de comunicação e contribuição diante das questões da bioética como ciência.
III. Os teólogos precisam assumir uma postura neutra, deixando que as questões teológicas influenciadas pela bioética se resolvam com bom senso.
IV. Os teólogos precisam reconhecer a autonomia da razão e o pluralismo que afeta não apenas a sociedade, mas a própria teologia.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2

As influências do Iluminismo sobre a teologia tiveram grande impacto até a Revolução Francesa. Após essa época, uma série de desdobramentos distanciou a teologia cristã protestante tanto do Iluminismo, quanto do programa da Revolução, embora suas influências tenham se mantido em alguns pontos. Dentre os movimentos teológicos que contribuíram para a afirmação da teologia na modernidade, e que irão influenciar a nova teologia pós-moderna, podemos considerar, em especial, três deles: o romantismo, o liberalismo protestante e a neo-ortodoxia. Não é nossa intenção esmiuçar cada movimento teológico, pois nosso objeto principal é a transição da modernidade para a pós-modernidade. Contudo, é importante verificarmos seus principais pressupostos, pois fazem parte do caminho sem volta até a contemporaneidade.

Fonte: GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O racionalismo, que antes era altamente valorizado pelos pensadores iluministas e apoiado pelos protestantes, gradualmente passou a ser motivo de constante preocupação.

PORQUE

II. A razão, uma vez libertadora, agora é vista como algo espiritualmente escravizante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
A realização mais importante da proximidade virtual parece ser a separação entre comunicação e relacionamento. Diferentemente da antiquada proximidade topográfica, ela não exige laços estabelecidos de antemão nem resulta necessariamente em seu estabelecimento. "Estar conectado" é menos custoso do que "estar engajado" — mas também consideravelmente menos produtivo em termos da construção e manutenção de vínculos.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido.  Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
O sujeito de desempenho da modernidade tardia não se submete a nenhum trabalho compulsório. Suas máximas não são obediência, lei e cumprimento do dever, mas liberdade e boa vontade. Do trabalho, espera acima de tudo alcançar prazer.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2020.
O indivíduo hipermoderno prefere estar conectado a engajado, e espera encontrar prazer em tudo como condição para isso.
​Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o exposto, considere (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras.

() As regras do jogo são estabelecidas pelo mercado, o que implicar as suas ferramentas, como: marketing, gerenciamento de vendas e controle de produção.
() Uma imagem de Deus comum aos tempos hipermodernos é do libertador dos fracos, pobres e oprimidos contra as forças retributivas do mercado.
() A teologia também tem se ocupado de satisfazer esse indivíduo, buscando conquistar a mente, o imaginário, o desejo e a fé do consumidor.
() A lógica da retribuição, expressa em: você fez por merecer, no âmbito da fé é representado na teologia paulina da graça.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, F.

Alternativa 2:

F, V, F, V.

Alternativa 3:

F, V, V, F.

Alternativa 4:

V, V, F, V.

Alternativa 5:

V, F, V, F.

Questão 4
“Com efeito, o propósito da Bíblia enquanto narrativa não é meramente apresentar conceitos, mas convidar os leitores a mergulharem no mundo da narrativa e se identificarem pessoalmente com os personagens e a trama. Para isso, o teólogo precisa ser um leitor atento aos detalhes e ao movimento da narrativa.
Fonte: ​RODRIGUES, Adriani Miili. Antropologia Teológica Sistemática e teologia pós-liberal: o uso da narrativa bíblica na reflexão sobre a condição humana. Em: Anais do VI Congresso da ANPTECRE.
“A narrativa é central para a explicação da existência cristã, pois a estrutura narrativa mostra a existência humana como a existência de seres contingentes e históricos e pelo fato de ser a forma escolhida por Deus para se revelar. Por causa do caráter narrativo da atividade de Deus e de nossa própria vida, essas narrativas nos falam de Deus e de nós mesmos. A Teologia pós-liberal é, muitas vezes, vinculada à Teologia narrativa e lhe dá a base epistemológica e metodológica.
Fonte: GRENZ, Stanley J; OLSON, Roger E. A Teologia do Século 20. São Paulo: Cultura Cristã, 2000 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A narrativa se torna um novo meio para conceituar a transcendência divina.

PORQUE
II. Deixa espaço para a imanência da existência humana.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
O conceito de pós-modernidade é amplo e abrangente. Para Lyotard, a pós-modernidade seria a condição sociocultural e estética do capitalismo pós-industrial, e estaria relacionada ao rompimento com as antigas verdades absolutas, como o marxismo e o liberalismo, típicas da modernidade. Por outro lado, para Jünger Habermas e Fredric Jameson, o termo pós-modernidade é um fenômeno que expressa, dentre outras coisas, uma cultura de globalização e uma ideologia neoliberal. A base material da pós-modernidade seria, assim, a globalização econômica que se impõe de forma absoluta e eternizada pela lógica do mercado, sendo esta própria a grande e definitiva metanarrativa.
 
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017, p. 73
  
O texto nos fala de algumas conclusões sobre o conceito de pós-modernidade. Podemos afirmar que: 
 
I. A pós-modernidade é caracterizada pela expansão das novas mídias e pela tecnologia. 
II. A pós-modernidade é uma sociedade líquida, ou seja, ela não se sustenta, não é sólida, portanto, se esvazia rapidamente. 
III.  A teologia é o contraponto da pós-modernidade por causa do seu discurso sólido, coerente, absoluta. 
IV. Ao abolir as metanarrativas históricas, a pós-modernidade, favorecida pela globalização econômica, criou a sua própria metanarrativa: a lógica do mercado.  

​A afirmação correta é a:

Alternativas
Alternativa 1:

I

Alternativa 2:

II

Alternativa 3:

III

Alternativa 4:

IV

Questão 6

O conceito de pós-modernidade é amplo e abrangente. Para Lyotard, a pós-modernidade seria a condição sociocultural e estética do capitalismo pós-industrial, e estaria relacionada ao rompimento com as antigas verdades absolutas, como o marxismo e o liberalismo, típicas da modernidade. Por outro lado, para Jünger Habermas e Fredric Jameson, o termo pós-modernidade é um fenômeno que expressa, dentre outras coisas, uma cultura de globalização e uma ideologia neoliberal. A base material da pós-modernidade seria, assim, a globalização econômica que se impõe de forma absoluta e eternizada pela lógica do mercado, sendo esta própria a grande e definitiva metanarrativa.

Fonte: GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A pós-modernidade é caracterizada pela expansão das novas mídias e pela tecnologia.

Alternativa 2:

A teologia é o contraponto da pós-modernidade por causa do seu discurso sólido, coerente e absoluto.

Alternativa 3:

A pós-modernidade se resume a uma sociedade líquida, ou seja, que não se sustenta, não é sólida, portanto, se esvazia rapidamente.

Alternativa 4:

A doutrina evangélica conservadora, que remonta ao século XVI, é constituída por três pilares que fornecem orientações de fé e de vida.

Alternativa 5:

Ao abolir as metanarrativas históricas, a pós-modernidade, favorecida pela globalização econômica, criou a sua própria metanarrativa: a lógica do mercado.

Questão 7
“As análises sociais e econômicas que reputavam uma proeminência do protestantismo sobre o catolicismo no desenvolvimento da população alemã, também foram repudiadas por Troeltsch, que julgava haver “outras razões, mais poderosas do que as religiosas” para esse sucesso (Troeltsch, 1951, p. 71). Da Mata esclarece que Troeltsch:

Concorda com Weber no que diz respeito ao impacto econômico gerado pelo ascetismo intramundano calvinista, mas acredita que outros fatores, tais como a situação econômica peculiar do Ocidente e o desterro dos dissidentes rumo à América, tiveram também a sua importância. Já no campo social, o protestantismo mostrou-se majoritariamente conservador. Apenas grupos batistas radicais defenderam reformas sociais de maior alcance. De resto, conclui Troeltsch, “condena-se rigorosamente o espírito revolucionário” (DA MATA, 2008, p. 245).


Para o teólogo alemão e companheiro de Max Weber, portanto, o protestantismo nada tinha a ver com os grandes avanços do período moderno. Sua tese, inclusive, era de que esses avanços teriam ocorrido a despeito do protestantismo luterano e calvinista. Da Mata (2008) destaca que tais avanços teriam sido, para Troeltsch, um produto indireto e involuntário das ideias religiosas propriamente ditas: “o protestantismo é, em primeira instância, uma potência religiosa, e somente em segunda ou terceira instância uma potência cultural no sentido estrito da palavra. Não se deve estranhar, portanto, que seus verdadeiros efeitos radiquem também no campo religioso” (TROELTSCH, 1951, p. 92).”
 
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017, p. 38.
 
Considerando (V) para verdadeira e (F) para falsa, analise as seguintes afirmativas do texto acima sobre os contrastes entre protestantismo e modernidade:

I. Enquanto Max Weber defende o protestantismo como fundamental para a gênese da modernidade, Ernest Troeltsch defende que a modernidade não necessitou do protestantismo para florescer na Europa.
II. Troeltsch dá ênfase que o protestantismo sempre se mostrou conservador em matéria de avanças e reformas sociais, indo na contramão da modernidade.
III. Os avanços da modernidade na Alemanha foram, no máximo, um produto indireto e involuntário das ideias religiosas luteranas e calvinistas. 

As afirmações I, II e III são respectivamente:
 

Alternativas
Alternativa 1:

V. V. V.

Alternativa 2:

F. V. V.

Alternativa 3:

F. V. F.

Alternativa 4:

F. F. V.

Questão 8
“§ 2º A estrutura do curso de graduação em Teologia assegurará: [...] VI - a valorização das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores voltados para o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade".
Fonte: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN42016.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
Nota-se o esforço por retirar o teólogo do espaço exclusivamente eclesial e por inseri-lo no espaço público. Todavia, se, na igreja, há um lugar específico reservado para o teólogo — a atividade pastoral —, não se sabe exatamente que outros lugares estão previamente destinados ao teólogo. Invariavelmente, ele terá que disputar lugar com habilitados de outras áreas e, às vezes, pior, oferecer seus serviços sem a capacitação suficiente no curso de Teologia ou de atuar voluntariamente, sem ter sua atividade remunerada. Acresce que não existe o reconhecimento da profissão do Teólogo, o que delimita seu espaço de trabalho na sociedade brasileira. A Teologia acadêmica, no Brasil, pretende ser pública, democrática e dialógica.
Fonte: SANCHES, S. de M. O reconhecimento, pelo MEC, de cursos superiores de teologia no Brasil: per l, problemas e desafios. Revista Batista Pioneira, Ijuí, v. 2, n. 1, p. 198, junho 2013.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No Brasil, a Teologia acadêmica acontece no espaço da sociedade brasileira.

PORQUE
II. O teólogo é formado para as atividades intereclesiais como pastor da igreja.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Um dos mais recentes artigos que li no mundo das selfies é sobre poses específicas para selfie. Sim, existem maneiras de você se postar para a fotografia antes de tirar selfies perfeitas. Trouxemos aqui no blog 7 poses para selfie encontradas pela internet. Modelos profissionais e fotógrafos acostumados a tirar fotos dizem que o mais importante é conhecer o seu rosto. Tem lado do rosto da pessoa que é mais fotogênico que outro, tem rostos que são mais quadrados ou mais redondos etc. Vale lembrar que nem todas as poses para selfie se aplicam a todo mundo. Algumas poses para selfie são para o universo feminino, outras são para modelos profissionais e outras são somente para chamar a atenção. A selfie é a face mais onipresente do ensimesmamento do indivíduo nesses tempos hipermodernos.
Fonte: https://www.selfieblog.net/artigos/confira-7-poses-para-selfie-perfeitas/. Acesso em: 26 jun. 2024.
Considerando o exposto sobre os traços desse indivíduo em meio a sua autoexposição contínua, e referente às condições do hiperindividualismo contemporâneo, analise afirmativas a seguir:

I. Vive em busca de sentido permanente em meio aos sentidos múltiplos, provisórios, individuais e grupais.
II. Explora os sentidos de modo a maximizar as sensações providas por experiências individuais.
III. Se apresenta altruísta e disposto a construir uma sociedade onde todos e cada um tem lugar para a sua individualidade.
IV. Explora a fé como um lugar no qual seus interesses e sua própria imagem pessoal sejam fortalecidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
O termo teologia "queer" foi criado pela teóloga metodista argentina, radicada na Escócia, Marcella Althaus-Reid (1952-2009), profunda estudiosa da teologia da libertação. Althaus-Reid concentrou seus estudos teológicos na questão da libertação centrada na condição da discriminação das pessoas de orientação LGBT. Sua obra Indecent theology: theological perversions in sex, gender and politics (2000), a projetou internacionalmente assim como a sua proposta teológica. Em The Queer God (2003), estabeleceu um novo campo no estudo da teologia, acrescentando as teologias feministas e da libertação, a teologia da sexualidade. Atualmente, o professor de Oxford e padre Graham Ward (1955-) e a teóloga e pastora Mona West (1955-) são os expoentes da teologia queer, reinterpretando sexualidades alternativas e as suas acomodações no cristianismo.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Reimpressão - 2018. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
A partir da porção acima analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:

(  ) A teologia Queer é uma proposta de inclusão das diversidades e pluralidades, por isso uma teologia pós-moderna.
(  ) A teologia Queer procura interpretar os textos bíblicos a partir das sexualidades alternativas.
(  ) Segundo a Teologia Queer, Jesus representava uma sexualidade alternativa, estava com as minorias por escolher uma vida de castidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, V

Alternativa 2:

F, V, V

Alternativa 3:

V, V, V

Alternativa 4:

V, V, F

Alternativa 5:

V, F, V

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