Uma das imagens que Paulo utiliza para referir-se à Igreja é a da família. Embora ele não construa sobre essa imagem de conceitos teológicos amplos, a noção de família está presente todas as vezes em que Paulo fala da Igreja como composta de filhos e filhas de Deus.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
Com relação a associação que Paulo faz da Igreja com a família, avalie as afirmações a seguir.
I. Deus como Pai e o povo de Deus como filhos e filhas, pela fé em Cristo (Gl 3.26).
II. O fato do Espírito nos tornar filhos e filhas de Deus, nos aproximando de Jesus. (Gl 4.6)
III. A indicação de que a maternidade é o modo adequado das mulheres servirem a Deus (1Tm 2.15).
IV. O fato do povo de Deus compor o Corpo de Cristo, pela unidade do Espírito (1Co 12.13).
V. A percepção de igualdade da comunidade cristã, a partir do batismo, como irmãos e irmãs (Gl 3.28-29).
É correto o que se afirma em:
O crescimento no estilo de vida messiânico é descrito metaforicamente: a imagem do despir a roupa antiga e vestir a nova – talvez uma alusão ao batismo, talvez uma alusão a textos bíblicos que também usam essa metáfora, como, e.g., Sl 93,1; 104,1; 132,9; Jó 24,19
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
Considerando o uso da metáfora da roupa para o crescimento no estilo de vida messiânico, nesse caso, está relacionado a qual contexto?
A esperança cristã não pode ser confundida com uma atitude passiva resignada ante os fatos da vida, ela é, isto sim, uma antecipação do futuro, este vivido criativamente na imaginação e amado na pré-captação. A Esperança cristã faz irromper no coração humano o desejo por aquilo que ainda não foi vivido, inundando a existência presente de vitalidade. Pode-se, por isso, dizer que, sem Esperança, a vida perverte em apatia.
Fonte: BASTOS, Levy da Costa. Esperança, in: BORTOLETTO FILHO, Fernando (org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A morte, na concepção cristã, é parte da existência humana, fruto do pecado, mas não representa o fim de tudo.
PORQUE
II – Após a morte, a pessoa ficará em um estado intermediário, aguardando a ressurreição dos mortos, na Vinda definitiva de Cristo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores-mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do serviço, para edificação do corpo do Messias; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude do Messias; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente a maquinação do erro; antes, seguindo (praticando) a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que e a cabeça, o Messias, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
A respeito da análise desse texto, segundo Zabatiero, avalie as afirmações a seguir.
I. A igreja tem uma vocação coletiva, por isso Paulo usa a metáfora do corpo.
II. Não há salvação fora da Igreja, um princípio que precisa ser recuperado.
III. A liderança da igreja é a cabeça do corpo, pois orienta o caminho a ser seguido.
IV. A ação da graça divina torna a unidade da Igreja diversa, gerando os diversos ministérios.
V. O carisma divino para as pessoas só é dado para quem estiver obedecendo a Deus.
É correto o que se afirma em:
A luta que os cristãos enfrentam é contra poderes já derrotados, mas ainda não aniquilados, que se manifestam contrariamente ao reinado de Deus. Nessa luta, o papel dos cristãos é resistir (v. 11.13.14) e não se deixar enredar pelos esquemas, artimanhas do diabo e dos poderes celestiais.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
...o fato de que a discussão de 13.1-7 culmina no pagamento de impostos presumivelmente não é acaso. De fato, sabemos por fontes quase contemporâneas que os abusos de taxação indireta causavam crescente inquietação na capital daquele tempo. (...) O não pagamento de imposto mesmo inflacionado por parte de certo número de cristãos poderia bem chamar a atenção das autoridades para as pequenas congregações e pô-las em grave risco.
Fonte: DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
Desde seus primeiros livros, a maioria dos teólogos e teólogas cristãos, de várias correntes e tendências teológicas, têm reconhecido que a compreensão neotestamentária do tempo possui essa característica paradoxal, do fim já iniciado, mas não consumado. As expressões já e ainda não tornaram-se uma expressões comuns nos escritos sobre Escatologia e resumem a visão bíblica...
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
A respeito dessas informações, a ideia de já e ainda não, ela está representada em quais textos bíblicos abaixo?
I. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. (Jo 19.30).
II. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (Jo 10.9).
III. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (G 4.4).
IV. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2).
V. Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; (At 1.7).
É correto o que se afirma em:
Para a maioria das pessoas a literatura apocalíptica representa uma das partes mais fascinantes e, ao mesmo tempo, mais intrigantes das Escrituras. Ao estudar Daniel ou Apocalipse, os leitores sentem que foram transportados a um mundo de conto de fadas, de mitos e monstros, a um ambiente fantástico como o de Tolkien [autor de O Senhor dos Anéis]. O irrealismo dos símbolos e a constante passagem de uma cena misteriosa a outra são bastante confusos. (...) O leitor se vê entre o literal e o simbólico, não sabendo muito bem como explorar essas obras. No entanto, uma vez compreendido como lidar com gafanhotos e hostes demoníacas, bodes de muitos chifres e bestas apavorantes, a literatura apocalíptica se revela como um veículo fascinante e atraente para a apresentação da verdade teológica.
Fonte: OSBORNE, Grant R. A espiral hermenêutica. Uma nova abordagem para a interpretação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2009.
A partir dessas afirmações assinale a opção correta:
O percurso do senhorio, iniciado na encarnação, possibilita ao escravo Messias criar as condições para que o mundo criado por Deus possa experimentar a liberdade nele. O reconhecimento de que uma pessoa tornou-se cristã é medido pela fidelidade ao Messias-Soberano, pela entrega da sua própria subjetividade e identidade ao único Senhor que possibilita uma nova vida. A confissão de que o Messias é o Senhor, publicamente expressa pelo crente por meio de palavras e obras, é o sinal de sua conversão e entrada no Reino do Filho amado.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O desdobramento da fidelidade ao Messias-Soberano é a autoridade que a pessoa tem nesse mundo para conquistar territórios para Deus.
PORQUE
II – A obediência a Jesus implica numa entrega total da vida da pessoa e da comunidade, em humildade e disposição até mesmo de morrer pela causa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
João se apresenta como irmão e companheiro. Suas credenciais não são derivadas de cargos ou posições que ele ocupava na Igreja ou em qualquer outra instituição. Sua credibilidade vem de sua relação pessoal com Deus e de sua solidariedade com a comunidade cristã. Suas credenciais são as credenciais da vida em comunidade:
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016.
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta: