FECHAR

ATIVIDADE 3 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

 

QUESTÃO 1
A Visão Mundial do Brasil é um braço da World Vision International, fundada em 1950 por um jornalista cristão norte-americano, Bob Pierce. A Visão Mundial se dedica, em vários países do mundo, a apoiar projetos de desenvolvimento comunitário e apadrinhamento de crianças em situação de pobreza.

 

ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

 

Sobre a Visão Mundial do Brasil, analise as afirmativas e preencha com V para verdadeira e F para falsa as alternativas abaixo:

(  ) Apresenta-se como apoiadora da prática da Missão Integral, inclusive no combate à violência.

(  ) É um relevante braço das missões mundiais, dos quais por ela o Brasil passa a fazer parte.

(  ) O projeto brasileiro tem enfoque nas discussões sobre a teologia da missão integral na América Latina.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F.
Alternativa 2 - F, V, F.
Alternativa 3 - V, F, F.
Alternativa 4 - V, V, V.
Alternativa 5 - F, V, V.
QUESTÃO 2
TEXTO 1

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Colossenses 1:15-20

TEXTO 2

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

João 13:34,35

TEXTO 3

Caro(a) aluno(a), repare a presença dos mesmos termos que ocorrem no hino cristológico de Cl 1,15-20: paz, reconciliação. É parte integrante da compreensão paulina da salvação o rompimento das barreiras estabelecidas entre os seres humanos pelo pecado e a criação de uma nova humanidade em Cristo. O novo homem é a realidade instaurada por Cristo na terra com sua ação salvífica e nele “não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” (Cl 3,11; cf. I Co 12,13; Gl 3,28). Se essa é a missio Christi, também deve ser a missio ecclesiae – viver de tal forma que, em seu testemunho e missão, seja instrumento de Deus para a construção de relações humanas justas, fraternas, sem discriminações, preconceitos, divisões étnicas, econômicas, sociais ou religiosas.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Diante do exposto acima e do conteúdo aprendido na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Diante dos extremismos vividos na sociedade contemporânea brasileira, faz-se necessário da parte da Igreja uma militância pela justiça, paz e fraternidade, isso através da pregação do Evangelho e da vida que testemunha do amor de Deus.

PORQUE

II – Uma das ordens de Jesus Cristo é o exercício do amor na mesma medida em que o próprio Messias amou, esse mandamento como estilo de vida evidencia o discipulado dos que seguem a Cristo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Texto 1

Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração.

Havia em todos eles um profundo temor, e os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas.

Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados, adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos. (Atos 2:42-47)

Texto 2

A missão da igreja tem sua origem no amor de Deus. Desde a eternidade, o Deus Criador fez de Seu Filho o Cordeiro de nossa salvação. Desde os inícios da história humana, a partir do pecado, Deus preparou o caminho da salvação e o levou à consumação na vinda de Jesus Cristo. Tendo sido exaltado pelo Pai, o Senhor enviou o Espírito de testemunho, amor e poder à Igreja, a fim de sermos povo de testemunhas no mundo, até os confins da terra. Por causa de nossa fraqueza e pecado, Deus nos abre o caminho à sua comunhão transformadora, por meio da oração e da adoração. Orando e adorando, no Espírito, somos transformados dia a dia por Deus mesmo, e vamos nos edificando como Igreja Missionária. Enquanto ocorre esse processo de transformação à imagem de Jesus Cristo (cf. II Co 3,18ss), porém, nossa pecaminosidade estabelece limites e barreiras à missão. Por isso, inspirados pelo Espírito, alimentados pela oração e adoração ao Senhor, precisamos de nos mobilizar adequadamente, a fim de impactarmos, poderosamente, o mundo com o Evangelho de Cristo!

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – No Texto 1 somos apresentados ao princípio do evangelho socialista, onde não havia acumulo de riqueza entre os cristãos de maneira egoísta, mas imperava o sentimento de mutualidade e partilha. Percebe-se aqui a grande influência cristã no pensamento de Karl Marx em sua luta contra o capitalismo e a favor da distribuição de renda, um dos pilares da Teologia da Missão Integral.

PORQUE

II – Um exemplo de mobilização referida no Texto 2 pode ser percebido na partilha da comunidade dos primeiros cristãos (Texto 1), essa inspiração deve nos ajudar a dimensionar nossas ações afim de nos aproximar da sociedade com relevância para o anúncio do Evangelho de maneira integral.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - . As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Na pessoa de Jesus, Deus mesmo assume plenamente a condição humana – envia o Filho (Deus-homem), que desce para fazer toda a criação subir a presença de Deus; vê e ouve o sofrimento das pessoas e o conhece em sua própria carne – e se torna o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. A experiência da libertação, concretizada pelo Espírito em nós, é a experiência de nos unirmos a Cristo, de participarmos com Ele na ação libertadora do Deus Triúno.
ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A partir do conteúdo estudado no livro texto e no fragmento acima, assine com V para Verdadeiro e F para Falso as afirmativas abaixo:

(  ) A união da pessoa, ser humano, com obra de Cristo é intermediada pelo Espírito.

(  ) A forma notória de Deus assumir-se como homem na humanidade, foi na pessoa do Cristo.

(  ) A união entre Jesus e os homens intermediada pelo Espirito aborda a compreensão do sofrimento humano.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - V, F, V.
Alternativa 3 - V, V, F.
Alternativa 4 - F, V, F.
Alternativa 5 - F, V, V.
QUESTÃO 5
A teologia da missão integral, portanto, foi uma das expressões missiológicas e práticas do reconhecimento do caráter integral da missão do povo de Deus: pregar o Evangelho em sua totalidade e dar testemunho concreto do Evangelho em todas as dimensões da vida humana (pessoal, social, econômica, política etc.) em todo o mundo e para toda a criação. É comum no meio evangélico um entendimento equivocado a respeito da definição de Teologia da Missão Integral, nessa disciplina homônima aprendemos a definição trazida por Zabatiero no material didático, assinale abaixo a afirmativa que traz a definição adequada dessa teologia:
Alternativas
Alternativa 1 - A Teologia da Missão Integral é uma distorção forçosa do evangelho na tentativa de instalar a força o Reino de Deus na Terra.
Alternativa 2 - É um método de aplicação sociológica que busca fazer com que a igreja se torne um agente de transformação política em detrimento da Bíblia.
Alternativa 3 - A Teologia da Missão Integral é uma versão protestante da teologia da libertação, idêntica em práticas e filosofias, diferente no agente aplicador protestante.
Alternativa 4 - Pode ser descrita como uma teologia ortodoxa fundamentada na filosofia do século XIX do alemão Karl Marx que visa fazer da ação social o objetivo central da Igreja.
Alternativa 5 - É uma prática da igreja em relação ao mundo, tendo em compromisso com a integralidade da missão, proclamando o Evangelho e agindo 'missionariamente' em relação a estrutura socioeconômica e política.
QUESTÃO 6
A democracia não pode ser vista apenas como uma forma de governo, precisa se concretizar como uma forma cultural de convivência humana atingindo todos os níveis da sociedade.

ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

 A partir do conteúdo descrito no livro texto sobre visão missiológica da democracia analise as afirmativas:

I. A democracia serve de empecilho para que os agentes públicos possam agir de acordo com o interesse de todos e também para o exercício pleno da missão de forma integral.

PORQUE

II. Para a compreensão correta da democracia é necessário que a sociedade civil seja protagonista no processo,  nas escolhas e nas deliberações que envolvam as questões públicas de seus interesses.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
TEXTO 1

O orgulho humano também é visível no contexto latino-americano, a idolatria de alguns homens pelo poder, dinheiro, consumo, prazer, entre outros, torna o antropocentrismo hegemônico hoje nesta parte do continente. Autores latino-americanos também tornam visível "o argumento mais sério da religião judaico-cristã que levará a um antropocentrismo exagerado da Bíblia é aquele que afirma que Deus criou o ser humano como Senhor da criação" (Barros e Fray Betto, 2009, p. 97); Isso levou a uma depredação por parte do homem para com a natureza e até para o outro, a quem ele deveria chamar de Irmão.

ZAPATA-MURIEL, Fernando A.; MARTINEZ-TRUJILLO, Marta Lucía. Ecoteologia: contribuição da teologia e da religião em torno ao problema ecológico que vive o mundo atual. Rev. P+L [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.92-105. ISSN 1909-0455.

TEXTO 2

Diante do cativeiro da criação à vaidade, a igreja cristã cresce em esperança. Esperança essa que não pode ser apenas a esperança pela nossa restauração como imagem de Deus, mas é esperança pela restauração de toda a criação divina, a criação de novos céus e nova terra. A esperança cristã é a matriz de uma espiritualidade integral que, por sua vez, é companheira da missão integral. Essa esperança produz em nós, na linguagem de Moltmann, o amor pela vida de toda a criação: iremos interpretar vitalidade como amor pela vida. Este amor pela vida vincula os seres humanos com todos os demais seres vivos, que não estão apenas vivos, mas querem viver. Desafia, também, os seres humanos em sua estranha liberdade para a vida; pois a vida, que pode ser deliberadamente negada, tem de ser afirmada antes de poder ser vivida. O amor pela vida diz sim à vida a despeito de suas doenças, deformidades e enfermidades, e abre a porta para uma vida contra a morte (MOLTMANN, 1992, p. 86).

​ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Analise as afirmações abaixo e assinale com V para verdadeiro ou F para falso:

I. A Teologia da Missão Integral tem compromisso com as necessidades espirituais e sociais do Ser humano, mas não tem como objeto de importância o cuidado com a natureza.

II. A missão cristã procura reverter a maldição originada pelo pecado no Éden atingindo toda a criação.

III. O objeto único do amor de Deus é o Ser humano criado à sua imagem, as outras criações serão consumidas no juízo final, por isso, não são dignas de tal amor.

IV. O dualismo antropocêntrico ajuda o teólogo da missão integral a compreender a verdadeira diferença entre ser humano e os seres não-humanos.

As afirmações acima são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V,V,F,F.
Alternativa 2 - V,F,V,F.
Alternativa 3 - V,F,F,F.
Alternativa 4 - F,V,F,V.
Alternativa 5 - F,V,F,F.
QUESTÃO 8
Nas últimas décadas do século XX, as teologias políticas e as teologias libertadoras na América Latina apostaram na transformação de estruturas como caminho para a concretização da justiça social.

ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A partir do conteúdo descrito no livro texto sobre as transformações sociopolíticas analise as afirmativas:

I. Um dos caminhos apresentados para as mudanças sociais na atualidade é a revisão da política neoliberal capitalista, pois este e tão eficaz quanto injusto.

PORQUE

II. A teologia da Missão Integral busca caminhos teológicos para a formação uma sociedade mais justa e igualitária.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Diuturnamente a vida cristã é uma luta contra os apelos da escravidão – o mundo nos chama a sermos seus escravos: para viver de forma individualista e consumista; a carne nos chama a sermos seus escravos: para viver de forma ímpia e egocêntrica; o diabo nos tenta a sermos seus escravos: para viver de forma mentirosa e violenta; o pecado nos chama a sermos seus escravos: para não vivermos em santidade e justiça.

​ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018

A partir do conteúdo descrito no livro texto sobre sermos libertados para sermos livres analise as afirmativas:

I. Não é fácil viver em liberdade, pois as pessoas acabam se acostumando a viver na opressão, ou na escravidão, que é mais simples, aparentemente mais confortável e menos desafiadora do que viver em liberdade.

PORQUE

II. É mais fácil nos conformarmos com o mundo do que sermos transformados por Deus para transformar o mundo (Rm 12,1-2). O cristão, não mais escravizado ao pecado, ao mundo, ao diabo e a carne, nem sempre sabe viver em liberdade e, por isso, é exortado a viver efetivamente a liberdade no Espirito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Texto 1

Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração. Havia em todos eles um profundo temor, e os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas. Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados, adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos. (Atos 2:42-47)

Texto 2

Em Atos 2,42-47 Lucas nos fornece um retrato da organização da vida da igreja cristã de Jerusalém. Era uma igreja estruturada - pois perseverante - e sua vida era equilibrada e integral na presença de Deus. Vejamos em que a Igreja missionária persevera: (1) no ensino dos apóstolos, v. 42, que é o fundamento do edifício que é a igreja (cf. Ef 2,20-22). Sem amplo e profundo conhecimento da palavra de Deus a Igreja não se torna missionária, mas se perde em suas preferências doutrinárias, litúrgicas, administrativas, emocionais etc.; (2) na comunhão, v. 42.44-45, que é a chave da vida cristã, pois fomos chamados por Deus e batizados pelo Espírito Santo para sermos um só corpo (I Co 12,12), no qual aprendemos a viver em amor, partilha de bens e fraternidade uns com os outros (cf. Cl 3,12ss etc.); e (3) no serviço litúrgico - partir do pão e nas orações v. 42; reunião comunitária no Templo e nas casas v. 46; e louvor a Deus, v. 47 - como já vimos hoje mesmo, é a vida litúrgica da Igreja instrumento essencial do Espírito para capacitar e motivar o povo de Deus à ação missionária.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A respeito desse retrato da Igreja em Jerusalém no primeiro século, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Não há menção do papel de lideranças ou administradores, visto que se pressupõe a existência de anciãos, diáconos e apóstolos, os evangelistas também não são mencionados no mesmo texto.

PORQUE

II – Eram fundamentados na Palavra do Senhor, viviam em comunhão e na adoração, consequentemente se tornaram uma igreja evangelística e missionária.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu