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ATIVIDADE 3 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

Questão 1

Segundo Dewey (1967), a educação compreende um processo ativo e social, enraizado nas experiências sociais. O autor defendia que a aprendizagem se constrói por meio da interação com o ambiente e com os outros. As habilidades, então, seriam desenvolvidas por meio da participação em ambientes coletivos, sobretudo os contextos educacionais.

Fonte: DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1967.

Com base no pensamento de Dewey (1967), analise as afirmativas a seguir:

I. Para Dewey (1867), a interação social e experiência possuem papéis fundamentais para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem.
II. Segundo o autor, a educação deve preparar os indivíduos para adquirir conhecimento e não para interagir com o mundo.
III. Para Dewey (1967), a reflexão sobre as experiências sociais contribui para o desenvolvimento do respeito pela opinião do outro e para a descoberta de estratégias de resolução de problemas.
IV. O autor defende que as habilidades sociais emergem de forma isolada, independente da participação em ambientes sociais e educacionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 2
O desenvolvimento social é uma das áreas frequentemente afetadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), característica essa que é considerada como um dos critérios centrais para o diagnóstico, segundo os manuais diagnósticos. As dificuldades de interagir socialmente podem se manifestar de diferentes formas, como na ausência de reciprocidade social, questões na comunicação não verbal e a dificuldade de compreender normas sociais implícitas, por exemplo. De uma perspectiva profissional, é fundamental compreender os comprometimentos no desenvolvimento social das pessoas com TEA para a criação de estratégias que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento das habilidades sociais. (American Psychiatric Association – APA, 2014).  

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

​No que se refere às dificuldades de interação social, avalie as afirmativas a seguir, que podem ser considerados como manifestações dessas dificuldades: 

I. Dificuldade em estabelecer contato visual.
II. Preferência por atividades individuais e sobre os temas de interesse.
III. Restrições de coordenação motora fina.
IV. Dificuldade para atender quando chamado pelo nome.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 3
A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é um conjunto de estratégias e ferramentas que se propõem a facilitar a comunicação de pessoas que têm dificuldades em se expressar de maneira verbal, como é frequentemente o caso de indivíduos com TEA. A CAA fornece meios alternativos para que as pessoas se expressem, ajudando a superar as barreiras da comunicação verbal, e pode incluir o uso de sistemas de troca de figuras (PECS) ou aplicativos de comunicação em tablets. Ao usar símbolos ou imagens, as pessoas com TEA conseguem entender melhor as informações e interações ao seu redor, o que ajuda na construção de vínculos sociais e na compreensão de situações.


Fonte: BEUKELMAN, D. R.; MIRANDA, P. M. Comunicação aumentativa e alternativa: apoio à criança e ao adulto com complexas necessidades de comunicação. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

​Sobre a Comunicação por Imagens e/ou por Aplicativos de Comunicação, analise as afirmativas a seguir:

I. A Comunicação por Imagens utiliza imagens e pictogramas para representar emoções e situações, fornecendo modelo e previsibilidade para incentivar a comunicação.
II. O uso de aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) depende da capacidade do indivíduo de ler e escrever, sendo estratégias utilizadas apenas para o caso de sujeitos que não apresentam capacidade de fala.
III. Os aplicativos de comunicação representam em imagens as palavras e emoções, auxiliando na identificação dos sinais verbais.
IV. O uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é o último recurso a ser empregado, em função da dificuldade de adaptação a diferentes contextos e indivíduos. Devem ser esgotadas todas as outras possibilidades de intervenção antes de recorrer-se a esse recurso.
V. Na Comunicação por Imagens, instrui-se o sujeito a formar pequenas expressões verbais, utilizando-se de verbos (brincar, dormir, comer) e objetos diretos (quero, não quero) para que o sujeito possa demonstrar o que deseja.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e V, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e V, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Questão 4
Para Vygotsky (1998), o contato da criança com novas atividades, habilidades e informações necessita da mediação de um adulto. Nesse caso, a aquisição de novos conhecimentos ocorre por meio da interação entre sujeito e ambiente. Conforme o autor, a aprendizagem envolve dois níveis de desenvolvimento: o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. Um deles compreende as atividades que a criança consegue realizar com a mediação de um adulto ou outra criança que já tenha domínio, enquanto o outro diz respeito às atividades que a criança consegue desempenhar de maneira autônoma.

Fonte: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Segundo as noções de desenvolvimento real e potencial para Vygotsky (1998), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O desenvolvimento real são as habilidades que a criança consegue desempenhar com o suporte de um adulto.

Alternativa 2:

O desenvolvimento potencial compreende as habilidades e tarefas que a criança consegue desempenhar com o suporte exclusivamente de outras crianças.

Alternativa 3:

O desenvolvimento potencial representa as tarefas e atividades que a criança não consegue realizar e, ainda que tenha o suporte de um adulto, não terá capacidade de fazer.

Alternativa 4:

Compreendem o desenvolvimento potencial as atividades que a criança consegue desempenhar sozinha, estando dentro das habilidades atuais que consegue desempenhar sem ajuda.

Alternativa 5:

Fazem parte do desenvolvimento real as habilidades e tarefas que a criança consegue desempenhar de maneira autônoma e independente, relacionadas ao estágio atual de seu desenvolvimento.

Questão 5

As dificuldades na comunicação verbal constituem uma das principais características clínicas observadas em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo frequentemente identificadas desde os primeiros anos de vida. Essas dificuldades podem se manifestar por meio de atrasos no desenvolvimento da linguagem, uso atípico da fala, ecolalia, dificuldade em iniciar ou manter conversações e limitações no uso funcional da linguagem para fins sociais. De acordo com o DSM-5 (APA, 2014), essas alterações comunicativas estão diretamente relacionadas à limitação na reciprocidade social e à compreensão de sutilezas linguísticas.

Considerando as dificuldades, coerência de discurso, prosódia e fluência, que podem ser apresentadas por pessoas com TEA, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Em casos de alteração na coerência de discurso, observa-se a omissão de sons ou sílabas. A melhor intervenção é o treino de articulação com fonoaudiólogo.

Alternativa 2:

A fluência verbal comprometida está relacionada à dificuldade em compreender metáforas e duplo sentido. Assim, recomenda-se treino de linguagem figurada com apoio visual.

Alternativa 3:

Quando há prejuízo na prosódia, observa-se que a pessoa tende a interromper constantemente os outros. Por isso, o uso de roteiros sociais com turnos de fala deve ser priorizado.

Alternativa 4:

Pessoas com TEA que apresentam dificuldades de fluência verbal geralmente falam de forma monótona. Recomenda-se o uso de exercícios de ritmo e entonação para variar a fala.

Alternativa 5:

Dificuldades na coerência de discurso podem levar à fala fragmentada e desorganizada. Uma intervenção possível é o uso de mapas mentais para estruturar o pensamento antes da fala.

Questão 6

A Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan (2000) e ampliada por Wehmeyer (1999), destaca a importância do desenvolvimento da autonomia, da competência e do pertencimento social para que os indivíduos possam atuar como agentes causais de suas próprias ações. No campo educacional e terapêutico, promover a autodeterminação significa incentivar o autoconhecimento, a autorregulação e a capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável.

Fonte: tradução nossa de: DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, New York, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
WEHMEYER, M. L. Self-determination and individuals with significant disabilities: examining meanings and misinterpretations. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 24, n. 1, p. 5-16, 1999.

​Com base nas ideias de Deci e Ryan (2000) e Wehmeyer (1999), assinale a alternativa correta que apresenta componentes que caracterizam a autodeterminação:

Alternativas
Alternativa 1:

A assertividade, o perfeccionismo, a criatividade e o autoconhecimento.

Alternativa 2:

A resolução de problemas, o autocontrole, a comunicação assertiva e a autodefesa.

Alternativa 3:

O estabelecimento de metas, a autorregulação, o autoconhecimento e a tomada de decisão.

Alternativa 4:

O autoconhecimento, a autorregulação, o estabelecimento de objetivos, a automotivação e a resolução de problemas.

Alternativa 5:

A autorregulação, o trabalho em equipe, a empatia, a expressão adequada de sentimentos e o estabelecimento de metas.

Questão 7

Um dos papéis fundamentais dos profissionais que atuam com crianças com TEA é orientar as famílias na identificação e acesso aos recursos comunitários disponíveis, como serviços de saúde especializados, programas educacionais inclusivos, grupos de apoio e atividades de socialização. Essa orientação adequada pode contribuir para reduzir a sobrecarga enfrentada por muitas famílias, facilitando a identificação e integração dos recursos necessários para o cuidado e desenvolvimento dos filhos.

Fonte: CAMINO-ALARCÓN, M. et al. Apoio a famílias de crianças com transtorno do espectro autista: importância da orientação e redes comunitárias. Revista Latino-Americana de Psicologia, v. 56, e2345, 2024.

Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os profissionais podem orientar e fornecer suporte para as famílias na identificação de recursos para o cuidado em saúde mental.

PORQUE

II. A orientação sobre esses cuidados pode minimizar a sobrecarga enfrentada pelas famílias de pessoas com TEA, o que pode contribuir diretamente na qualidade de vida das relações familiares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 8
A inclusão social é um direto fundamental que impacta diretamente no bem-estar emocional, social e no desenvolvimento global das pessoas com TEA. É fundamental que profissionais que atuam nessa área reconheçam seu papel ativo na superação de barreiras sociais, muitas vezes sutis, como a ausência de adaptações em atividades diárias e a falta de empatia nas relações interpessoais. Ao promover práticas inclusivas, os mediadores beneficiam não só os indivíduos com TEA, mas também contribuem para a formação de valores sociais importantes, como a empatia, colaboração e respeito à diversidade.

Fonte: adaptado de: SILVA, D. K. da. Desenvolvimento social e comportamental para o TEA. Florianópolis: Arqué, 2025. 

Sobre o papel dos mediadores na promoção da inclusão, analise as afirmativas a seguir:

I. Os mediadores devem facilitar a realização de atividades, adaptando abordagens pedagógicas segundo as necessidades específicas de cada aluno.
II. O apoio especializado e a oferta de suporte prático e emocional são papéis apenas da instituição de ensino.
III. Por fomentarem interações naturais e respeitosas, os agentes de inclusão favorecem a construção de barreiras e de um ambiente social acolhedor.  

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I e II, apenas.

Questão 9
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e inflexibilidade de padrões de comportamento. Entre essas dificuldades, destacam-se também os comportamentos desafiadores, que podem impactar significativamente na aprendizagem e na qualidade das interações sociais. Em função dessas questões, é fundamental que os profissionais que atuam com pessoas com TEA sejam capazes de identificar e discriminar esses comportamentos, a fim de planejar intervenções eficazes e adequadas às necessidades do indivíduo.

Fonte: tradução nossa de: COOPER, J. O.; HERON, T. E.; HEWARD, W. L. Applied behavior analysis. 2. ed. Upper Saddle River: Pearson Merrill Prentice Hall, 2007.

Considerando o reconhecimento e a discriminação de comportamentos desafiadores em indivíduos com TEA, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A ocorrência de um comportamento desafiador em indivíduos com TEA está exclusivamente relacionada à dificuldade de se comunicar, que pode levar à frustração e à ansiedade e, consequentemente, a agressões, autolesão, gritos e comportamento repetitivo.

Alternativa 2:

A rigidez comportamental, compreendida como a dificuldade de lidar com mudanças de rotina e alterações, é mais comum em crianças autistas não verbais. Por também se tratar de uma característica cognitiva, não é possível intervir nos aspectos que dizem respeito a essa rigidez.

Alternativa 3:

Uma estratégia de intervenção positiva para comportamentos desafiadores se trata da identificação de comportamentos desejados, isto é, comportamentos a serem fortalecidos no repertório do sujeito. É necessário enfatizar o ensino desses comportamentos, ignorando as ocorrências dos comportamentos desafiadores.

Alternativa 4:

A persistência dos comportamentos desafiadores é esperada frente à aplicação da intervenção. Frente à implementação do plano de intervenção, é necessário que o profissional mantenha as estratégias previamente planejadas de maneira sistemática, punindo o comportamento indesejado até que a mudança ocorra.

Alternativa 5:

Compreender a multicausalidade de um comportamento desafiador é fundamental para o planejamento de estratégias de intervenção personalizadas e eficazes. Para tanto, é preciso que o profissional observe não só o comportamento, mas o que acontece antes dele e, também, as consequências produzidas pelo comportamento.

Questão 10
O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um ponto crucial para o planejamento de intervenções eficazes e a construção de estratégias de atenção ao sujeito com objetivo de desenvolver plenamente as potencialidades do sujeito.

Fonte: LIMA, K. S. de; MOREIRA, P. da S.; RODRIGUES, I. P.; SILVA, P. O. A importância do diagnóstico precoce no Transtorno do Espectro do Autismo: revisão narrativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 6, 2024.

​Sobre a importância do diagnóstico de TEA, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Não é importante diagnosticar o TEA em qualquer fase do desenvolvimento, pois isso contribui apenas com a marginalização do sujeito diagnosticado.

Alternativa 2:

A pessoa diagnosticada e seus familiares não se beneficiam do diagnóstico, considerando que a condição não dificulta o relacionamento do sujeito consigo mesmo e com suas pessoas próximas.

Alternativa 3:

O diagnóstico assertivo de TEA contribui com a identificação de restrições e potencialidades do sujeito, sendo fundamental para o planejamento terapêutico e para o cuidado das relações entre o sujeito e seus pares.

Alternativa 4:

O diagnóstico de TEA tem necessariamente um impacto negativo nas relações com familiares, dificultando a compreensão das potencialidades do sujeito e criando mais restrições as condições de vida dessa pessoa.

Alternativa 5:

Uma pessoa diagnosticada com TEA não precisa de adaptações necessárias em diferentes ambientes em que convive (como o trabalho e a escola). As condições fornecidas a pessoas neurotípicas são suficientes para o desenvolvimento de habilidades em pessoas com TEA.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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