FECHAR

ATIVIDADE 3 - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2025

Questão 1
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deve caracterizar sua materialização. Neste sentido, os princípios e diretrizes do SUS devem ser compreendidos a partir de uma perspectiva histórica e epistemológica, constituindo-se como um produto resultante de um processo político e que expressa concepções sobre saúde e doença, direitos sociais, gestão, as relações entre as esferas de governo do país, entre outros.
MATTA, Gustavo Corrêa et al. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. EPSJV, 2007.


Considerando o texto e os princípios do SUS, assinale a alternativa que melhor reflete uma ação alinhada com a meta de promoção da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população:

Alternativas
Alternativa 1:

Implementação de programas de saúde que ofereçam serviços diferenciados para cidadãos com maior poder aquisitivo, garantindo rapidez e eficiência no atendimento.

Alternativa 2:

Desenvolvimento de campanhas de saúde pública que enfoque, exclusivamente, o tratamento de doenças, sem considerar a importância das ações preventivas.

Alternativa 3:

Criação de um sistema de informações de saúde que seja acessível apenas a profissionais da área, para orientar suas decisões clínicas.

Alternativa 4:

Oferta de serviços de saúde que garantam qualidade e adequação às necessidades da população, sem distinção de poder aquisitivo, e promovam ações preventivas e educativas em saúde.

Alternativa 5:

Restrição do acesso a programas de promoção de saúde e prevenção de doenças para grupos específicos, com o intuito de otimizar recursos.

Questão 2
Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população. Além desses direitos, outros que não estejam na lei podem vir a ser garantidos através de uma política pública. Isso pode acontecer com direitos que, com o passar do tempo, sejam identificados como uma necessidade da sociedade.
 
O planejamento, a criação e a execução dessas políticas é feito em um trabalho em conjunto dos três Poderes que formam o Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. O Poder Legislativo ou o Executivo podem propor políticas públicas. O Legislativo cria as leis referentes a uma determinada política pública e o Executivo é o responsável pelo planejamento de ação e pela aplicação da medida. Já o Judiciário faz o controle da lei criada e confirma se ela é adequada para cumprir o objetivo.
 
As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.

BRASIL. Assembleia Legislativa – Estado de Sergipe. Políticas Públicas: o que são e para que existem. Disponível em: https://al.se.leg.br/politicas-publicas-o-que-sao-e-para-que-existem/. Acesso em: 07 nov 2023.


De acordo com o exposto, as políticas podem ser desenvolvidas em diversas áreas, e, geralmente, envolvem o uso de recursos públicos para a implementação de programas, de projetos e de serviços voltados para o interesse público. Com base no exposto e nos estudos desenvolvidos ao longo da disciplina, analise as afirmações a seguir que descrevem as suas modalidades:
 
II. Regulatórias: estabelecem leis, regras e normas que visam organizar e disciplinar determinadas atividades, ações e comportamentos sociais.
​II. Redistributivas: correspondem à função típica do Estado, que é a de alocar bens e serviços para a sociedade. Os recursos, como regra, provêm dos tributos.
III. Distributivas: designar recursos, bens ou serviços públicos a determinados grupos sociais. São exemplos destas políticas públicas: políticas sociais direcionadas à saúde.


 É correto o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
 
Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
 
No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.
 
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O que é Atenção Primária? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/o-que-e-atencao-primaria. Acesso em 06 nov 2023.
 
Considerando os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) descritos no texto, é fundamental compreender a abordagem abrangente e integrada que essa modalidade de atenção busca oferecer. Com base nisso, analise as afirmações a seguir:

​I. O atributo da longitudinalidade da atenção refere-se à ideia de que a APS visa acompanhar continuamente a saúde de uma pessoa ao longo do tempo, desenvolvendo um vínculo de empatia entre a família e a equipe de saúde.
 
II. O atributo da focalização familiar destaca que, na APS, o paciente não é tratado apenas como um indivíduo isolado, mas sim como parte de uma família, levando em consideração suas forças e fragilidades.
 
III. O atributo da competência cultural enfatiza a importância de as equipes de saúde desenvolverem habilidades para se comunicar com as famílias e comunidades, reconhecendo suas respectivas linguagens corporais e contextos culturais.
 
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
Em 1962, foi criada a Campanha Nacional Contra a Varíola (CNCV). “Apesar de ter este nome, a CNCV não era uma ação, mas, sim, um órgão que tinha autonomia financeira para controle da varíola”.
 
Em 1966, a CNCV foi substituída pela Campanha de Erradicação da Varíola (CEV), que atuou até 1970. Com o incentivo da OMS e da OPAS e o direcionamento de verbas, a vacinação foi avançando no Brasil. “Havia vacinação em massa em parques e praças públicas. A população era chamada à rua para se vacinar. Também havia vacinação em escolas, universidades, no trabalho”.
 
Em paralelo, houve a instalação de Unidades de Vigilância Epidemiológica (UVEs) no país. Segundo Tania, ocorria também a vacinação de bloqueio. O último caso de varíola humana do país foi registrado no Rio de Janeiro em 1971. E, em 1973, recebemos o certificado da OMS de erradicação da doença.
 
“A experiência brasileira de erradicação da varíola foi muito promissora. Inclusive, alguns profissionais da Fiocruz, entre eles, o sociólogo José Fernando de Souza Verani (1951) e o médico Cláudio do Amaral Júnior (1934-2019), ex-coordenador da CEV, foram convidados para auxiliar na erradicação da doença em países que, na época, ainda tinham varíola”
 
E, não para por aí…Todo o esforço empregado no combate à varíola ajudou a dar o pontapé inicial para a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1973 e do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) em 1976.

ADAPTADO DE: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Varíola: Erradicação e Conquistas na Saúde Pública. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/variola-erradicacao/. Acesso em: 01 out. 2023.


Notadamente, a vacina contra a varíola foi um marco na saúde pública, sendo imprescindível para o desenvolvimento da humanidade. Neste sentido, considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A qualificação contínua dos profissionais de saúde é reconhecida como essencial para implementar com sucesso as políticas de Promoção da Saúde, sendo necessária uma educação permanente para adequar os perfis profissionais às exigências de um cuidado integral e eficaz no âmbito do SUS.
 
PORQUE
 
II. A Promoção da Saúde no SUS é efetivada por meio de políticas públicas e programas que visam prevenir doenças e educar a população sobre cuidados de saúde, exemplificados pelo desenvolvimento de vacinas e campanhas de conscientização que contribuíram para a erradicação de doenças como a varíola, por exemplo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
A Constituição Federal de 1988 e a Lei 8.080/1990 estabelecem a saúde como um direito de todos e dever do Estado, obrigando-o a garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. Além disso, ressaltam que a responsabilidade pela saúde não se restringe ao Estado, mas também se estende aos indivíduos, famílias, empresas e à sociedade.
Adaptado de: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigo 196. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/constituicao-supremo/artigo.asp?abrirBase=CF&abrirArtigo=196. Acesso em: 24 out. 2023.
De acordo com o art. 196 da Constituição Federal de 1988 e os dispositivos da Lei 8.080/1990, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:

I - O papel do Estado na promoção da saúde exclui a responsabilidade das pessoas, da família, das empresas e da sociedade em geral.
​II - O Estado tem o dever de formular e executar políticas que visem à diminuição dos riscos de doenças e de outros agravos, bem como garantir condições para o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
​III - O direito à saúde é garantido somente àqueles que contribuem financeiramente para o sistema de saúde, ainda que a saúde é um direito fundamental do ser humano, e sua garantia envolve ações que transcendem o setor saúde, incluindo o desenvolvimento de políticas econômicas e sociais.

Com base nos estudos o Sistema Único de saúde, é correto o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
A Lei nº 8.080 publicada em 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Além disso, regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
Adaptado de: BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, [data de publicação da lei]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 06 nov 2023.


De acordo com o artigo 8º da referida lei, o SUS (Sistema Único de Saúde) executa ações e serviços de forma regionalizada e hierarquizada. Assinale a alternativa correta sobre o que essa organização de forma piramidal implica.

Alternativas
Alternativa 1:

O SUS concentra a maior demanda no topo da pirâmide, onde há menor complexidade de atendimento.

Alternativa 2:

A organização piramidal do SUS significa que ele fornece serviços de alta complexidade apenas na base da pirâmide.

Alternativa 3:

A organização piramidal do SUS implica que os pacientes com menor complexidade de atendimento estão na base da pirâmide.

Alternativa 4:

O SUS direciona os serviços de alta complexidade para o topo da pirâmide, onde a demanda é maior.

Alternativa 5:

A organização piramidal do SUS não tem relação com a complexidade dos serviços de saúde oferecidos.

Questão 7
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou nessa segunda-feira (11) lei que autoriza órgãos de vigilância sanitária a firmar termos de compromisso com infratores. O acordo é uma forma alternativa de impedir a ilegalidade e reparar danos, dispensando a aplicação da pena legal. A Lei 14.671, publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor.
 
A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 4.573/2019, do ex-senador José Serra. Em sua justificativa, Serra apontou o objetivo de dar segurança jurídica a uma prática que já acontecia em ações conjuntas com o Ministério Público, principalmente No Senado, o projeto teve relatório favorável do senador Jayme Campos (União-MT). Para ele, a principal função dos órgãos do gênero não é punir, mas preservar a saúde da população.
 
“[O termo de cooperação] é um mecanismo que serve para estimular e encorajar a mudança de postura do infrator, com termos negociados e celeridade de tramitação. A principal finalidade do sistema de vigilância sanitária não é punir eventuais irregularidades, mas sim impedir que os bens e serviços de interesse para a saúde ofereçam riscos à integridade física de seus consumidores”, sustenta Jayme Campos no parecer.

SENADO FEDERAL. Sancionada lei que permite acordo com vigilância sanitária antes de aplicação de multas. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/09/12/sancionada-lei-que-permite-acordo-com-vigilancia-sanitaria-antes-de-aplicacao-de-multas. Acesso em: 01 nov. 2023.


Com base exposto e nos estudos sobre a Vigilância Sanitária, analise as afirmações a seguir:

I. A vigilância sanitária é responsável por fiscalizar e controlar a qualidade de produtos e serviços relacionados à saúde, como medicamentos, alimentos, cosméticos, equipamentos médicos, entre outros.
II. A Anatel desempenha o papel de agência reguladora encarregada de coordenar e implementar a Política Nacional de Vigilância Sanitária, visando proteger a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e do consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
​III. A vigilância sanitária engloba um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte


É correto o que se afirmar em:
 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
Com quase 32 anos de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público de saúde do mundo, atende mais de 190 milhões de pessoas todos os anos, sempre de forma integral e gratuita. Para funcionar bem, um sistema dessa complexidade e que é referência global em ações diversas – como vacinação, transplantes, doações de órgãos, de sangue e de leite materno –, precisa ser organizado em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde. Dessa forma, os serviços oferecidos são agrupados de acordo com o grau de complexidade necessário para acolher as demandas da população.
 
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária. Eles são usados para organizar os tratamentos e serviços oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos, com equidade, qualidade e resolutividade.
 
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça os Níveis de Assistência do Maior Sistema Público de Saúde do Mundo. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/atencao-primaria-e-atencao-especializada-conheca-os-niveis-de-assistencia-do-maior-sistema-publico-de-saude-do-mundo. Acesso em: 04 nov 2023.
 
Com base nos estudos desenvolvidos ao longo da disciplina, bem como no texto acima, sabe-se que existem três tipos de atenção à saúde que são importantes para manter o bem-estar da população: à Atenção Primária à Saúde (APS), a Atenção Secundária e a Atenção Terciária. Sobre eles, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:
 
I. A Atenção Primária representa o estágio mais elevado no cuidado à saúde, englobando serviços altamente complexos, como transplantes, tratamentos oncológicos, unidades de terapia intensiva e procedimentos de extrema complexidade. Essa modalidade de assistência é disponibilizada em hospitais de renome e centros especializados, destinados a pacientes que necessitam de cuidados avançados que não podem ser providos na Atenção Secundária.
 
II. A Atenção Secundária representa um estágio intermediário de assistência, englobando serviços e procedimentos mais especializados, tais como cirurgias, exames diagnósticos avançados e tratamentos de maior complexidade. Essa modalidade de atenção é disponibilizada em ambientes hospitalares, clínicas e centros especializados, sempre que o paciente demanda cuidados mais específicos que não podem ser fornecidos na Atenção Primária.
 
III. A Atenção Terciária representa a fase inicial do cuidado à saúde, englobando ações de prevenção, promoção e tratamento de condições de saúde comuns. Essa abordagem ocorre nas instalações dos postos de saúde e centros de atenção básica, conduzida por equipes multidisciplinares que buscam cuidar abrangente da saúde da população. O principal propósito é impedir a progressão de problemas de saúde, minimizando hospitalizações e reduzindo a necessidade de intervenções terapêuticas complexas.
 
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
Os sistemas de atenção à saúde foram definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o conjunto de atividades cujo propósito primário é promover, restaurar e manter a saúde de uma população. Por consequência, esses sistemas são respostas sociais, organizadas deliberadamente, para responder às necessidades, demandas e representações das populações, em determinada sociedade e em determinado tempo.

Utiliza-se, aqui, a denominação de sistemas de atenção à saúde para diferenciá-la de sistema de saúde, a mais encontrada. A expressão é propositadamente usada para marcar uma diferença entre atenção à saúde, um sistema social temático e unissetorial, e saúde entendida como a manifestação objetiva das condições de vida de uma população singular e resultante da ação intersetorial de diferentes sistemas econômicos e sociais, mais ou menos complexos.

Elaborado pelo Professr, 2023.

Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A dupla perspectiva “universalidade + equidade” impõe, ao SUS, a necessidade de ofertar atendimento em saúde a todos, de maneira igual, sem considerar quaisquer diferenças existentes entre os cidadãos.

 
PORQUE
II. Mesmo que haja diferentes grupos populacionais, por características biológicas e genéticas, culturais e territoriais, as demandam são prestadas de forma contínua e aberta quanto a prestações distintas de serviços de saúde. Portanto, não há como exigir prestações diferente de acordo necessidades e o perfil epidemiológico, uma vez que se trata de um sistema Único de Saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
A população brasileira tem uma proporção maior de mulheres e está mais velha, aponta o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agora, as mulheres são 51,5% dos brasileiros. No último Censo, de 2010, elas eram 51,03%. Em 1980, 50,23%. O estado do Rio de Janeiro é o que tem a maior proporção de população feminina (52,8%). E apenas em três estados os homens são maioria: Tocantins, Roraima e Mato Grosso, o estado com maior composição masculina (50,3%) e maior relação entre o número de homens a cada cem mulheres (101,3). O Acre foi o único estado com proporção igualitária entre homens e mulheres.
 
Fonte: CABLE NEWS NETWORK BRASIL (CNN BRASIL). Censo 2022 mostra um Brasil com maior proporção de mulheres e mais velho. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/censo-2022-mostra-um-brasil-com-maior-proporcao-de-mulheres-e-mais-velho/. Acesso em: 08 nov. 2023.
 
Diante dos números apresentados na reportagem acima e nos estudos desenvolvidos ao longo da disciplina, resta evidente a necessidade de criação de políticas públicas que supram a demanda populacional de maneira satisfativa. Desta forma, considerando as informações apresentadas no texto e os estudos sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Os números demonstram que as mulheres são maioria no Brasil, nos dias de hoje. Diante disso, há uma crescente preocupação com a saúde delas. Um exemplo de Direito garantido a elas pode ser verificado quando os estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde - SUS, quer pertençam à rede própria ou estejam conveniados, têm a responsabilidade de autorizar a presença de um acompanhante, escolhido pela parturiente, ao longo de todo o processo que compreende o trabalho de parto, o parto em si e o período imediato pós-parto, sendo obrigação do estabelecimento hospitalar tornar esta informação pública e visível a todos,
 
PORQUE
 
II. Busca-se uma proteção relacionada ao parto e a maternidade, garantindo que as mulheres, durante da a sua vida e suas fases, em diferentes idades e grupos populacionais possam ter acesso a ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde em diferentes níveis de atenção, com o fim de garantir a prevalência do princípio da humanização.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu