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ATIVIDADE 3 - SER - TÓPICOS ESPECIAIS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - SER - TÓPICOS ESPECIAIS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - SER - TÓPICOS ESPECIAIS - 53_2025

Questão 1
A Lei 10.639/03, posteriormente atualizada pela Lei 11.645/08, representa um avanço significativo na valorização da cultura e da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Ao tornar obrigatório o ensino dessas temáticas, a legislação busca reparar a invisibilização histórica dessas populações nos materiais didáticos e promover uma educação mais inclusiva e antirracista. Além de destacar a importância das contribuições africanas e indígenas para a formação da identidade nacional, a lei também incentiva o debate sobre racismo, discriminação e direitos dessas comunidades. No entanto, sua efetiva implementação ainda enfrenta desafios, como a falta de formação adequada para professores e a resistência de algumas instituições em incorporar esses conteúdos de maneira significativa.
Elaborado pelo professor, 2025.
Com base no texto, analise as seguintes afirmações.

I. O currículo escolar tradicional sempre deu ênfase à cultura europeia, relegando a história e as contribuições de negros e indígenas a um papel secundário.
II. A inclusão da diversidade étnico-cultural nos conteúdos escolares foi plenamente implementada após a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
III. A reformulação do currículo e a formação de professores são essenciais para combater preconceitos e estereótipos no ambiente escolar.
IV.  A capacitação de educadores em temas relacionados a relações raciais é uma estratégia eficaz para transformar o ambiente escolar em um espaço mais inclusivo.
V. O curso "Relações Raciais e Educação" teve impacto significativo na formação de professores e demais profissionais da educação, ampliando o debate sobre o racismo nas escolas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, III, IV e V, apenas.

Questão 2
O bullying é um fenômeno que pode causar efeitos psicológicos profundos e duradouros em suas vítimas, impactando negativamente sua saúde mental e qualidade de vida. As agressões repetidas, sejam físicas, verbais ou psicológicas, podem levar a sentimentos de insegurança, baixa autoestima e isolamento social. Em muitos casos, as vítimas desenvolvem transtornos como ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas, especialmente quando o bullying persiste por longos períodos ou não é devidamente enfrentado. Além disso, o medo constante de ser humilhado ou agredido pode prejudicar o desempenho escolar, a socialização e a capacidade de confiar nos outros. O bullying também afeta os agressores e espectadores, perpetuando ciclos de violência e normalizando comportamentos prejudiciais. Portanto, é fundamental combater o bullying por meio de políticas de prevenção, educação emocional e apoio psicológico, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Elaborado pela professora, 2025

Sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O bullying é um comportamento cruel, intencional e repetitivo, voltado a obter poder ao infligir sofrimento psicológico ou físico.

PORQUE
II. Esse comportamento é resultado de interações naturais e inevitáveis entre crianças e adolescentes, sem maiores consequências emocionais para as vítimas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 3
O conceito de raça perpassa, fundamentalmente, dois significados básicos: o biológico e o sociológico. O primeiro define critérios sobre as raças com fundamento em pesquisas da Biologia, em especial da genética. O segundo define critérios baseando-se na Sociologia, no estudo do comportamento humano em sociedade e na forma de um grupo conviver e definir outro (LIMA, 2010, p. 9). A citação de Lima (2010) destaca a dualidade do conceito de raça, abordando tanto sua dimensão biológica quanto sociológica. Do ponto de vista biológico, a raça é frequentemente associada a características genéticas e fenotípicas, embora a ciência contemporânea tenha demonstrado que as diferenças genéticas entre grupos humanos são mínimas, desconstruindo a ideia de raças biologicamente distintas. Já no âmbito sociológico, a raça é compreendida como uma construção social, que define hierarquias e relações de poder com base em características físicas e culturais. Essa perspectiva revela como a raça é utilizada para justificar desigualdades e opressões, sendo um conceito central para entender as dinâmicas de discriminação e exclusão em diversas sociedades. Portanto, a raça, mais do que um conceito biológico, é um instrumento de análise social que reflete as estruturas de dominação e as lutas por reconhecimento e igualdade.
Elaborado pelo professor, 2025.

Sobre o conceito de raça, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O conceito de raça, na perspectiva sociológica, é uma construção social utilizada para justificar desigualdades e relações de poder.

PORQUE

II. Do ponto de vista biológico, as diferenças genéticas entre os grupos humanos são significativas, justificando a divisão da humanidade em raças distintas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 4
O bullying geralmente ocorre no contexto escolar, nos períodos em que há menos supervisão de adultos e/ou nos momentos que deveriam ser para divertimento e brincadeiras, mas que se tornam momentos de tensão, medo e angústia para alguns. Manifesta-se de duas formas diferentes, a direta e a indireta, isto é, física ou simbólica (Paradiso, 2017).
Fonte: PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.

 Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O bullying interfere negativamente no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional dos alunos.
PORQUE
II. O bullying, em suas formas direta e indireta, pode ocorrer tanto através de contatos físicos e verbais quanto pela exclusão social e disseminação de informações ofensivas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
A imigração no Brasil tem apresentado dinâmicas significativas nos últimos anos. Entre 2010 e agosto de 2024, o país registrou a entrada de aproximadamente 1,7 milhão de migrantes, incluindo residentes permanentes, temporários e fronteiriços. Além disso, foram reconhecidas 146.109 pessoas como refugiadas, e 450.752 solicitações de refúgio foram recebidas, totalizando um fluxo migratório de cerca de 2,3 milhões de pessoas nesse período.

Em 2024, destacaram-se as entradas de 194.331 novos migrantes, com os venezuelanos liderando as solicitações de autorização de residência (94.726) e de refúgio (12.726). No mercado de trabalho formal, de janeiro a agosto de 2024, foram registradas 203.473 admissões de migrantes, refugiados e apátridas, evidenciando a contribuição significativa dessa população para a economia nacional. Entretanto, desafios persistem, como o uso do Brasil como ponto de trânsito por migrantes de países asiáticos em rota para os Estados Unidos e Canadá, o que levou o governo brasileiro a implementar regras de entrada mais rigorosas a partir de agosto de 2024.

Elaborado pelo professor, 2025.
Conforme o texto apresentado sobre a imigração no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Migrante fronteiriço é aquele que cruza a fronteira de um país apenas para fins turísticos, sem a intenção de trabalhar ou residir.

Alternativa 2:

Asilado é aquele que busca proteção em outro país devido a dificuldades econômicas ou busca por melhores condições de vida.

Alternativa 3:

Imigrante é qualquer pessoa que deixa seu país de origem para viajar temporariamente a outro país, sem a intenção de fixar residência.

Alternativa 4:

Refugiado e asilado são termos sinônimos, pois ambos se referem a pessoas que migram por questões trabalhistas e buscam melhores oportunidades no exterior.

Alternativa 5:

Residente permanente é a pessoa que se estabelece legalmente em outro país com a autorização de moradia definitiva, podendo exercer direitos semelhantes aos cidadãos locais.

Questão 6
As políticas de proteção à mulher e à diversidade sexual são recentes e surgiram em conjunto com movimentos sociais e lutas de classe pela afirmação de direitos. Grupos relacionados à diversidade sexual enfrentam violências devido à homofobia, e a construção dessas políticas é desafiada por setores conservadores da sociedade. Considerando esses aspectos, analise as afirmações a seguir sobre a luta pelos direitos sociais e políticos do movimento LGBT (Paradiso, 2017).
Fonte: PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. A luta do movimento LGBT busca não só reconhecimento e aceitação, mas também a consolidação de uma sociedade justa e igualitária.
II. O Programa Estadual de Direitos Humanos em São Paulo foi um precursor na promoção de políticas voltadas para a diversidade de gênero e sexual.
III. Os Princípios de Yogyakarta estabelecem a necessidade de proteção específica dos direitos humanos da população LGBT.
IV. A criminalização da homofobia foi totalmente implementada em todo o território nacional.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II.

Alternativa 2:

II e IV.

Alternativa 3:

I, II e III.

Alternativa 4:

I, II, III e IV

Alternativa 5:

II, III e IV.

Questão 7
O documento A Marcha dos Zumbis apresenta uma visão crítica sobre políticas de reparação e inclusão, questionando seus efeitos práticos e sociais. O texto utiliza a metáfora dos "zumbis" para ilustrar a ideia de que algumas dessas medidas podem gerar dependência ou uma inclusão simbólica sem transformação estrutural real. Dessa forma, provoca reflexões sobre os desafios das ações afirmativas, ressaltando a necessidade de políticas que não apenas concedam acesso, mas também garantam condições para que os beneficiários possam competir e prosperar em pé de igualdade.
Elaborado pelo professor, 2025.
Considerando o texto e o conteúdo já estudado sobre o tema do racismo, julgue as afirmativas a seguir:
I. A Marcha Zumbi de Palmares ocorreu em Brasília e reuniu cerca de milhares de pessoas com o objetivo de discutir o combate ao racismo e a equidade de direitos.
II. O documento gerado na marcha foi entregue ao presidente Fernando Henrique Cardoso e impulsionou a criação de diversas iniciativas contra o racismo.
III. O Brasil nunca adotou políticas raciais excludentes, pois sempre promoveu a igualdade de oportunidades para todas as etnias.
IV. A política de cotas, como estratégia de inclusão, foi um dos desdobramentos das reivindicações da marcha, sendo implementada posteriormente como ação afirmativa.
V. A Lei 10.639/03, posteriormente atualizada para 11.645/08, tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, IV e V, apenas.

Questão 8
As ações afirmativas são políticas públicas ou iniciativas institucionais que visam corrigir desigualdades históricas e promover a inclusão de grupos socialmente marginalizados, como minorias raciais, mulheres e pessoas com deficiência, dentre outros marcadores sociais. Através de cotas essas iniciativas, incentivos e programas de acesso a educação e mercado de trabalho, trabalham para  equilibrar oportunidades em sociedades marcadas por desigualdades estruturais tão intensas. Não há consenso sobre a eficiência desta prática, mas os defensores garantem que os espaços ocupados por este público têm ampliado a cada ano.
Elaborado pelo professor, 2025.



Considerando o texto e o conteúdo já estudado sobre o tema do racismo, julgue as afirmativas a seguir:

I. As ações afirmativas têm como objetivo principal promover a inclusão de grupos socialmente marginalizados.
II. Essas iniciativas atuam exclusivamente por meio de cotas, sem incluir outros tipos de incentivos ou programas.
III. Há um debate sobre a eficiência das ações afirmativas, mas seus defensores apontam avanços na ocupação de espaços por grupos marginalizados.
IV. As ações afirmativas buscam equilibrar oportunidades em sociedades com desigualdades estruturais intensas.
V. Essas políticas garantem a eliminação completa das desigualdades sociais em curto prazo.

É Correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e V, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV apenas.

Questão 9
A adoção homoparental representa um avanço significativo na luta por direitos iguais e na proteção do direito das crianças a um lar seguro e amoroso. No Brasil, desde 2010, casais homoafetivos têm o direito de adotar, sendo avaliados com os mesmos critérios aplicados a casais heterossexuais. Estudos e experiências demonstram que a orientação sexual dos pais não interfere no desenvolvimento emocional e social das crianças, reforçando a ideia de que o essencial na parentalidade é o afeto, o cuidado e a estrutura oferecida. Apesar dos avanços legais, desafios persistem, como preconceitos e burocracias que podem dificultar o processo de adoção para esses casais.
Elaborado pelo professor, 2025.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A adoção homoparental garante às crianças a oportunidade de crescerem em um ambiente familiar estruturado e afetuoso.

PORQUE

II. A adoção por casais homoafetivos não é reconhecida legalmente no Brasil. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a adoção por casais do mesmo sexo.


​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 10
As redes sociais on-line são estruturas compostas por pessoas ou entidades que compartilham valores comuns, caracterizando-se por horizontalidade, descentralização e autogeração. Elas permitem a criação de perfis e a interação entre usuários. Apesar de não terem um código de ética próprio, começam a enfrentar debates sobre regras e condutas éticas. A disseminação de boatos, ou hoaxes, é um problema crescente nas redes sociais.
Fonte: PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. As redes sociais on-line se caracterizam pela horizontalidade, descentralização e autogeração.
II. A criação de perfis nas redes sociais define a identidade do sujeito na vida real.
III. As redes sociais têm um código de ética próprio e bem definido.
IV. Os hoaxes nas redes sociais podem causar sérios problemas, incluindo constrangimento e danos à reputação.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II.

Alternativa 2:

I e III.

Alternativa 3:

I, II e IV.

Alternativa 4:

I, II, III e IV

Alternativa 5:

II, III e IV.

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